¡ Breve Biografia de Simonton
§
Nasceu no
sul da Pensilvânia (20 de Janeiro de 1833). Filho de William Simonton, médico e
político, e D. Martha Davis Snodgrass
(1791-1862), filha de um pastor presbiteriano;
§
Passou a
infância na fazenda da família, denominada Antigua.
§
Era o
mais novo de nove irmãos. Os irmãos homens (William, John, James, Thomas e
Ashbel). Um deles, James Snodgrass Simonton, quatro anos mais velho que Ashbel,
viveu por três anos no Brasil e foi professor na cidade de Vassouras, no Rio de
Janeiro.
§
Uma das
quatro irmãs, Elizabeth Wiggins Simonton (1822-1879), conhecida como Lille,
veio a casar-se com o Rev. Alexander Latimer Blackford, vindo com ele para o
Brasil.
§
Em 1846,
a família mudou-se para Harrisburg, a capital do estado, onde Ashbel concluiu
os estudos secundários.
§
Após
formar-se na Faculdade de Nova Jersey (a futura Universidade de Princeton), em
1852, o jovem passou cerca de um ano e meio no Mississipi, trabalhando como
professor.
§
De volta
a Pensilvânia, teve profunda experiência religiosa durante um avivamento em
1855 e ingressou no Seminário de Princeton, fundado em 1812.
§
No
primeiro semestre de estudos, ouviu na capela do seminário um sermão do Dr.
Charles Hodge, um dos seus professores, que despertou o seu interesse pela obra
missionária no exterior.
§
Ordenado
em 1859 e chegou ao Brasil no dia 12 de agosto do mesmo ano.
¡ Simonton no Brasil
§
Desembarca
em 12 de agosto de 1859, depois de 2 meses de viagem no navio Banshee;
§
Dirige
seu primeiro culto em português no dia 22 de abril de 1860;
§
Funda em
1862 a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro ao lado de Alexandre Blackford;
§
Em 1863
cria a segunda escola bíblia dominical no Brasil;
§
No fim de
1864, nasce sua filha Helen Murdoch Simonton, nove dias depois sua esposa
falece;
§
Ainda em
1864 funda o primeiro periódico evangélico do Brasil, o jornal Imprensa
Evangélica;
§
Em 1865
organiza o Presbitério do Rio de Janeiro ligado ao sínodo de Baltimore, a
Igreja Presbiteriana em São Paulo e outra em Brotas;
§
Em 1867
funda o Seminário Primitivo;
§
Em 9 de
Dezembro 1867, falece de febre biliosa,
em São Paulo na casa de sua irmã que criava sua filha. Sendo um dos primeiros
túmulos do recém criado Cemitério Protestante;
¡ O Diário de Simonton
¡ A primeira década (1860-1869)
§
22 de
abril de 1860 – Primeiro Culto em Português;
§
1862 –
Recebidos os primeiros membros e fundada a Igreja do Rio de Janeiro
§
1864 –
Lançado o jornal Imprensa Evangélica;
§
Principais
colaboradores:
▪
Alexander
L. Blackford - Fundou as igrejas em São Paulo e Brotas; e
▪
Francis
J.C. Schneider – Trabalhava com imigrantes alemães e foi professor do Seminário
Primitivo, depois deslocando-se como missionário para a Bahia;
▪
George W.
Chamberlain – Atuou principalmente em São Paulo;
▪
Antonio
Bandeira Trajano, Miguel Gonçalves Torres, Modesto Perestello Barros de
Carvalhosa e Antonio Pedro Cerqueira, estudantes do Seminário que depois se
tornaram obreiros;
§
Igrejas
organizadas nessa década:
▪
Rio de
Janeiro/RJ
▪
São
Paulo/SP
▪
Brotas/SP
▪
Lorena/SP
▪
Borda da
Mata/SP
▪
Sorocaba/SP
§
José
Manoel da Conceição, o primeiro pastor presbiteriano brasileiro, havia sido
sacerdote católico e foi responsável pela grande divulgação do presbiterianismo
no interior de São Paulo. Hoje o seminário de Campinas leva seu nome;
¡ A consolidação (1869-1888)
§
1869 –
Chegam os missionários Edward Lane e George Nash Morton da PCUS. Fixam-se em
Campinas/SP;
§
Fundam a
Igreja em Campinas e são responsáveis pela chegada do presbiterianismo ao
Noroeste Paulista, ao triângulo mineiro e ao sul de Goiás;
§
Em 1877
chegam ao Nordeste. Destes destacam-se:
▪
John
Rockwell Smith funda a Igreja do Recife;
▪
DeLacey
Wardlaw funda a igreja de Fortaleza;
▪
Dr.
