Pular para o conteúdo principal

Racismo no futebol


 

Tem sido mais frequentes os casos de racismo ou pelo menos mais noticiados sobretudo ligados ao futebol. O do momento são ações grotescas contra o Vinícius Júnior. 


Não há nada a dizer que minimizem a gravidade do comportamento e dos atos cometidos.  


Quero apenas abordar um aspecto que considero que não ajuda em nada a combater o problema. Tratar o fenômeno como algo ligado exclusivamente ao futebol e colocar todas as ações no mesmo balaio como se tivessem o mesmo peso. 


O mal da intolerância é algo que vem crescendo na sociedade, existem diversas causas, primariamente sempre ligada a degeneração de coração e mente humanas pelo pecado, mas também desde a frustração e inveja de muitos, as causas identitárias, as migrações que têm gerado de uma forma abrupta uma mudança no extrato social etc. 


As soluções não são simples, mas certamente não passam pela mania recorrente de tentar punir uma coletividade que não cometeu o erro como se isso fosse atingir os que dentro dela se comportam de forma criminosa. 


Da mesma forma que torcida única não acabou com a violência, meio que só a varreu para debaixo do tapete, ou seja, transferiu do estádio para outros locais, semana passada tivemos um caso aqui em Maceió, e olhe que apenas um dos times teve jogo no dia, o outro sequer jogou, a punição que alguns já começam a propor de eliminar o time, como foi feito meio para inglês ver com o Grêmio aqui, já estava praticamente eliminado mesmo, ou proibir torcida no estádio, não resolve o problema, só o varre para debaixo do tapete. 


No nosso mundo atual onde se tem câmeras para todos os lados é preciso de que a justiça e seus atores deixem de preguiça e de soluções fáceis e comecem a punir individualmente e exemplarmente até como forma educativa para os demais. 


Isso vale para todos os crimes, inclusive o de racismo, por outro lado como qualquer outro crime, existem gradações, uma ofensa é muito diferente de uma agressão física, e assim deve ser tratada. E devemos lembrar que a multidão sempre é burra, e age como manada, mas se algumas cabeças forem punidas mesmo a manada mais coesa tende a se sentir constrangida a não mais cometer os atos criminosos. 


Em suma sem querer simplificar demais temos um aspecto social que só pode ser trabalhado por medidas educativas, campanhas de esclarecimento, e o aspecto criminal deve ser tratado individualmente, punindo pessoas e não coletivos pelos crimes cometidos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Devocional – Celebrando o Nosso Deus.

O Salmo 100 é uma daqueles textos bíblicos bem conhecidos, até memorizados por alguns. Faz parte daqueles que costumamos chamar de textos áureos. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Salmos 100:1-5 Este Salmo está no grupo dos que eram entoados durante a romaria do povo para adoração no templo de Jerusalém. Ele era usado no momento da entrada do povo no templo. Funcionava como um convite de um dirigente ao povo para celebrar a Deus com gratidão apresentando algumas razões que inevitavelmente nos fazem agradecer e bendizer o nome do Senhor. Algumas lições preciosas pod...