Pular para o conteúdo principal

Será que tanto faz?




Por esses dias estive acompanhando um desses debates totalmente no sense aqui do FB. Redijo esse post direcionado a Cristãos que são os que vão me compreender mais facilmente.

A coisa girava em cima de "Mimimi sobre Feminismo", e ao que me parece já era consequência de alguma discussão anterior.

Nem quero entrar nessa discussão aqui, mas queria pegar duas afirmações que surgiram nos comentários, e vou analisa-las sob a óptica da cosmovisão cristã, mesmo porque em princípio todos os envolvidos na discussão se declaram cristãos.



Partindo da premissa acima passaremos a restringir todo e qualquer ação, inclusive evangelística e de ação social. Visto que apenas "vítimas" podem se expressar sobre a situação de vítimas suspenda-se todo e qualquer diálogo, já que cada um pode se avaliar e auto declarar como vítima como achar que deve, quem seria capacitado a opinar sobre qualquer coisa que seja. Por exemplo eu posso me declarar como vítima de bullyng por ser criticado em expressar minha opinião sobre este assunto. Ou existe uma gradação não assumida de vitismo baseado em alguma ideologia?

A luz da Bíblia podemos pensar de fato que as pessoas não podem se expressar sobre outros baseados em guetos ideológicos?

O que dizer sobre Jesus e os apóstolos criticando e pedindo mudança de comportamento de pessoas? Rasguem-se as páginas da Bíblia sobre isso?

Essa última afirmação é o supra sumo do liberalismo teológico. Primeiro existe um erro crasso. Em momento nenhum a Bíblia, Cristo, diz que devemos amar ao próximo mais que a mim mesmo, e sim "amar o próximo como a ti mesmo." Isso inclui a ideia que devemos tratar a todos com amor, mas não implica em uma postura complacente, aliás o próprio Cristo desceu a ripa nos vendilhões do templo, e não se escusou de usar termos como "sepulcros caiados" e "raça de víboras".

Mas, o mais estranho nessa afirmação é conceber o conceito de que o comportamento do cristão não importa, o que é importante é apenas demonstrar "amor". Essa relativização do evangelho pode ser qualquer coisa, menos cristianismo.

Por fim, volto a uma questão que se repete ao extremo sobre respeito ao outro implicar em não discutir opiniões. Meus caros, na hora em que isso for verdade, simplesmente termina-se o diálogo. Respeitam-se pessoas, mas se eu respeito todas as opiniões sequer posso mais pregar a Palavra.

Simples assim.

Ah! Sobre Feminismo e Cristianismo sugiro as leituras nos links abaixo:


e esse texto anterior de nosso blog sobre o assunto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Devocional – Celebrando o Nosso Deus.

O Salmo 100 é uma daqueles textos bíblicos bem conhecidos, até memorizados por alguns. Faz parte daqueles que costumamos chamar de textos áureos. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Salmos 100:1-5 Este Salmo está no grupo dos que eram entoados durante a romaria do povo para adoração no templo de Jerusalém. Ele era usado no momento da entrada do povo no templo. Funcionava como um convite de um dirigente ao povo para celebrar a Deus com gratidão apresentando algumas razões que inevitavelmente nos fazem agradecer e bendizer o nome do Senhor. Algumas lições preciosas pod...