Recebemos algumas sugestões para tratarmos nossos artigos, decidimos abordar os evangelhos, mas aos que sugeriram Provérbios e Apocalipse não se frustrem, pretendemos tratar dos assuntos mais a frente, mas precisamos de maior estudo e preparação de nossa parte.
Porém não vamos abordar os evangelhos da mesma forma que abordamos as epístolas do Novo Testamento. Seria muito repetitivo tratar os quatro evangelhos por isso vamos conduzir os nossos artigos através do Evangelho segundo Lucas e trazendo sempre os paralelos de Mateus e Marcos além de trazermos as relações dos assuntos abordados em João.
Será um trabalho de cerca de 2 anos.
Tentaremos abordar os temas respeitando a ordem cronológica dos acontecimentos e discursos de Jesus na medida do possível, consolidando alguns assuntos quando for pertinente.
Cronologia aproximada dos eventos nos Evangelhos
Tema | Mateus | Marcos | Lucas | João |
Introdução |
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Séculos de silêncio |
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Prefacio | 1:1 | 1:1 | 1:1-4 | 1:4-5 |
Genealogia | 1:2-17 |
| 3:23-37 |
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Anúncio do Nascimento de João Batista |
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| 1:5-25 |
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Anúncio de Jesus à Maria |
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| 1:26-38 |
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Cântico de Isabel |
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| 1:39-45 |
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Cântico de Maria |
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| 1:46-56 |
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Nascimento e Infância de João |
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| 1:57-66 |
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Cântico de Zacarias |
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| 1:67-80 |
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Anúncio a José | 1:18-24 |
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Nascimento de Jesus | 1:25 |
| 2:1-7 |
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Louvor dos anjos diante dos pastores |
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| 2:8-20 |
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Circuncisão de Jesus |
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| 2:21 |
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Apresentação no templo |
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| 2:22-38 |
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Magos | 2:1-12 |
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Fuga para o Egito | 2:14-20 |
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Volta para Nazaré | 2:21-23 |
| 2:39 |
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Infância |
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| 2:40 |
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Jesus em Jerusalém no templo |
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| 2:41-50 |
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Crescendo em Nazaré |
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| 2:51 |
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João Batista - Início do ministério | 3:1-6 | 1:2-6 | 3:1-6 | 1:6-18 |
Pregação de João Batista | 3:7-10 |
| 3:7-14 |
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Cristo apresentado | 3:11-12 | 1:7-8 | 3:15-18 | 1:19-28 |
Batismo de Jesus | 3:13-17 | 1:9-11 | 3:21-22 |
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O verbo |
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| 1:1-3 |
Jesus o Messias |
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| 1:29-34 |
Tentação | 4:1-11 | 1:12-13 | 4:1-13 |
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Primeiros discípulos |
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| 1:35-42 |
Filipe e Natanael |
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| 1:43-55 |
Transformando água em vinho |
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| 2:1-11 |
Jesus em Cafarnaum |
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| 2:12 |
Primeira purificação do templo |
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| 2:13-22 |
Jesus e Nicodemus |
