Pular para o conteúdo principal

Devocional: Tiago 4 – Contendas, causa e origem.

 


Leia Tiago 4

 

Eu me recordo de dois artigos que li há muitos anos atrás, ainda adolescente no Jornal do Palavra da Vida. Ambos tratavam de aspectos sobre Paulo, no primeiro de forma irônica, Paulo era recusado na Junta de Missões por conta do seu comportamento. No segundo havia uma análise em tom sério sobre controvérsias e se elas eram boas ou não. Em ambos os casos o comportamento de Paulo como alguém que se empenhava em apologias do Evangelho de forma veemente eram o ponto principal. Recentemente li um livro de John Stott, As Controvérsias de Jesus, onde o autor traz a lume vários momentos nos quais Jesus confrontou de forma firme, e até violenta[1], erros de ensino e comportamento de interlocutores.

 

Por que apresentamos a visão acima? Porquê em muitos momentos esse texto de Tiago parece, apenas parece, inicialmente condenar divergências na Igreja. O que Tiago faz é esclarecer a raiz do surgimento das contendas, sua fonte, nem de longe temos aqui o autor sendo condescendente ou tolerante ao erro. A origem dos problemas, das discussões e contendas está no pecado do homem. Tiago lista algumas questões que são cruciais se usadas:

 

a)    Cobiça e Inveja;

b)   O desejar o mal do outro ou até mesmo cometer esse mal;

c)    Disputas por coisas terrenas;

d)   Desejos para deleites pessoais, inclusive na oração;

e)    Apego aos prazeres da carne;

f)     Apego as coisas do mundo.

 

“... o Espírito que Deus fez habitar em nós tem ciúmes ...”

 

Em relação a esse texto inserido em Tiago 4:5 não vamos nos deter nos comentários, possivelmente o façamos em um outro artigo. Esse texto é de difícil interpretação, existem correntes  que entendem a palavra traduzida por ciúmes de diversas maneiras. Não há consenso tão majoritário que Espírito a Bíblia aqui se refere, se o espírito humano ou Espírito de Deus. Lembrando que o início das palavras com letras maiúsculas não existe no grego, o que complica ainda mais. A palavra traduzida por ciúmes a despeito de alguns a terem associado com o zelo e o ciúme apresentados no Antigo Testamento não é a mesma e não tem o mesmo sentido. Depois de ler vários estudos e na maioria deles apresentarem-se como inconclusivos não serei eu a cravar o sentido desta frase.

 

Vamos pular e trazer o verso 6 que é bem claro, Deus se agrada dos humildes e aborrece aos soberbos. Tiago enfatiza a ideia de humildade e pureza na nossa aproximação com Deus. Condena de forme veemente o cochicho, a fofoca, o julgamento leviano. Tiago não proíbe o julgamento pelos frutos apresentados e sim o julgamento feito de forma açodada e sem que se olhe a própria situação, além do que trata principalmente da condenação injusta e definitiva.

 

Por fim ele encerra demonstrando que podemos até pensar e planejar nosso futuro porém nossos projetos pessoais sempre estarão submetidos a vontade de Deus por mais que sejamos cuidadosos. Não, Tiago não está defendendo uma teologia do acaso, da irresponsabilidade, ele está condenando a arrogância humana de achar que pode conduzir seus próprios destinos sem se submeter a Deus.

 

Sei que pode ser meio frustrante termos pulado um versículo, mas nos concentremos na mensagem que Tiago nos quis passar que não muda independente da interpretação daquele texto, pureza e humildade são duas boas fontes para agradar a Deus e balizar nosso comportamento.

 



[1] João 2:13-25; Mateus 21:12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Devocional – Celebrando o Nosso Deus.

O Salmo 100 é uma daqueles textos bíblicos bem conhecidos, até memorizados por alguns. Faz parte daqueles que costumamos chamar de textos áureos. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Salmos 100:1-5 Este Salmo está no grupo dos que eram entoados durante a romaria do povo para adoração no templo de Jerusalém. Ele era usado no momento da entrada do povo no templo. Funcionava como um convite de um dirigente ao povo para celebrar a Deus com gratidão apresentando algumas razões que inevitavelmente nos fazem agradecer e bendizer o nome do Senhor. Algumas lições preciosas pod...