Pular para o conteúdo principal

Romanos 5:1-4 - Parte IV - O AMOR




O livro Romanos é uma fonte riquíssima para entendermos de forma sistemática a história da relação de Deus com os homens e suas implicações e desdobramentos. Mesmo trechos que parecem pequenos trazem muita riqueza para nosso entendimento.

Pensamos em trabalhar inicialmente três artigos mas ao fim sentimos ser interessante fechar uma conclusão usando o verso 5 do capítulo 5 de Romanos

Lembremos o início do quinto capítulo de Romanos

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:1-5

Passamos nos artigos anteriores pela ideia da PAZ, da GRAÇA e da ESPERANÇA. Para fecharmos essas breves meditações gostaríamos de ressaltar três aspectos que envolvem tudo isso que tratamos já anteriormente.

TUDO PELO ESPÍRITO SANTO

Veremos que ao final trataremos da origem de tudo isso mas inicialmente  vejamos que nesse processo de Justificação, Graça, Paz e Tribulações produzindo Experiência e Esperança:

NÃO HÁ CONFUSÃO, INCOERÊNCIA.

O verso 5 começa exatamente com a expressão que a Esperança não traz confusão. Essa esperança dá a confiança que aquilo tudo que ocorre ao nosso redor concorre de alguma forma para nos fortalecer, e isso vem pela convicção de que o amor de Deus é que nos conduz.

TUDO PELO AMOR DE DEUS.

Paulo nos trás a mente que tudo que nos aconteceu, acontece e acontecerá de alguma forma estará sempre envolvido pelo amor de Deus, amor que produz cuidado, ainda um amor que se derrama dentro de nós e isso tudo por meio do Espírito Santo.

POR MEIO DO ESPÍRITO OUTORGADO

Conclui Paulo essa introdução do capítulo 5 declarando a presença do Espírito Santo em nossas vidas, e isso tudo outorgado, concedido pelo exclusivamente pelo próprio Deus.

CONCLUSÃO
Concluímos de forma bem simples e direta, tudo vem, próvem exclusivamente de Deus e por meio de Sua vontade concretizada na obra de Cristo nos trouxe a PAZ reconciliatória com Deus mediante sua GRAÇA que nos dá ALEGRIA nas TRIBULAÇÕES produzindo EXPERIÊNCIA e ESPERANÇA.

Com a plena convicção que o AMOR de DEUS se derrama em nós pela ação do ESPÍRITO SANTO.


Fiquemos em PAZ e CONFIADOS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Devocional – Celebrando o Nosso Deus.

O Salmo 100 é uma daqueles textos bíblicos bem conhecidos, até memorizados por alguns. Faz parte daqueles que costumamos chamar de textos áureos. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Salmos 100:1-5 Este Salmo está no grupo dos que eram entoados durante a romaria do povo para adoração no templo de Jerusalém. Ele era usado no momento da entrada do povo no templo. Funcionava como um convite de um dirigente ao povo para celebrar a Deus com gratidão apresentando algumas razões que inevitavelmente nos fazem agradecer e bendizer o nome do Senhor. Algumas lições preciosas pod...