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| 2:23-3:21 |
Jesus e Nicodemus |
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| 3:1-21 |
Cristo batiza na Judeia |
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| 3:22-24 |
Novo testemunho de João sobre Jesus |
|
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| 3:25-36 |
João Batista preso |
|
| 3:19-20 |
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Jesus volta a Galileia | 4:12 |
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| 4:1-3 |
Jesus e a samaritana |
|
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| 4:4-26 |
Evangelho em Sicar |
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| 4:27-42 |
Chegada a Galileia | 4:17 | 1:14-15 | 4:14-15 | 4:43-45 |
Primeira cura - filho do oficial do rei |
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| 4:46-54 |
Rejeitado pela primeira vez em Nazaré |
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| 4:16-30 |
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Mudança para Cafarnaum | 4:13-16 |
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Chamada de outros apóstolos | 4:18-22 | 1:16-20 | 5:1-11 |
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Ensinando na Sinagoga |
| 1:21-22 | 4:31-32 |
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Expulsão de um espírito imundo |
| 1:23-28 | 4:33-37 |
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Vários milagres | 8:14-17 | 1:29-34 | 4:38-41 |
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Pregando pela Galileia | 4:23-25 | 1:35-39 | 4:42-44 |
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Cura de um leproso | 8:2-4 | 1:40-45 | 5:12-16 |
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Cura de um paralítico | 9:1-8 | 2:1-12 | 5:17-26 |
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Chamado de Mateus | 9:9-13 | 2:13-17 | 5:27-32 |
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Questão do Jejum | 9:14-17 | 2:18-22 | 5:33-39 |
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Cura no tanque de Betesda |
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| 5:1-18 |
A vida eterna |
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| 5:19-47 |
Os discípulos colhem espigas no sábado | 12:1-8 | 2:23-27 | 6:1-5 |
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Cura do homem com a mão atrofiada | 12:9-14 | 3:1-6 | 6:6-11 |
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Várias curas | 12:15-21 | 3:7-12 |
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Definição dos doze |
| 3:13-19 | 6:12-16 |
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Sermão do monte | 5:1-2 |
| 6:17-18 |
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As bem-aventuranças | 5:3-12 |
| 6:21-26 |
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Sal da Terra e Luz do Mundo | 5:13-16 |
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Jesus e a Lei | 5:17-20 |
|
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Jesus e a Lei | 5:21-48 |
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Hipocrisia dos líderes religiosos | 6:1-8 |
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Pai nosso | 6:9-13 |
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Perdão e humildade | 6:14-21 |
| 6:27-36 |
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Pureza e santificação | 6:22-24 |
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Solicitude da vida | 6:25-34 |
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Julgamento temerário | 7:1-5 |
| 6:37-42 |
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Várias instruções | 7:6-28 |
| 6:43-49 |
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Cura do servo do centurião | 8:5-13 |
| 7:1-10 |
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Filho da viúva de Naim |
|
| 7:11-17 |
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Jesus elogia João Batista | 11:2-19 |
| 7:18-35 |
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As cidades condenadas | 11:20-24 |
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Cansados e oprimidos | 11:25-30 |
|
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Parábola dos dois devedores |
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| 7:36-50 |
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Nova viagem pela Galileia |