George W. Butler, conhecido como o médico amado;
§
O Rev.
Belmiro de Araújo César é um dos primeiros pastores brasileiros;
§
A PCUSA
continua seu trabalho:
▪
Bahia/Sergipe
com Schneider e Blackford e o Rev. John Benjamim Kolb;
▪
Nova
Friburgo/RJ – Rev. John M. Kyle;
▪
Paraná –
Robert Lenington e George A. Landes;
▪
São Paulo
(Interior) – Rev. João Fernandes Dagama;
▪
Rio
Grande do Sul – Rev. Emanuel Vanordem, um judeu holandês;
§
Pastores
Brasileiros
▪
Eduardo
Carlos Pereira;
▪
José
Zacarias de Miranda;
▪
Manuel
Antônio de Menezes;
▪
Delfino
dos Anjos Teixeira;
▪
João
Ribeiro de Carvalho Braga;
▪
Caetano
Nogueira Junior;
§
Missionárias
▪
Mary
Parker Dascomb;
▪
Elmira
Kuhl;
▪
Nannie
Henderson;
▪
Charlotte
Kemper;
§
Em 1870,
o casal Chamberlain funda a Escola Americana que depois passa ser o Mackenzie
College,
¡ Presidentes do Presbitério do Rio de
Janeiro
Nome
|
Mandatos
|
|
Rev.
Alexander Latimer Blackford
|
1865-1868
e 1884-1885
|
|
Rev.
Francis Joseph Christopher Schneider
|
1869-1870
e 1872
|
|
Rev.
Robert Lenington
|
1870-1873
e 1876
|
|
Rev.
George Whitehill Chamberlain
|
1873-1874
e 1877-1878
|
|
Rev.
Modesto Perestrelo Barros de Carvalhosa
|
1875-1877
e 1883-1885
|
|
Rev.
Miguel Gonçalves Torres
|
1878-1879
e 1887-1888
|
|
Rev. John
Beatty Howell
|
1879-1880
|
|
Rev. João
Fernandes Dagama
|
1880-1881
|
|
Rev.
Antônio Bandeira Trajano
|
1881-1882
|
|
Rev.
Antônio Pedro de Cerqueira Leite
|
1882-
1883 e 1885
|
|
Rev.
Eduardo Carlos Pereira
|
1885-1886
|
|
Rev. José
Zacarias de Miranda e Silva
|
1886-1887
|
¡ A Dissensão (1888-1903)
§
Em
setembro de 1888 é organizado o sínodo da Igreja Presbiteriana do Brasil
desligando-se assim a igreja local das igrejas mãe americanas;
§
O sínodo
era composto de três presbitérios: Rio de Janeiro, Campinas e Pernambuco;
§
20 Missionários,
12 pastores e 59 igrejas;
§
O
primeiro moderador foi o Rev. Blackford;
§
O sínodo
cria o seminário presbiteriano em Nova Friburgo, em 1892, depois transferido
para São Paulo em 1895;
§
1891 –
Mackenzie College em São Paulo;
§
Colégio
Internacional é transferido de São Paulo para Lavras e atualmente é o Instituto
Gammon;
§
Em 1895 –
Colégio Americano de Natal;
§
Lançadas
em Garanhuns as bases do Colégio XV de Novembro e o Seminário Bíblico do Norte;
§
No início
do século a Igreja Presbiteriana estava presente em todos os estados do
Nordeste e chegou ao Pará e ao Amazonas;
§
Em 1899
por desavenças por entre o Rev. Eduardo Carlos Pereira e a direção da igreja
surgem a:
▪
Igreja
Presbiteriana Unida – Fusão de duas igrejas formadas por dissidentes da igreja
do Rev. Eduardo;
▪
Igreja
Presbiteriana Independente – Formada após a saída do próprio Rev. Eduardo ao
ver suas propostas sobre educação, missões e maçonaria serem derrotadas;
§
A divisão
que teve seu período mais duro até 1906 deixou a:
▪
IPB com
77 igrejas e cerca de 6500 membros;
▪
IPI com
56 igrejas e cerca de 4200 membros;
¡ Sínodo do Brasil
Nome
|
Mandatos
|
Rev.
