Pular para o conteúdo principal

Karma Cristão?


Desde o último dia 07 de setembro quando do atentado contra a vida do candidato a presidente, deputado Jair Bolsonaro, vimos por diversas vezes variações da frase “Quem planta ventos, colhe tempestades”, e em muitos casos proferida por cristãos como que de alguma forma dizendo que Bolsonaro teve o que mereceu. Mesmo líderes auto declarados cristãos como Caio Fábio usaram essa mesma linha de pensamento em suas análises do fato, muitos não chegaram a proferir a sentença, mas curtiram postagens e vídeos de outros com essa visão.

Vamos falar um pouco sobre isso.

Primeiramente essa expressão atribuída a Bíblia não está lá. Temos dois textos de onde esse ditado popular pode ter sido baseado. O primeiro está em provérbios 22:8 onde a tradução mas próxima do original nos dirá que “Quem semeia a iniqüidade, ceifará a confusão, e a vara da sua ira falhará. No Novo Testamento encontramos uma frase semelhante em Gálatas 6:7: “Não seja enganado; Deus não é zombado: pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”.

Os comentários da Bíblia de Genebra faz um paralelo entre esse dois textos e ainda com Oséas 8:7 : “Porque semeiam o vento, e segam no turbilhão: o talo não tem erva; não produzirá refeição; se assim for, os estrangeiros a engolem.”

Nos três casos a referência é a prática do pecado contra Deus e as consequências inevitáveis desta desobediência insensata.

E o que isso tem a ver com atentado? Vemos dois equívocos na apropriação desses textos bíblicos diretamente a situação. O primeiro vamos apenas citar sem tratar muito, posto que  tem um cerne mais de narrativa ideológica que a questão do pseudo discurso de ódio, onde a emissão de qualquer opinião discordante é trazida fora do contexto e classificada como algo execrável em nome de uma cartilha predisposta.

O segundo é um conceito mais religioso que se desdobra em duas partes. Aqui se faz aqui se paga.

A primeira parte carrega todo o destilar de vingança de alguns que se julgam prontos a determinar quem deve sofrer punições. Não a toa que canções como a de Damares, Sabor de Mel, são sucesso entre muitos crentes.

Por outra os crentes que tendem a acreditar nessa relação de causa e efeito imediata aqui ou estão dando voz a teoria do Karma ou a teologia da prosperidade. E claro esquecendo de milhares de exemplos contrários onde pessoas como o pastor Matin Luther King foram assassinados mesmo pregando a paz. Ou mesmo casos no Brasil. Não existe essa correlação imediata entre causa e efeito, nem na vida, nem na Bíblia. Muito pelo contrário. O Salmo 73, de Asafe, demonstra bem claramente isso, quando Asafe contempla o aparente sucesso dos ímpios.

Precisamos ter muito cuidado nas nossas manifestações e principalmente em demonstrarmos, sentirmos, alegria na derrocada de quem consideramos nossos adversários. Muito cuidado ao proferir maldições sobre os outros.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Devocional – Celebrando o Nosso Deus.

O Salmo 100 é uma daqueles textos bíblicos bem conhecidos, até memorizados por alguns. Faz parte daqueles que costumamos chamar de textos áureos. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Salmos 100:1-5 Este Salmo está no grupo dos que eram entoados durante a romaria do povo para adoração no templo de Jerusalém. Ele era usado no momento da entrada do povo no templo. Funcionava como um convite de um dirigente ao povo para celebrar a Deus com gratidão apresentando algumas razões que inevitavelmente nos fazem agradecer e bendizer o nome do Senhor. Algumas lições preciosas pod...