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| 8:1-3 |
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Jesus é acusado pelos fariseus |
| 3:20-21 |
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Cura de um endemoninhado | 12:22-30 | 3:22-27 |
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Blasfêmia contra o Espírito Santo | 12:32-32 | 3:28-30 |
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Fruto da árvore | 12:33-37 |
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Sinal de Jonas | 12:38-45 |
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A família de Jesus | 12:46-50 | 3:31-35 | 8:19-21 |
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Parábola do semeador | 13:1-23 | 4:1-25 | 8:4-17 |
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Parábola da Semente |
| 4:26-29 |
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Parábola do Joio | 13:24-30 |
|
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Parábola do grão de mostrada | 13:31-32 | 4:30-32 |
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Parábola do fermento | 13:33 |
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Porque falar em parábolas | 13:34 | 4:33-34 |
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Explicação da parábola do joio | 13:36-43 |
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Parábola do tesouro escondido | 13:44 |
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Parábola da pérola de grande valor | 13:45-46 |
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Parábola da rede | 13:47-50 |
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O dono da casa | 13:51-53 |
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Jesus acalma a tempestade | 8:18-27 | 4:35-41 | 8:22-25 |
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A cura de dois endemoninhados | 8:28-34 | 5:1-20 | 8:26-39 |
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Filha de Jairo e a mulher com hemorragia | 9:18-26 | 5:21-43 | 8:40-56 |
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Dois cegos e um mudo endemoninhado | 9:27-34 |
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Novamente rejeitado em Nazaré | 13:54-58 | 6:1-6 |
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Jesus envia os doze | 9:35-10:4 | 6:7 | 9:1-2 |
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Instruções para os doze | 10:5-14 | 6:8-11 | 9:3-5 |
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Advertência sobre perseguições | 10:16-33 |
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Custo e recompensa do discipulado | 10:34-11:1 | 6:12-13 | 9:6 |
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Morte de João Batista | 14:1-12 | 6:14-29 | 9:7-9 |
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Multiplicação dos peixes e pães | 14:13-21 | 6:30-44 | 9:10-17 | 6:1-13 |
Jesus se afasta da multidão | 14:22-23 | 6:45-46 |
| 6:14-15 |
Jesus anda sobre as águas | 14:24-32 | 6:47-52 |
| 6:16-21 |
Jesus em Genesaré | 14:34-36 | 6:53-56 |
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Jesus o pão da vida |
|
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| 6:22-70 |
O lavar das mãos e a hipocrisia dos fariseus | 15:1-20 | 7:1-23 |
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Cura da filha da mulher Cananéia | 15:21-28 | 7:24-30 |
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Vários milagres novamente | 15:29-31 | 7:31-37 |
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Segunda multiplicação dos pães | 15:32-38 | 8:1-9 |
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Pedido de um sinal | 15:39-16:4 | 8:10-12 |
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Fermento dos fariseus | 16:5-12 | 8:13-21 |
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Cego de Betsaida |
| 8:22-26 |
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A confissão de Pedro | 16:13-20 | 8:27-30 | 9:18-21 |
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Jesus prediz sua morte e ressureição | 16:21-23 | 8:31-33 | 9:22 |
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Levar a Cruz | 16:24-28 | 8:34-9:1 | 9:23-27 |
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Transfiguração | 17:1-13 | 9:2-13 | 9:28-36 |
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Outra cura de endemoninhado | 17:14-21 | 9:14-29 | 9:37-43 |
