Pular para o conteúdo principal

Os Evangelhos - Mais curas e confrontação (22)

 




Leia Mateus 12:1-21; Marcos 2:23 - 3:12; Lucas 6:1-11

Para além das curas e a clara demonstração de autoridade de Cristo temos a partir daqui Jesus confrontando os líderes religiosos em questões importantes para aqueles que tinham os rituais e práticas religiosas bem acima da verdadeira religião que deveria ser O EVANGELHO.


Em Mateus 9:12-21 e nos textos correlatos temos a história do homem com a mão ressequida, mas o importante aqui não é exatamente a cura e sim o desafio hipócrita lançado por eles sobre curar num sábado, e a demonstração cabal na fala de Jesus que eles valorizavam as tradições apenas para os outros mas para interesse próprio certamente as violariam facilmente.

Na sequência Jesus se retira dali porque aqueles líderes tencionavam matá-lo e não era ainda a hora de cumprimento do calvário, Jesus foi seguido por multidões e continuou curando embora tentasse se manter incógnito no meio das pessoas.

Nos versos iniciais do capítulo 12 Jesus já havia sido confrontado pelos escribas e fariseus a respeito dos seus discípulos colherem espigas no sábado. E a ênfase que Jesus dá para além das tradições judaicas era do seu senhorio inclusive sobre o sábado, mas aqui ele também enfatiza que a misericórdia é superior aos sacrifícios.

Muitas vezes temos colocado os ritos e os serviços religiosos a frente e acima em nossas vidas para muito além de vivermos o verdadeiro Evangelho que é a mensagem de libertação onde o centro não é nossa religiosidade e sim o Cristo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co

Devocional: Hebreus 2 – O perigo de não compreender o ato expiatório de Jesus.

    Leia Hebreus 2   O autor da carta aos Hebreus faz bastante uso da conjunção entre orações como forma de coordenar os argumentos dando-lhes relação de causa e efeito.   O capítulo 2 começa exatamente com   uma ligação desse tipo por esta razão . Ou seja devido aos argumento apresentados no primeiro capítulo sobre a majestade e senhoria de Cristo ele nos leva a ter em mente a riqueza e valor das verdades do Evangelho. Num mundo de verdade fluída e saberes construídos, o autor nos apresenta o conceito de verdades absolutas, imutáveis e que devem ser abraçadas com firmeza.   A salvação citada aqui nesse texto compreende não apenas um mero ato de recebimento da mesma mas toda uma compreensão do que envolve tanto antes quanto depois do ato salvífico de Cristo. Recentemente escrevi uma série de artigos sobre a pessoa de Jesus que sugiro que sejam lidos, clique aqui .   Essa salvação pregada inicalmente por anjos, anunciada e consumada em Jesus, e ago

Filhos, o de Mourão não é um Lulinha, pelo menos ainda.

Li muitas postagens sobre a promoção do filho do Mourão. Vejo claramente algumas correntes nos comentários. 1. Seguidores cegos que acham que não há nada demais; 2. Isentões loucos por repetir a todo o momento, eu avsiei; 3. Lulistas enrustidos ávidos por ficar repetindo é tudo igual; 4. Lulistas assumidos prontos a tentar dizer que não fizeram nada demais por que todos fazem; Primeiramente penso que não é algo sem qualquer consideração a ser feita. Porém não é ilegal, é burro e talvez antiético, e nem de longe lembra o que o ocorreu com a prole de Lula. Julio Cesar cunhou uma frase, "minha esposa não deve estar nem sob suspeita", devido a um evento no qual sua esposa Pompeia teria sido assediada por um jovem, daí criou-se um provérbio popular, "A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta" Em se tratando de coisas públicas isso deve ser levado ao extremo, falta muito desse entendimento