Alexander Latimer Blackford
|
1888-1891
|
Rev.
Miguel Gonçalves Torres
|
1891-1894
|
Rev.
Antônio Bandeira Trajano
|
1894-1896
|
Rev. John
Merrill Kyle
|
1897-1900
|
Rev. Samuel
Rhea Gammon
|
1900-1903
|
Rev. João
Ribeiro de Carvalho Braga
|
1903-1906
|
Rev.
Modesto Perestrelo Barros de Carvalhosa
|
1906-1910
|
¡ A Reconstituição (1903-1917)
§
Em 1907,
o Sínodo dividiu-se em dois (Norte e Sul);
§
Em 1910
foi organizada a Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana do Brasil.
§
O
moderador do último sínodo e instalador da Assembléia Geral foi o veterano
Modesto Carvalhosa, ordenado 40 anos antes.
§
A
Assembléia Geral foi instalada na Igreja do Rio de Janeiro e o Rev. Álvaro Reis
foi eleito seu primeiro moderador.
§
Na época, a Igreja Presbiteriana do Brasil
tinha 10 mil membros comungantes, e cerca de 150 igrejas em sete presbitérios.
§
Em 1911,
a IPB enviou a Portugal o seu primeiro missionário, Rev. João da Mota Sobrinho,
que lá permaneceu até 1922.
¡ Cooperação (1917-1932)
§
Foi
criada a Comissão Brasileira de Cooperação, entidade que liderou um grande
esforço cooperativo entre as igrejas evangélicas do Brasil na década de 1920.
§
Instituto
José Manoel da Conceição, fundado pelo Rev. William A. Waddell na cidade de
Jandira, perto de São Paulo (1928);
§
Associação
Evangélica de Catequese dos Índios (1928), depois Missão Evangélica Caiuá.
Idealizada pelo Rev. Albert S. Maxwell e instalada em Dourados, Mato Grosso,
num esforço cooperativo das igrejas presbiteriana, independente, metodista e
episcopal.
¡ Organização (1932-1959)
§
A IPB
continuou a crescer e a aperfeiçoar a sua estrutura, criando entidades voltadas
para o trabalho feminino, mocidade, missões nacionais e estrangeiras,
literatura e ação social. O período terminou com a comemoração do centenário do
presbiterianismo no Brasil.
§
Nessa
época, a igreja era constituída dos seguintes sínodos:
▪
Setentrional: estendia-se de Alagoas até a
Amazônia, estando o maior número de igrejas no Estado de Pernambuco;
▪
Bahia-Sergipe:
criado em 1950, quando o Presbitério Bahia-Sergipe, antigo campo da Missão
Central, dividiu-se nos presbitérios de Salvador, Campo Formoso e Itabuna;
▪
Minas-Espírito
Santo: surgiu em 1946, abrangendo o leste de Minas e o Espírito Santo, a região
de maior crescimento da igreja;
▪
Central:
formado em 1928, incluía o Estado do Rio de Janeiro, bem como o sul e o oeste
de Minas Gerais;
▪
Meridional:
sínodo histórico (1910-47), abrangia São Paulo, Paraná e Santa Catarina;
▪
Oeste do
Brasil: foi formado em 1947, abrangendo todo o norte e oeste de São Paulo.
§
Em 1957,
a IPB contava com seis sínodos, 41 presbitérios, 489 igrejas, 883 congregações,
369 ministros, 127 candidatos ao ministério, 89.741 membros comungantes e
71.650 não-comungantes.
§
A Campanha
do Centenário foi lançada em 1946, tendo como objetivos: avivamento espiritual,
expansão numérica, consolidação das instituições da igreja, afirmação da fé
reformada e homenagem aos pioneiros.
§
A
Comissão Unida do Centenário (IPB, IPI e Igreja Reformada Húngara) planejou uma
grande campanha evangelística com a participação de Edwyn Orr e William Dunlap,
que se estendeu por todo o país em 1952.