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Nova predição sobre a morte e ressureição | 17:22-23 | 9:30-32 | 9:44-45 |
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Jesus paga imposto | 17:24-27 | 9:33 |
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O maior no reino dos céus | 18:1-5 | 9:34-37 | 9:46-48 |
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João é repreendido | 18:6-14 | 9:38-50 | 9:49-50 |
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Perdão e oração | 18:15-19 |
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Servo impiedoso | 18:21-35 |
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Os irmãos incrédulos |
|
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| 7:1-10 |
Polêmica acerca de Moisés |
|
|
| 7:11-53 |
A mulher adúltera |
|
|
| 8:1-11 |
A luz do mundo |
|
|
| 8:12-30 |
A verdade que liberta |
|
|
| 8:31-38 |
Filhos de Abraão |
|
|
| 8:39-59 |
A última viagem a Jerusalém |
|
| 9:51-56 |
|
Verdadeira renúncia | 8:19-22 |
| 9:57-62 |
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Os setenta |
|
| 10:1-24 |
|
Bom samaritano |
|
| 10:25-37 |
|
Jesus em Betânia |
|
| 10:38-41 |
|
Cura de um cego |
|
|
| 9:1-41 |
Bom pastor |
|
|
| 10:1-21 |
Festa da dedicação |
|
|
| 10:22-38 |
Jesus novamente em Betânia |
|
|
| 10:39-42 |
Repetição do pai nosso |
|
| 11:1-4 |
|
O pedinte insistente |
|
| 11:5-13 |
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Expulsão de demônios e uma discussão sobre divisão |
|
| 11:14-36 |
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Condenação dos fariseus |
|
| 11:37-54 |
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Providência divina |
|
| 12:1-12 |
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Parábola do rico insensato |
|
| 12:13-21 |
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Confiança em Deus |
|
| 12:22-34 |
|
Parábola do servo vigilante |
|
| 12:35-48 |
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Divisões e repreensão |
|
| 12:49-59 |
|
Galileus mortos por Pilatos |
|
| 13:1-5 |
|
Figueira infrutífera |
|
| 13:6-9 |
|
Cura de uma mulher no sábado |
|
| 13:10-17 |
|
O reino como um grão de mostarda |
|
| 13:18-20 |
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A porta estreita |
|
| 13:22-30 |
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Advertência a Herodes |
|
| 13:31-35 |
|
A cura de um hidrópico |
|
| 14:1-6 |
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Parábola das bodas |
|
| 14:7-14 |
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Parábola do banquete |
|
| 14:15-24 |
|
O preço do discipulado |
|
| 14:25-35 |
|
Ovelha perdida |
|
| 15:1-7 |
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Moeda perdida |
|
| 15:8-10 |
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Filho pródigo |
|
| 15:11-32 |
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Administrador astuto |
|
| 16:1-18 |
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O rico e Lázaro |
|
| 16:19-31 |
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Servo inútil |
|
| 17:1-10 |
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A ressureição de Lázaro |
|
|
| 11:1-46 |
Conspiração do sinédrio |
|
|
| 11:47-54 |
Cura dos dez leprosos |
|
| 17:11-19 |
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A vinda do reino |
|
| 17:20-37 |
|
Viúva persistente |
|
| 18:1-8 |
|
Fariseu e o publicano |
|
| 18:9-14 |
|
Divórcio | 19:1-12 | 10:1-12 |
|
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Jesus e os pequeninos | 19:13-15 | 10:13-16 | 18:15-17 |
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O Jovem Rico | 19:16-30 | 10:17-31 | 18:18-30 |
|
Trabalhadores na vinha | 20:1-16 |
|
|
|
Jesus novamente prediz a sua morte | 20:17-19 | 10:32-34 | 18:31-34 |
|
A ambição de Tiago e João | 20:20-28 | 10:35-45 |
|
|
Bartimeu | 20:29-34 | 10:46-52 | 18:35-43 |
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Zaqueu |
|
| 19:1-10 |
|
Parábola da mina |
|
| 19:11-28 |
|
Jesus mais uma vez Betânia |
|
|
| 11:55-12:1 |
Jesus ungido |
|
|
| 12:2-7 |
Entrada triunfal em Jerusalém | 21:1-11 | 11:1-11 | 19:29-44 | 12:12-19 |
A segunda purificação do templo | 21:12-17 | 11:15-19 | 19:45-48 |
|
A figueira amaldiçoada | 21:18-19 | 11:12-14; |
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|
A figueira seca | 21:20-22 | 11:20-26 |
