Leia Hebreus 11
Continuando nossa galeria da fé.
Os patriarcas
a) Abrão – Pela fé atendeu ao chamado de sair da parentela para ir rumo ao desconhecido.
b) Isaque – Pela fé abençoou Jacó confiante nas coisas prometidas mas que ainda não se viam.
c) Jacó – Pela fé abençoou cada um dos filhos de José no seu leito de morte e adorou a Deus mesmo em terra estrangeira.
d) José – Pela fé confiou na herança e no êxodo que viria dando inclusive instruções sobre a remoção de seus ossos.
e) Moisés – Pela fé de sua mãe foi salvo do infanticídio, pela fé abandonou seus privilégios no Egito, celebrou a páscoa e conduziu Israel a terra prometida.
Abrão ou Abraão que é comumente chamado de pai da fé tem de fato uma demonstração exemplar, se não vejamos:
a) Obedeceu à voz de Deus, deixou Ur para uma herança ainda no futuro, "sem saber aonde ia" (v. 8);
b) Habitou na Terra Prometida como estrangeiro (vs. 9, 13);
c) Quando ele olhou para além de Canaã, viu uma pátria celestial, uma cidade que o próprio Deus preparou e edificou (vs 10,14-16; 13.14).
Além disso:
a) A fé a respeito da promessa de um descendente foi recompensada pela concepção de lsaque; (Rm 4 19)
b) Apesar da alternativa infeliz (Gn 16.1-4) e as dúvidas questionáveis (Gn 17.17-18), Ele e Sara julgaram como "fiel aquele que lhe havia feito a promessa" (v. 11).
A maior prova no entanto da fé de Abraão foi a ida resoluta em cumprir a ordem de sacrificar Isaque. A prontidão de Abraão em sacrificar o filho
da promessa, de acordo com a ordem de Deus, surgiu de uma convicção inabalável de "que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos" (v 19).
Isaque em sua fé vislumbrou uma terra fértil para sua descendência quando abençoou Jacó. Jacó por sua vez ao abençoar Efraim viu também pela fé a grande descendência dos filhos de Deus.
José confiou na promessa da terra que foi ouvida pela primeira vez por Abraão, muito antes do nascimento de Isaque (Gn 15.13-14). e que o êxodo do povo aconteceria para o seu cumprimento.
Moisés pela fé teve coragem e desprendimento em se gastar como mediador de um povo rebelde porque confiava na promessa da terra que o povo não via há 400 anos. Pela fé ele enfrentou o Faraó, por sua mão Deus enviou as 9 pragas, e quando da décima, celebrou a Páscoa, confiando no sangue do cordeiro nas portas das casas. Servindo como proteção contra a ira de Deus, e que isso seria a libertação definitiva de Israel do jugo no Egito.
Heróis da conquista de Canaã.
Josué e Raabe citados no capítulo 11 de Hebreus são figuras totalmente opostas. Enquanto Josué é tipo do crente nascido em família crente, que desde a sua mocidade até a sua velhice esteva aos pés de Deus, confiante e piedoso, Raabe por sua vez nos mostra que pecadores desde muito tempo, são igualmente redimidos de acordo com os plano de Deus, e usados da maneira que O agrada, e da mesma forma são justificados pela fé naquilo que ainda não se vê. Josué enxergou junto com Calebe uma terra maravilhosa que manava leite e mel naturalmente, Raabe enxergou naquele povo, a sua chance de reabilitação para uma nova vida, desfrutando das promessas, tornando-se uma poucas mulheres citadas na Bíblia e participando da genealogia de Jesus, isso é altamente edificante para nós ao percebermos que os pecados ficam de fato para trás quando ousamos crer em Jesus.
O autor cita ainda alguns outros nomes, sem o mesmo detalhamento. Menos importantes, creio que não, penso que ele já tinha demonstrado o conceito nos nomes anteriores, mas mencionamos: Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, certamente Elias e Elizeu em mente, que pela fé:
a) Subjugaram reinos;
b) Praticaram a justiça;
c) Obtiveram promessas;
d) Fecharam a boca de leõe;
e) Extinguiram a violência do fogo;
f) Escaparam ao fio da espada;
g) Da fraqueza tiraram força;
h) Fizeram-se poderosos em guerra;
i) Puseram em fuga exércitos de estrangeiros; e
j) Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos.
Tantos outros como Salomão, Daniel, Josafá, Sadraque, Mesaque e Abdenego poderiam ser citados. Porém como nem tudo são flores, estes também pela fé:
a) Foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição;
b) Passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e
c) prisões.
d) Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada;
e) Andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados e errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.
Mas para Deus estes homens foram homens dos quais o mundo não era digno. Todos eles tiveram bom testemunho diante de Deus, não viram a concretização da promessa, mas foram aperfeiçoados e morreram na confiança do cumprimento da mesma.
Que possamos todos sermos homens e mulheres dos quais o mundo não seja digno de nos ter entre eles, independente do que nos advier.
Comentários
Postar um comentário