Pular para o conteúdo principal

Os Evangelhos - Curas - O paralítico de Betesda (21)

 


Leia João 5:1-18


Esse evento só é relatado em João e tem alguns aspectos bem diferentes da cura do paralítico comentada no artigo anterior.

Primeiramente envolve a visão de algo sobrenatural por parte dos judeus, a tal movimentação das águas supostamente feita por um anjo embora não negada tampouco é confirmada pelas Escrituras. E mesmo sendo uma tradição bastante conhecida não podemos ter como certeza tal ocorrência, mas o que importa mesmo é o que acontece envolvendo Jesus.

Primeiramente não vemos aqui nenhuma demonstração de fé em Jesus nem do doente nem dos demais como foi o caso do paralítico e dos amigos que desceram sua cama pelo telhado. Pelo contrário no contato inicial com Jesus vemos é muito desânimo do homem doente. Jesus é quem toma a iniciativa da abordagem e do ato de cura mesmo que o homem não o peça. Isso nos traz a mente a soberania de Deus na Sua própria decisão de exercer misericórdia e cura a quem lhe aprouver.

Num segundo momento os fiscais da religiosidade alheia quando encontram o homem ao invés de ficarem contentes pela melhora dele, preferem criticá-lo por estar carregando a própria cama, se prendendo aos ritos da tradição judaica sobre o sábado, sem se preocuparam com o contexto e com o verdadeiro sentido do Shabbat.

O texto nos remete a uma ligação da enfermidade a um pecado anteriormente cometido, mas temos que ter muito cuidado ao associar doenças a consequência de pecados, em nenhum momento a Bíblia nos dá esse tipo de indicação como regra, embora existam sim algumas citações que remetem a esse contexto.

Por fim mais uma vez essa cura nos traz a demonstração de autoridade e poder de Jesus tanto sobre as enfermidades do corpo como também sobre as enfermidades do espírito causadas pelo pecado em nós. E também que fundamentalmente Jesus é quem tem a iniciativa da busca pelas suas ovelhas e não nós.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co

Devocional: Hebreus 2 – O perigo de não compreender o ato expiatório de Jesus.

    Leia Hebreus 2   O autor da carta aos Hebreus faz bastante uso da conjunção entre orações como forma de coordenar os argumentos dando-lhes relação de causa e efeito.   O capítulo 2 começa exatamente com   uma ligação desse tipo por esta razão . Ou seja devido aos argumento apresentados no primeiro capítulo sobre a majestade e senhoria de Cristo ele nos leva a ter em mente a riqueza e valor das verdades do Evangelho. Num mundo de verdade fluída e saberes construídos, o autor nos apresenta o conceito de verdades absolutas, imutáveis e que devem ser abraçadas com firmeza.   A salvação citada aqui nesse texto compreende não apenas um mero ato de recebimento da mesma mas toda uma compreensão do que envolve tanto antes quanto depois do ato salvífico de Cristo. Recentemente escrevi uma série de artigos sobre a pessoa de Jesus que sugiro que sejam lidos, clique aqui .   Essa salvação pregada inicalmente por anjos, anunciada e consumada em Jesus, e ago

Filhos, o de Mourão não é um Lulinha, pelo menos ainda.

Li muitas postagens sobre a promoção do filho do Mourão. Vejo claramente algumas correntes nos comentários. 1. Seguidores cegos que acham que não há nada demais; 2. Isentões loucos por repetir a todo o momento, eu avsiei; 3. Lulistas enrustidos ávidos por ficar repetindo é tudo igual; 4. Lulistas assumidos prontos a tentar dizer que não fizeram nada demais por que todos fazem; Primeiramente penso que não é algo sem qualquer consideração a ser feita. Porém não é ilegal, é burro e talvez antiético, e nem de longe lembra o que o ocorreu com a prole de Lula. Julio Cesar cunhou uma frase, "minha esposa não deve estar nem sob suspeita", devido a um evento no qual sua esposa Pompeia teria sido assediada por um jovem, daí criou-se um provérbio popular, "A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta" Em se tratando de coisas públicas isso deve ser levado ao extremo, falta muito desse entendimento