Pular para o conteúdo principal

Combater o mal não é berrar

 





Esse final de semana me deparei com uma manchete na revista Oeste que me fez parar e pensar a respeito.

"Pastor é preso por protestar contra evento infantil com drag queens"

Aparentemente esse pastor pode nos parecer um herói da fé, mas vamos meditar um pouco, e antes que me atirem pedras peço que leiam o texto todo.

A questão que me veio a mente foi tentar encontrar um paralelo bíblico para tal ação, até mesmo um relato no antigo e no novo testamentos que embasassem essa atitude. Fui um pouco mais além e tentei buscar como prática da igreja primitiva a ida de crentes aos locais profanos "protestar" contra os cultos a Diana, Dionísio ou qualquer outra do panteão greco-romano, ou mesmo egípcio. Por óbvio nas Escrituras não encontraremos drag queen, nem temas relacionados aos relacionamentos homo afetivos com tamanha ênfase, tendo em vista que isso não era em si um grande problema, mesmo que tenhamos citações como em Deuteronômio e Atos.

Mas o principal aqui não é debater se o ato é pecaminoso e condenado pela Bíblia, quanto a isso não há dúvida, nem uma mínima sombra de dúvida. O tema que trago proposto é o ir ao local para pregar a condenação. E não, não consegui lembrar de nenhum texto que corrobore com isso. 

Alguém pode trazer o ato de Jesus descendo o chicote no lombo dos vendilhões do templo, mas ali Jesus estava atuando na sua igreja e não no local dos pagãos. Ou ainda alguém pode citar Paulo no areópago, mas vemos ali uma situação bem distinta, o local era reservado e propício para os discursos e Paulo em nenhum momento está combatendo uma prática durante a sua execução. A ida de Jesus e dos apóstolos às sinagogas também se configuram com o mesmo ambiente citado como sua própria igreja.

Voltando ao pastor Derek Reimer podemos então afirmar que a despeito de sua base teológica de condenação da doutrinação das crianças ali, o ato em si não encontra respaldo bíblico. Pregar as verdades bíblicas inclusive sobre a condenação de práticas homossexuais faz parte do princípio cristão de defender a verdade, mas não ali, e não daquela forma. 

Só vamos encontrar esse tipo de situação perpetrada pela igreja a partir do século III, de forma crescente, com a institucionalização do cristianismo como religião oficial. Ok. Alguém pode me trazer os casos de Israel e seus reis que derrubaram os postes ídolos, mas ali também temos uma realidade distinta, Israel era A Igreja. Portanto o ambiente era sim interno. Mesmo os reformados por vezes usaram esse mesmo recurso de perseguição verbal e às vezes até violenta contra os hereges.

Mas reiteramos que não encontramos respaldo bíblico para isso, você como cidadão tem todo o direita de combater e evitar a exposição de seus filhos a tais movimentos, quem educa o seu filho é o pai e a mãe na forma que lhe convier, e como cristão vou mais além, não só direito como dever de não permitir que seu filho seja doutrinado, e mais, inculcar nele as verdades das Escrituras.

Dito isso, o pastor Derek Reimer como tantos outros não devem fazer esse tipo de protesto no local. Como cidadãos podem e devem eleger representantes que lutem de forma cidadã contra esse tipo de prática, como crentes devem se preocupar em pregar as verdades bíblicas de forma livre mas não numa suposta guerra santa de combate.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co

Devocional: Hebreus 2 – O perigo de não compreender o ato expiatório de Jesus.

    Leia Hebreus 2   O autor da carta aos Hebreus faz bastante uso da conjunção entre orações como forma de coordenar os argumentos dando-lhes relação de causa e efeito.   O capítulo 2 começa exatamente com   uma ligação desse tipo por esta razão . Ou seja devido aos argumento apresentados no primeiro capítulo sobre a majestade e senhoria de Cristo ele nos leva a ter em mente a riqueza e valor das verdades do Evangelho. Num mundo de verdade fluída e saberes construídos, o autor nos apresenta o conceito de verdades absolutas, imutáveis e que devem ser abraçadas com firmeza.   A salvação citada aqui nesse texto compreende não apenas um mero ato de recebimento da mesma mas toda uma compreensão do que envolve tanto antes quanto depois do ato salvífico de Cristo. Recentemente escrevi uma série de artigos sobre a pessoa de Jesus que sugiro que sejam lidos, clique aqui .   Essa salvação pregada inicalmente por anjos, anunciada e consumada em Jesus, e ago

Filhos, o de Mourão não é um Lulinha, pelo menos ainda.

Li muitas postagens sobre a promoção do filho do Mourão. Vejo claramente algumas correntes nos comentários. 1. Seguidores cegos que acham que não há nada demais; 2. Isentões loucos por repetir a todo o momento, eu avsiei; 3. Lulistas enrustidos ávidos por ficar repetindo é tudo igual; 4. Lulistas assumidos prontos a tentar dizer que não fizeram nada demais por que todos fazem; Primeiramente penso que não é algo sem qualquer consideração a ser feita. Porém não é ilegal, é burro e talvez antiético, e nem de longe lembra o que o ocorreu com a prole de Lula. Julio Cesar cunhou uma frase, "minha esposa não deve estar nem sob suspeita", devido a um evento no qual sua esposa Pompeia teria sido assediada por um jovem, daí criou-se um provérbio popular, "A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta" Em se tratando de coisas públicas isso deve ser levado ao extremo, falta muito desse entendimento