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Devocional: Hebreus 1 - Apresentando Jeus como o primogênito de Deus.


 

 

Leia Hebreus 1

 

A autoria da carta de Hebreus não encontra consenso entre os estudiosos das Escrituras, embora muitos apontem Paulo como autor, o fato é que existem elementos a favor dessa afirmação e tantos outros contrários. Mas vamos deixar essa questão de lado já que nosso objetivo nessas devocionais é sempre encontrar um ensino prático a partir das revelações e verdades apresentadas no texto.

 

Apenas vamos citar que devido aos seus destinatários é fácil compreendermos que o contexto envolve toda o histórico judaico da comunidade para a qual foi originalmente destinada. E devemos sempre que preciso levar isso em consideração já que Hebreus nos trará alguns textos de difícil interpretação,

 

Até o capítulo 10 o foco central da carta é a apresentação sobre diversos aspectos da pessoa de Cristo. O autor da carta faz uma defesa veemente de como Jesus era infinitamente superior a tudo que a religião judaica tinha como baluartes, anjos, Abraão, Moisés, Arão ou qualquer um dos sacerdotes anteriores. A partir do 10º capítulo o autor traz a fé como tema principal e como ela é a chave de ligação do eleito com a obra expiatória sacerdotal de Cristo. E claro como. Isso se aplica em nossas vidas.

 

Mas vamos ao primeiro capítulo.

 

O autor estabelece um paralelo claro entre os tempos de outrora [1]e as promessas sobre o tempo dos últimos dias[2], com isso ele apresenta a ligação entre o Messias prometido e a pessoa de Jesus como sendo esse Messias, a seguir ele demonstra que esse Jesus é cumprimento da revelação progressiva apresentada no Antigo Testamento. A expressão “... ter feito a purificação dos pecados.” é uma forma direta de falar que todos os sacrifícios oferecidos até então não passaram de símbolos do que viria e que eram em essência incapazes de cumprir tal purificação. Esse Jesus após cumprir sua missão se assentou a destra de Deus e é posto como:

 

a)    Herdeiro de todas as coisas;[3]

b)   Razão da criação[4] e existência do universo;[5]

c)    Resplendor da Glória;

d)   Expressão de Seu Ser;

e)    Sustentador de tudo;

f)     Maior que todos;[6]

 

O autor da carta a partir do verso 5 faz uma doxologia a Cristo apresentando uma caracterização muito superior aos anjos. É importante ressaltar que na cultura religiosa judaica até hoje personagens como anjos são encarados como entidades que merecem um respeito e consideração excepcional como mensageiros divinos, e provavelmente o autor quis enfatizar a superioridade excelsa de Jesus a qual os anjos se sujeitavam como ministros.

 

Nesses versos do 5 ao 9 ele ressalta novamente algumas e introduz outras características atribuídas a Jesus como Filho de Deus, e sendo o próprio Deus.

 

a)    Primogênito de todas as coisas;[7]

b)   Merecedor de adoração;[8]

c)    Assentado no trono para todo centro;

d)   Reinado de equidade e justiça;

e)    Ungido de Deus;

 

Em seguida nos versos 10 a 13 nos traz revelações grandiosas do Ser de Deus de forma inclusiva ao Filho.

 

a)    Aquele que fundou a Terra e os Céus;

b)   Eterno e existente antes e para além de tudo;

c)    Imutável em caráter e poder;

d)   Exaltado acima de tudo;

 

E no verso 14 traz uma aplicação maviosa. “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” Deus tudo fez e tudo sujeitou a Cristo que usa a tudo e a todos em favor dos eleitos que herdarão a salvação.

 

Resumo dos ensinamentos deste capítulo:

 

1.    Jesus é o Messias anunciado na revelação do Antigo Testamento;

2.    Só o sacrifício de Cristo pode purificar os pecados, e o fez de forma completa, nada podemos acrescentar ou diminuir desse ato;

3.    Jesus é Deus;

4.    Os salvos não serão seres divinos assim como não são os anjos, mas seremos participantes das bênçãos derramadas sobre o Filho como filhos adotivos;

 

 



[1] Jr 23.20; Os 3.5; Mq 4.1.

[2] 1 Co 10:11

[3] CI 1.16. Ele é o Primogênito, o herdeiro preeminente, cujos inimigos serão postos por estrado dos

seus pés ( SI 110.1 ). Como filhos de Deus. adotados por intermédio de Jesus. nós também somos herdeiros (v. 14; 6.12,17; GI 4.6-7; Rm 8:14-17).

[4] Cl 1:16; Jo 1:3

[5] A palavra traduzida aqui para Universo tem o sentido mais cronológico, ou aplicando de uma forma correta, implica que tudo que ocorreu desde a eternidade tem como moto único a própria pessoa do Deus Filho.

[6] Rm 1:4

[7] At 13.32-35; Rm 1.4; Mc 1.11; Jo 3.16; Sl 89:27

[8] Lc 2:13-14

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