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|
A autoridade de Cristo é questionada | 21:23-27 | 11:27-33 | 20:1-8 |
|
Parábola dos dois filhos | 21:28-32 |
|
|
|
Lavradores maus | 21:33-46 | 12:1-12 | 20:9-19 |
|
Os convidados do banquete | 22:1-14 |
|
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|
Imposto a Cesar | 22:15-22 | 12:13-17 | 20:20-26 |
|
Sobre ressureição | 22:23-33 | 12:18-27 | 20:27-38 |
|
O maior mandamento | 22:34-40 | 12:28-34 | 20:39-40 |
|
Questionamento sobre ancestralidade | 22:41-45 | 12:35-37 | 20:41-44 |
|
Fariseus e mestres condenados | 23:1-39 | 12:38-40 | 20:45-47 |
|
A oferta da viúva |
| 12:41-44 | 21:1-4 |
|
Sinais do fim dos tempos | 24:1-51 | 13:1-36 | 21:5-38 |
|
Parábola das virgens | 25:1-13 |
|
|
|
Parábola dos talentos | 25:14-30 |
|
|
|
Jesus julgará as nações | 25:31-46 |
|
|
|
Nova conspiração contra Jesus | 26:1-5 | 14:1-2 | 22:1-2 |
|
Jesus novamente ungido | 26:6-13 | 14:3-9 |
|
|
Judas faz o acordo de traição | 26:14-16 | 14:10-11 | 22:3-6 |
|
Visita dos gregos |
|
|
| 12:20-36 |
Jesus rejeitado pelos judeus |
|
|
| 12:37-50 |
Preparação da Páscoa | 26:17-19 | 14:12-16 | 22:7-13 |
|
A última páscoa | 26:20-25 | 14:17-21 |
| 13:21-35 |
Instituição da ceia | 26:26-29 | 14:22-24 | 22:14-23 |
|
Discussão sobre quem é o maior |
|
| 22:24-30 |
|
Jesus lava os pés dos discípulos |
|
|
| 13:1-20 |
Aviso da negação de Pedro | 26:31-35 | 14:27-31 | 22:31-38 | 13:36-38 |
Jesus o caminho para o céu |
|
|
| 14:1-15 |
O envio do Espírito Santo |
|
|
| 14:16-31 |
A videira |
|
|
| 15:1-17 |
Advertência sobre as perseguições |
|
|
| 15:18-16:4 |
Jesus oferece conforto |
|
|
| 16:5-33 |
Oração sacerdotal |
|
|
| 17:1-26 |
Jesus no Getsemani | 26:36-46 | 14:32-42 | 22:39-46 | 18:1 |
Jesus é entregue e preso | 26:47-56 | 14:43-52 | 22:47-53 | 18:2-11 |
Jesus é interrogado por Anás |
|
|
| 18:12-23 |
Jesus perante Caifás | 26:57-67 | 14:53-65 | 22:54 | 18:24 |
Pedro nega a Jesus | 26:68-75 | 14:66-72 | 22:55-62 | 18:25-26 |
Jesus é condenado no Sinédrio | 27:1-2 | 15:1 | 22:66-71 |
|
Remorso e suicídio de Judas | 27:3-10 |
|
|
|
Jesus perante Pilatos | 27:11-14 | 15:2-5 | 23:1-5 | 18:28-38 |
Jesus perante Herodes |
|
| 23:6-12 |
|
O povo escolhe Barrabás | 27:15-26 | 15:6-15 | 23:13-23 | 18:39-40 |
Condenação e zombaria | 27:27-31 | 15:16-19 |
| 19:1-16 |
Via Crucis | 27:32-34 | 15:20-23 | 23:26-32 | 19:17 |
Crucificação - Parte 1 | 27:35-44 | 15:24-32 | 23:33-43 | 19:18-27 |
Crucificação - Parte 2 | 27:54-50 | 15:33-37 | 23:44-46 | 19:28-37 |
Vários eventos extraordinários | 27:51-56 | 15:38-41 | 23:47-49 |
|
Sepultamento | 27:57-61 | 15:42-47 | 23:50-56 | 19:38-42 |
O sábado | 27:62-66 |
|
|
|
Ressureição - As mulheres | 28:1 | 16:1 |
|
|
Ressureição - Pedra removida | 28:2-4 |
|
|
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Ressureição - Mensagem dos anjos | 28:5-8 | 16:2-8 | 24:1-8 | 20:1 |
Pedro e João vão ao sepulcro |
|
| 24:9-12 | 20:2-10 |
Cristo aparece a Maria Madalena |
| 16:9-11 |
| 20:11-18 |
Cristo aparece a outras mulheres | 28:9-10 |
|
|
|
Os sacerdotes são informados | 28:11-15 |
|
|
|
Caminho de Emaús |
| 16:12-13 | 24:13-35 |
|
Novas aparições de Jesus |
| 16:14 | 24:36-43 | 20:19-25 |
Cristo aparece a Tomé |
|
|
| 20:26-29 |
A pesca maravilhosa |
|
|
| 21:1-24 |
A grande comissão | 28:16-20 | 16:15-18 |
| 24:44-49 |
Os três primeiros Mateus, Marcos e Lucas são chamados sinóticos (síntese/resumo) porque se parecem bastante na forma e nos assuntos abordados. Já o de João que tem uma forma de apresentação bem distinta, tem ensinamentos que não estão presentes nos demais em quatro capítulos ( 3, 9, 11 e 14).
O que precisamos lembrar quando abordamos os evangelhos:
1. Não são uma biografia;
2. Não há uma preocupação com rigor cronológico;
3. Não se pretendem transcrições ipsis litteris do que foi dito pelos atores envolvidos por isso existem supostas discrepâncias entre alguns textos;
4. Cada evangelho tem um público e um propósito definido e os assuntos que foram inclusos e a forma como são descritos cumprem esse propósito.
a. Mateus - Cristo é apresentado como o Filho de Davi, sacerdote, o Rei dos Judeus. Foi escrito para Judeus e isso explica a forma e o cuidado em assuntos como a genealogia real de Cristo, a ênfase no evento dos magos, “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?” “O Sermão do Monte” é um manifesto das lei do Seu reino.
