Pular para o conteúdo principal

Devocional; 1 Tessalonicenses - Um modelo de serviço



 
Tiago Belinha é pastor da Igreja Reformare, não o conheço, mas achei a frase pertinente.

Leia 1ª Tessalonicenses 2:1-12

Paulo parece fazer aqui uma breve defesa de sua autoridade apostólica e da correção do Evangelho pregado por ele mas o principal é que nessa defesa Paulo termina apresentando um modelo de serviço, de vida, não apenas para os crentes de Tessalônica mas também para todos que abraçam o Evangelho.

E é sobre esse modelo que vamos trabalhar um pouco na devocional de hoje.

1.    Uma vida frutífera – Inicialmente ele. Chama a atenção para o fato de que os próprios tessalonicenses em sua fidelidade ao Evangelho eram uma mostra de que o ministério não era em vão, pelo contrário frutificava.

2.    Ousadia e confiança – Paulo e Silas durante a sua segunda viagem missionária tinham sofrido perseguições, sido espancados e presos, mas mesmo depois de tudo que haviam sofrido em Filipos prosseguiram na Macedônia[1] indo pregar em Tessalônica, desafiando os que os perseguiam calcados na confiança que se o Espírito os levou até ali Deus os protegeria e os conduziria dentro desse propósito.

3.    Fidelidade e aprovação – É interessante como Paulo defende a integridade do Evangelho pregado por ele.[2] Fazendo uma sequencia de sua exposição das perseguições, Paulo está enfatizando a ideia de que ninguém passaria pelo que ele e Silas estavam passando sem acreditar na fidelidade do que ensinavam. E para isso elenca alguns aspectos da sua pregação:

a.    Verdadeira;
b.    Pura;
c.     Sem malícia ou engano;

Ele ainda declara firmemente que a mensagem trazida era dada pelo próprio Deus[3]:

a.    Sendo eles aprovados;
b.    Depositários da confiança divina;
c.     E que não agiam para agradar a homens e sim para agradar a Deus.

E seguem na defesa do ministério nos ensinando mais algumas qualidades que precisam estar presentes em qualquer ministério divino[4]:

a.  Falar de forma honesta e objetiva, sem bajulação;
b.  Não buscar proveito próprio ou enriquecimento;
c.   Não buscar a glória e o reconhecimento entre os homens;[5]
d.  Não exigiram esforços financeiros em contribuições;[6]

4.    Testemunho no proceder – Paulo clama o próprio Deus e os tessalonicenses como testemunhas do correto proceder dele[7]:

a.    Forma piedosa[8];
b.    Justa;
c.     Irrepreensível;

Paulo conclui esse texto fazendo uma exortação,  usando a figura de um pai ensinando a seu filho, e que devemos tomart ambém como ensinamento para nós mesmos:

a.    Exortando – Ensinando sempre;
b.    Consolando – Tomando as dores dos outros;
c.     Admoestando – Corrigindo quando necessário;

Dessa forma vivendo dignamente o Evangelho que recebemos, vivendo o da glória do reino eterno do Senhor.[9]




[1] A ida de Paulo e Silas a Macedônia foi orientada por um sonho que Paulo teve (Atos 16:9);
[2] Contrapomos isso a forma de atuar da turma da chave hermenêutica que tenta através de sofismas reduzir a validade do ensino bíblico apenas as palavras ditas diretamente por Jesus. Os que assim pregam, mesmo que não o assumam, estão vilipendiando o Evangelho e declarando que Paulo entre outros era apenas um farsante deturpador da verdade.
[3] Todo cristão tem um chamado pessoal para agradar a Deus. Jesus não viveu para agradar a si mesmo, nem nós para agradarmos a nós mesmos (Jo 8.29; Rm 15.1-3). A fé (Hb 11.5-6; ), o louvor (SI 69.30-31 ), a generosidade (Fp 4.18; Hb 13.16), a obediência à autoridade divinamente constituída (CI 3.20) e a dedicação no serviço cristão (2T m 2.4 ), todos estes são meios de agradar a nosso Criador.
[4] Tudo deve ser feito de modo a glorificar e a louvar a Deus, pela sua sabedoria e bondade (1 Co 10.31; cf. Mt 5.16; Ef 3.10; CI 3.17).
[5] Lembro de certa feita que numa. Igreja durante os cultos de ações de graça pelo aniversário da igreja uma pessoa veio ao pastor avisar que o prefeito tinha chegado ao templo, querendo que o pastor avisasse no meio do serviço a presença da autoridade, e sabiamente o pastor fez que não era com ele e o prefeito ficou ali sentadinho até o final do culto, onde nos agradecimentos após. Oculto teve o nome citado.
[6] Vale ressaltar que a igreja em Tessalônica foi reconhecida como uma igreja que ofertava liberalmente com frequência para ajudar o ministério de Paulo.
[7] Todos os predicados listados devem ser enxergados a luz da sabedoria divina;
[8] Piedade no entendimento geral é um sinônimo de compaixão e misericórdia, mas no contexto bíblico vai um pouco mais além, envolve a fidelidade aos princípios ditados por Deus.
[9] Rm 14.17; 1Co 4.20; CI 1.13-14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Devocional – Celebrando o Nosso Deus.

O Salmo 100 é uma daqueles textos bíblicos bem conhecidos, até memorizados por alguns. Faz parte daqueles que costumamos chamar de textos áureos. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Salmos 100:1-5 Este Salmo está no grupo dos que eram entoados durante a romaria do povo para adoração no templo de Jerusalém. Ele era usado no momento da entrada do povo no templo. Funcionava como um convite de um dirigente ao povo para celebrar a Deus com gratidão apresentando algumas razões que inevitavelmente nos fazem agradecer e bendizer o nome do Senhor. Algumas lições preciosas pod...