Pular para o conteúdo principal

Devocional Salmo 124


Tomei uma decisão hoje que pretendo cumprir. A cada dia como forma de me disciplinar no estudo na Palavra e poder assim de alguma forma abençoar a outros, minhas devocionais sempre terão, enquanto Deus permitir, um texto comentando.

Não pretendo fazer nenhum grande tratado exegético, nem um sermão, apenas compartilhar devocionalmente aquilo que o texto trouxe para mim.

Hoje li o Salmo 124, abri de forma aleatória a Bíblia Online na Internet e estava lá o verso 7, mas como de costume li o texto todo.

Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel; Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós.
Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma; Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma; Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes.
A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos.
O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.



O Salmo 124 é um texto de ações de graças coletivas. O Salmo nos traz a expressão do povo de Israel, alegre, por Deus ter-lhes livrado de algum enfrentamento.

Pela referência as águas e por estar incluso como um cântico de romagem é bem possível que seja uma referência a uma ocasião mais antiga, talvez ligada a passagem do povo pelo mar durante o êxodo do Egito.

Mas falando do texto em si. Começa com uma declaração de reconhecimento da dependência de Deus para encontrarmos forças para enfrentarmos as dificuldades. A repetição da frase “Se não fora ...” é uma forma da poesia judaica de enfatizar, na falta de superlativos na língua, essa dependência.

Como somos pequenos para enfrentar as vicissitudes da vida. A força do mal que habita o coração humano poderia facilmente nos destruir, como diz a poesia desse Salmo “nos engolir”. A referência a ser submergido pelas águas é comumente usado para comparar a ser atingido de forma mortal pelo mal, levado a morte[1].

Esse reconhecimento da dependência retorna em mais algumas figuras na poesia, no livramento de uma presa dos dentes do seu predador, do pássaro que escapa da armadilha. Alma aqui deve ser entendida como vida.

Termina esse Salmo por voltar a sua introdução, coisa bastante comum na poesia bíblica. Ele declara que a única proteção que temos mas que nos é totalmente suficiente. Cobrindo todas as áreas de nossas vidas é o próprio Senhor, que nos fez e como criador, sustentador e Senhor de todas as coisas nos abraça sabendo o que é melhor para nós e para o Seu povo, livrando-o dos laços de mal e da morte.

Com certeza nenhum tsunami, temporal, não existem águas por mais fortes que sejam, que possam nos arrancar dos braços do Pai.


[1] Cf. Salmo 18:4, 46:2, 69:1-2; Isaías 28:15, 17-18; Mateus 16:18.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Devocional – Celebrando o Nosso Deus.

O Salmo 100 é uma daqueles textos bíblicos bem conhecidos, até memorizados por alguns. Faz parte daqueles que costumamos chamar de textos áureos. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Salmos 100:1-5 Este Salmo está no grupo dos que eram entoados durante a romaria do povo para adoração no templo de Jerusalém. Ele era usado no momento da entrada do povo no templo. Funcionava como um convite de um dirigente ao povo para celebrar a Deus com gratidão apresentando algumas razões que inevitavelmente nos fazem agradecer e bendizer o nome do Senhor. Algumas lições preciosas pod...