Leia II Tessalonicenses 1
Essa segunda carta de Paulo a igreja de Tessalônica trata de
dois assuntos fundamentais Escatologia e Diligência.
Pode parecer em princípio que os assuntos não estão conectados, mas estão. Já
na primeira carta Paulo introduz o assunto onde ele exorta alguns irmãos que aparentemente
estavam largando os afazeres de suas vidas para ficaram num modo meramente contemplativo
de tudo, aguardando o retorno de Jesus e deixando de dar importância a tudo
mais a sua volta.
Pode parecer incoerência de Paulo, mas o sentido de urgência
sobre a vinda de Jesus para Paulo implicava em trabalho mais diligente ainda e
não em parar de trabalhar já que o fim estaria próximo. Não é incomum ao longo
da história movimentos que levavam pessoas a abandonar tudo que estavam fazendo
porque alguém havia “profetizado” uma data para retorno de Jesus.[1] A
lista de profetas do fim do mundo tem membros de todos os espectros religiosos,
cristãos ortodoxos, católicos, evangélicos, espíritas etc.
Paulo no entanto não marcou datas, segundo o próprio
ensinamento de Jesus ninguém além de Deus sabe o momento exato, e mais será
surpresa para todos, quando a maioria da população da terra acreditar inclusive
que não há Deus.
Tendo sempre presente em sua mente a ideia de gratidão, Paulo
inicia a carta trazendo alguns motivos de agradecimento. Ele agradece: pela
firmeza na fé que “ ... cresce sobremaneira ...” e Pelo “...
amor ... vai aumentando ...”, apesar das tribulações. Fé e amor[2]
sendo reforçados no meio das dificuldades.
E reforça que esses fatos eram sinais da dignidade[3]
dos tessalonicenses diante de Deus.[4] E
reforça a ideia que as ações daqueles eram “... sinal evidente do reto
juízo de Deus ... “ e que da
mesma forma que Deus trará juízo aos ímpios de forma justa Ele dará a glória
aqueles que foram perseguidos em Seu nome.
Talvez por isso Paulo considerasse o Evangelho loucura para a
mente humana.[5] Visto que uma vida de discipulado paciente e
alegre, pregada por ele, seja o modelo de vida cristão, mesmo quando em perigo
de vida por causa da violência daqueles que são hostis à fé. Isso porque muito
embora gozem dos direitos conferidos pela cidadania do reino celeste[6] os
cristãos ainda devem sofrer por causa dele.[7]
Paulo traz uma palavra de maldição e banimento eterno, em
contrapartida, para os que “... os que não conhecem a Deus e contra os
que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.”[8] Quando em Glória Jesus se manifestar na
segunda vinda Ele trará com Seus anjos vingança com: eterna destruição e
banimento eterno da presença do Senhor.[9]
Paulo encerra esse capítulo trazendo uma afirmação sobre a
volta de Cristo onde Ele “... virá para ser glorificado nos seus santos e
ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós
o nosso testemunho)”. Um perfeito indicativo de que nossa vida existe
para glorificar a Deus em nosso testemunho.
A oração de Paulo era para que fossem “... dignos da sua
vocação ...” e vivessem a “... bondade...” e provassem a
fé e assim glorificassem o nome do Nosso Senhor Jesus, isso tudo segundo a “...
graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.”
[1] Só
no primeiro milênio foram pelo menos 10 datas marcadas que se tem registro,
desde os essênios até o papa Silvestre II. Do século XIX até os dias atuais a
quantidade de datas ultrapassa a contagem de 100.
[2] Já
tratamos anteriormente o fato de que os três pilares do evangelho prático que
Paulo sempre pregava eram a Fé, o Amor e a Esperança.
[3] Uma
vida digna de Deus (1Ts 2.12). do chamado de Deus (1.11; Ef 4.1 ), do Senhor
(CI 1.1 O), do evangelho (Fp 1.27-28) ou do reino (v.5)
[4]
Paulo de forma alguma estava justificando a salvação por ações humanas e sim afirmando
que , em conformidade com a carta de Tiago, as ações corretas e dignas daquela
igreja no meio das perseguições eram demonstrações da fé que eles desfrutavam
como dádiva divina. (Ef 2:8-10)
[5] 1ª
Co 1:18
[6] 1Ts
2.12
[7] At
14.22
[8] O evangelho
deve ser aceito, crido e obedecido – 1ª Pe 4.17
[9] Is
66.24; Mt 25.42.46; Mc 9.43.48; 1ª Pe 2.23; Jr 17.10; At 17.31; Rm 2.6,11,16;
Ap 22.12
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