Leia Hebreus 7
Não pretendemos neste artigo abordar a justificativa de porque Jesus é o Sumo Sacerdote, entendemos que seja um assunto pacífico entre os que nos leem, vamos falar sobre 3 aspectos do sacerdócio de Cristo em relação ao sacerdócio levítico:
a) A superioridade do sacerdócio de Cristo;
b) A eternidade do sacerdócio de Cristo;
c) A perfeição do sacerdócio de Cristo.
Mas antes de entrarmos na abordagem desses três aspectos lembremos que existe uma passagem no antigo testamento que aponta claramente para esse sacerdócio ainda no momento anterior ao estabelecimento do povo de Deus. Melquisedeque é chamado um tipo de Cristo.[1]
A figura de Melquisedeque[2] é um desafio, já é desafiante escrever o nome dele sem errar a grafia, a nossa compreensão. A Bíblia não nos revela nenhum fato de sua vida[3] pregressa e nem posterior ao encontro de Abrão com ele. Mas os títulos atribuídos a ele falam muito de Jesus.
a) Rei e Sacerdote ao mesmo tempo assim como Jesus;
b) Rei de Salem, sendo possivelmente tanto uma grafia antiga para paz (Shalom) quanto um nome anterior de Jerusalem, palavra que é associada a perfeição.;
Mas vamos aos três aspectos propostos.
1) A superioridade do sacerdócio de Cristo
Dois fatores demonstram a superioridade do sacerdócio de Cristo tipificado em Melquisedeque. Primeiro Abrão, de quem descendem os levitas entregou o dízimo a ele. Em segundo lugar Abrão foi abençoado por ele, isso está declarado no verso 6 e ratificado no verso 7: “Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.”
2) A eternidade do sacerdócio de Cristo
O sacerdócio levítico apontava para o sacerdócio de Cristo, porém nunca teve a capacidade de prover um acesso a Deus de forma livre através dos sacrifícios ofertados. Apenas em Jesus o sacrifício perfeito foi oferecido aplacando a ira divina e executando a Sua justiça. Alguns aspectos são citados para demonstrar uma clara diferença. Cristo foi um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, ou seja diferente de todos os demais que foram da ordem de Arão. Jesus era da tribo de Judá que não era a tribo das quais eram estabelecidos os sacerdotes que eram da tribo de Levi. O sacerdócio levítico foi extinto na Cruz, baseado que era na Lei que foi imperfeita para justificar os homens, o novo sacerdócio é estabelecido na graça e se perpetua pela eternidade.
3) A perfeição do sacerdócio de Cristo
O sacerdócio de Jesus se fundamenta no juramento feito pelo próprio Deus, “O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre[4], por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança.”[5] O sacerdócio de Cristo é ainda perfeito porque é imutável, já que Jesus é eterno e não sofre também mudanças. O sacerdócio de Jesus é ainda o único que pode salvar definitivamente e reestabelecer a comunhão de Deus com os homens, só Cristo pode interceder pelos homens posto que é o único totalmente santo, inculpável e sem mácula. Não existem mais necessidades de ofertar sacrifícios diários pelos próprios pecados do sacerdote e pelos pecados do povo. Por esse sacrifício definitivo foi constituído Filho de Deus, perfeito para sempre.[6]
No próximo artigo vamos tratar de certa forma de uma continuidade desse assunto. A superioridade da nova aliança da qual Jesus é o mediador em relação a antiga aliança.
[1] Tipos de Cristo são entendidos como personagens da história do Antigo Testamento que por sua vida ou atos apresentam ou representam aspectos e características de Jesus Cristo. Existem vários deles, não significando que fossem uma espécie de cristos mas apenas uma pré-figuração. Só em Genesis podemos citar: Adão, o cordeiro sacrificado no Éden, Noé, José, Isaque e Melquisedeque, por exemplo.
[2] “Alguns acreditam que Melquisedeque é uma aparição pré-encarnada de Cristo, mas isto é improvável por causa dos termos de comparação e analogia que são usados: [a) ele é "semelhante ao Filho de Deus" [uma comparação do Fi Alguns acreditam que Melquisedeque é uma aparição pré-encarnada de Cristo, mas isto é improvável por causa dos termos de comparação e analogia que são usados: [a) ele é "semelhante ao Filho de Deus" [uma comparação do Filho consigo mesmo seria estranha); lbl o Filho tornou-se sumo sacerdote "segundo a ordem de Melquisedeque" [6.20), mais tarde, através de sua encarnação, morte expiatória e exaltação. Além do mais, em Gn 14, Melquisedeque é apresentado como alguém que tem uma conhecida posição política [rei de Salém), ao passo que as teofanias do Antigo Testamento são momentâneas e excepcionais. – Comentário da Bíblia de Estudo de Genebra.
[3] Sem genealogia, uma clara referencia a eternidade de Jesus.
[4] Salmo 110:4
[5] Conceito reforçado em Hebreus 8:6
[6] Conforme Hebreus 7:28, primeiro, o antigo sacerdócio foi instituído por lei. mas sem o juramento divino (v 20), enquanto o eterno sacerdócio de Cristo foi instituído com juramento divino (v. 21 ). Segundo, a nomeação de homens fracos e pecaminosos (v. 27) é contrastada com a eterna nomeação do imaculado "Filho, perfeito para sempre".
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