b. Marcos - Cristo é descrito como o Servo, aquele que se humilhou e “tomou a forma de servo”. Já inicia seu texto no ministério de Jesus e há um cuidado em detalhar os milagres e foi escrito originalmente com foco nos cristãos em Roma;
c. Lucas - Cristo é apresentado como o Filho do Homem, unido mas diferenciado dos filhos dos homens, muito claramente apresenta a ideia da convivência das duas naturezas, humana e divina, em Jesus. Se preocupa em trazer a genealogia de Adão até Jesus. Nos mostra um homem perfeito. É o mais detalhado dos quatro e foi escrito principalmente para apresentar Jesus aos gentios.
d. João - Cristo é revelado como o Filho de Deus, e tudo neste quarto Evangelho é feito para ilustrar e demonstrar este relacionamento divino. Apresenta vários aspectos de Jesus tais como “O Filho unigênito do Pai”, o “Cordeiro de Deus”, e a “Luz do Mundo” visando apresentar características e atributos de Cristo e seu papel na redenção do homem combatendo heresias que se apresentavam, sobretudo o gnosticismo;
Temos que ter em mente todo o tempo que eles cumprem na essência o papel de apresentar-nos o ministério do Cristo crucificado como cumprimento de da revelação da expressão da vontade divina.
Um fato marcante é que a forma de apresentação de Jesus estava predita no Antigo Testamento conforme nos apresenta Arthur Pink:
É um fato marcante que esta apresentação quádrupla de Cristo nos Evangelhos foi especificamente indicada através dos profetas do Antigo Testamento. Notavelmente entre as muitas profecias do Antigo Testamento estão aqueles que falam do Messias vindouro com o título de “O Renovo”. A partir daí podemos selecionar quatro correspondências exatas com a maneira em que o Senhor Jesus é visto, respectivamente, em cada um dos quatro Evangelhos.
Em Jeremias 23.5, lemos: “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a DAVI um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra”. Estas palavras servem como uma luva para o primeiro Evangelho.
Em Zacarias 3.8 lemos: “Eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo”. Estas palavras talvez cairiam bem como um título para o segundo Evangelho.
Em Zacarias 6.12 lemos: “Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR”. Não precisamos apontar como isso corresponde exatamente com a caracterização de Cristo por Lucas.
Em Isaías 4.2 lemos: “Naquele dia o Renovo do SENHOR será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel”. Assim, esta última citação de predições messiânicas, que fala daquele que haveria de vir sobre a figura do “Renovo” ajusta-se exatamente com o quarto Evangelho, que retrata nosso Salvador como Filho de Deus. [1]
No seu livro ele ainda descreve diversas outras passagens no Antigo Testamento que apontam para quatro formas de apresentar o Cristo.
Vamos portanto fazer uma mashup dos quatro, seguindo a linha cronológica de Lucas, e inserindo as passagens paralelas dos demais, e trazendo sempre o contexto do evangelho de João que nos ajude a compreender melhor o papel de Cristo na obra redentora do Pai. A intenção é ainda de produzir artigos mais longos e mais espaçados em suas publicações.
Pano
de fundo histórico do período no qual Jesus viveu entre nós.
Israel como boa parte do mundo conhecido estava submetido ao jugo do império
romano. Ao contrário do que muitos pensam, as províncias e países ocupados pelos
romanos gozavam de certa autonomia administrativa, desde que garantissem a
estabilidade local e claro o fluxo de riquezas para Roma. Existiam em cada
local autoridades que embora submetidas as vontades do império tinham seus
privilégios e autoridade. O imperador romano que cobre a maior parte do tempo
da vida de Jesus foi Tiberius.
A introdução aos evangelhos da Bíblia de Estudo de Genebra nos traz seguinte panorama.