§
Outras
medidas foram a criação do Museu Presbiteriano, do Seminário do Centenário e do
jornal Brasil Presbiteriano, resultante da fusão de O Puritano e Norte
Evangélico (1958).
§
A 18ª Assembléia da Aliança Presbiteriana
Mundial reuniu-se em São Paulo de 27 de julho a 6 de agosto de 1959. O lema do
centenário foi: “Um ano de gratidão por um século de bênçãos”.
¡ Assembléia Geral
Nome
|
Mandatos
|
Rev.
Álvaro Emygdio Gonçalves dos Reis
|
1910-1912
e 1920-1922
|
Rev.
Roberto Frederico Lenington
|
1912-1915
|
Rev. John
Rockwell Smith
|
1915-1916
|
Rev.
Horace Selden Allyn
|
1916-1917
|
Rev.
Mattathias Gomes dos Santos
|
1917-1918
e 1926-1928
|
Rev.
Constâncio Homero Omegna
|
1918-1920
|
Rev. Alva
Hardie
|
1922-1924
|
Rev.
Erasmo de Carvalho Braga
|
1924-1926
|
Rev. José
Carlos Nogueira
|
1928-1930
|
Rev.
Coriolano Dias de Assunção
|
1930-1932
|
Rev.
Miguel Rizzo Júnior
|
1932-1934
|
Rev.
Cícero Siqueira
|
1934-1936
|
Rev.
Galdino Moreira
|
1936-1942
|
¡ Polarização (1959-1986)
§
A igreja
sofreu o forte impacto dos acontecimentos políticos ocorridos no Brasil, que
resultaram no regime militar (1964-1984).
§
Intensificou-se
a polarização entre conservadores e progressistas que já vinha se manifestando
há alguns anos. Os conservadores, defensores da teologia reformada tradicional,
foram vitoriosos nesse confronto quando o Rev. Boanerges Ribeiro foi eleito
presidente do Supremo Concílio, e reeleito duas vezes, a única vez em que isso
ocorreu na história da IPB (1966-1978).
§
Boanerges
foi sucedido por Paulo Breda Filho (1978-1986), o único presbítero a ocupar o
cargo maior da igreja. Ao lado de grandes tensões, também houve desdobramentos
construtivos como a transferência da Universidade Mackenzie para a IPB, a
ampliação do trabalho de missões nacionais e estrangeiras, o aumento
significativo do número de igrejas e concílios, e o crescimento numérico da
denominação, que se aproximou da marca de meio milhão de membros comungantes e
não-comungantes.
¡ Período Atual
§
Nas
últimas décadas a IPB continuou a crescer e a diversificar as suas atividades.
O ambiente político e teológico tornou-se mais conciliador, num ambiente de
crescente pluralismo, mas ainda persistem tensões latentes.
§
A igreja
sofre o impacto dos novos movimentos que tem afetado o protestantismo
brasileiro, especialmente nas áreas litúrgica e doutrinária.
§
O neo
pentecostalismo tem exercido fascínio sobre muitos pastores e comunidades.
§
Positivamente,
destacam-se a preocupação com a educação teológica, a criação de vínculos com
igrejas reformadas ao redor do mundo, o investimento em missões transculturais,
o notável crescimento na área de publicações e a utilização dos meios de
comunicação de massa, como a televisão e a Internet.
¡ Supremo Concílio
Nome
|
Mandatos
|
Rev. Guilherme Kerr
|
1937-1942
|
Rev. José Carlos Nogueira
|
1942-1946
|
Rev. Natanael Cortez
|
1946-1950
|
Rev. Benjamim Moraes Filho
|
1950-1954
|
Rev. José Borges dos Santos Junior
|
1954-1958 e 1958-1962
|
Rev. Amantino Adorno Vassão
|
1962-1966
|
Rev. Boanerges Ribeiro
|
1966-1970, 1970-1974 e 1974-1978
|
Presb. Paulo Breda Filho
|
1978-1982 e 1982-1986
|
Rev. Edésio de Oliveira Chequer
|
1986-1990 e 1990-1992
|
Rev. Wilson de Souza Lopes
|
1992-1994
|
Rev. Guilhermino Cunha
|
1994-1998 e 1998-2002
|
Rev. Roberto Brasileiro
|
2002-2006, 2006-2010 e 2010-
|
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