“Quando Jesus nasceu, Herodes, o Grande, era o monarca da Judéia e Samaria. Herodes morreu no ano 4 d.C., e seu reino passou para o seu filho Arquelau (Mt 2.19-22). Arquelau foi acusado de mau governo e, por isso, foi banido no ano 6 d.C. Como resultado, Judéia e Samaria ficaram diretamente sob a administração romana através de uma série de governadores e prefeitos, que mais tarde foram conhecidos como procuradores. Pôncio Pilatos foi o procurador da Judéia durante o ministério de Jesus.
A província da Galiléia, onde Jesus vivia, havia sido dada por Herodes, o Grande, para outro de seus filhos, Herodes Antipas (Mt 14.1-12; Lc 23.6-15). No ano 39 d.C., a Galiléia passou para as mãos de Herodes Agripa, um neto de Herodes, o Grande. Um amigo de infância de Agripa era agora o imperador romano Cláudio. Este declarou Agripa rei tanto da Judéia como de Samaria. A popularidade de Agripa era grande entre os judeus; mas o seu reinado foi curto. Perseguiu os apóstolos e, quando não recusou ser adorado como se fosse um deus, foi castigado com uma doença e morreu (44 d.C.; At 12.1-4,19-23).
O território de Agripa voltou às mãos dos governantes romanos, embora uma pequena porção de terra tenha sido dada a Agripa li (At 25.13-26.32). A tensão entre judeus e romanos aumentou durante este período, o que levou a uma revolta no ano 66 d.C. O resultado da guerra foi desastroso para a nação judaica. No ano 70 d.C., Jerusalém foi destruída depois de terrível sofrimento.”
Devemos lembrar que a vinda de Jesus ocorre após cerca de 400 anos de silêncio profético, conhecido como período intertestamentário.
O judaísmo encontrado por Jesus era fragmentado e tinha muita coisa diferente do judaísmo original, as mudanças que se originaram no retorno do exílio babilônico estavam bem mais marcantes. Entre essas correntes tínhamos:
Saduceus – Centrados no Pentateuco, desprezavam os escritos dos profetas. Negavam a ressurreição e apoiavam-se numa retribuição imediata e material. Atuavam também na política;
Zelotes – Conhecidos pela ortodoxia e pelo conservadorismo. Apoiavam-se na Lei e consideravam o Templo como instituição divina. Acreditavam que o extermínio dos ímpios tornava iminente a vinda do Messias;
Fariseus – Julgavam alcançar a salvação do povo judeu por meio da vivência da lei escrita e oral, lei essa que deveria ser aprofundada para lhes proporcionar maior piedade. Foram os piores adversários de Jesus no campo da doutrina;
Essênios – Caracterizavam-se como um grupo que buscava dedicar-se inteiramente a Deus e eram rigorosos às regras de pureza. Para eles a santidade de vida era mais importante dos que os holocaustos. Há indícios de que boa parte vivia em Qumrã;
Herodianos – Eram os partidários da dinastia de Herodes o magno. Estavam atentos a qualquer grupo messiânico que se opusesse ao poder Herodiano;
Samaritanos – Não eram bem uma corrente judaica, na verdade nem eram considerados judeus, e esse ódio e divisão entre eles remontava a época do exílio babilônico e refletia na época de Jesus muito fortemente nos costumes.
A corrente principal com maior poder político eram os fariseus. Não vamos aprofundar mais esse panorama de fundo neste artigo, em outros momentos quando estivermos tratando de outros assuntos deveremos abordar alguns aspectos de contexto para ajudar na compreensão.
Mas uma coisa que precisa ser entendida é que qualquer que fosse o plano de fundo, ele foi providenciado por Deus de forma meticulosa e era o momento que, segundo sua santa e sábia vontade, estava adequado para o nascimento do Messias e exercício do seu ministério. Todos os fatores geopolíticos, económicos, sociais e religiosos estavam exatamente da forma como Deus determinou como sendo a Plenitude dos Tempos.[2]
Por último tenhamos igualmente em mente que o Jesus histórico é o Filho de Deus, o messias prometido, aquele que foi anunciado ainda no Éden como sendo a redenção da humanidade caída pelo pecado de Adão. Ele mesmo sendo o segundo Adão[3], o cordeiro que tiraria o pecado do mundo.[4]
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