Pular para o conteúdo principal

Verdadeiros Adoradores XIII - As Apresentações no Culto



Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional
Romanos 12:1


Há cerca de 4 anos atrás tive a oportunidade de dirigir algumas lições na Escola Bíblica Dominical baseadas nesse tema. Vamos passar a reproduzi-las aqui em partes e estaremos a disposição para que dúvidas sejam tiradas pelo email aplacido@gmail.com



•       Questões a considerar
–      Qual a necessidade de preparação para o culto?
–      Quando falamos em preparação do que estamos falando?
–      Basta vontade e sinceridade?
–      Basta técnica e qualidade?
–      Davi preparou um local especial para colocar a Arca que simbolizava a presença de Deus no meio do seu povo.
–      Além do local Davi mandou preparar um culto todo especial para Deus.

•       Preparação Espiritual
–      Santificação dos dirigentes (1 Cr 15:12-14)
•       Davi ordenou que os sacerdotes se santificassem;
•       Para edificar as  apresentações não podem prescindir  desse aspecto interior
•       Quando há desorganização no culto, podemos perceber vários problemas:
–      falta de liderança ou liderança inadequada,
–      falta de preparo,
–      falta de conhecimento de como fazer,
–       problemas espirituais,
–      problemas com o objetivo da apresentação, mas,
–      acima de tudo, geralmente há uma falta de santidade e de consagração da parte dos dirigentes.
•       A falta de santidade  às vezes é invisíveis aos olhos dos adoradores.
•       Problemas no relacionamento grupal assim como a falta de dedicação ao trabalho desgastam o grupo, o que pode tornar a apresentação apenas uma formalidade sem vida ou coerência com os ensinos de Cristo.
•       Cada grupo que se apresenta na igreja deve dedicar tempo para oração, estudo da Palavra (edificação), acerto de diferenças, tanto em conjunto, quanto particularmente. Essa prática tornará o grupo saudável e fará com que seu ministério seja profícuo.

–      Dependência dos dirigentes do Senhor (1 Cr 15:26)
•       Há uma segunda nota quanto ao preparo  espiritual
–      "Tendo Deus ajudado os levitas que levavam a arca da Aliança do Senhor, ... ".
–      Os homens encarregados da grande apresentação daquele culto - a entrada da arca - fizeram seu trabalho na dependência do Senhor.
–      Eram pessoas bem preparadas;
–      No entanto, Deus atuou diretamente no serviço deles;
•       As apresentações no culto devem ser precedidas de preparo espiritual que inclui santificação e dedicação aliadas à dependência de Deus.

•       Preparação Organizacional
–      O serviço do culto foi dividido em grupos (1 Cr 15:16-24; 16:4-7; 37-42);
–      Cada um sabia o seu lugar e o que exatamente deveria fazer com antecedência.
–      Davi chamou os líderes de cada grupo e pediu que fizessem a escala das pessoas envolvidas nesse culto.
•       Cantores
•       Instrumentistas com com alaúdes, harpas e címbalos,
•       Porteiros.
•       Tocadores do címbalos de metal;
•       Dirigente do canto
•       Tocadores de trombetas
•       Guardadores da Arca
–      Cada um era perito naquilo a que se propôs que fizesse.
–      O culto foi executado com ordem (1 Cr 16)
•       Cada um fazia seu trabalho no momento adequado e o culto acontecia de forma harmônica.
•       A conclusão do que aconteceu no capítulo 15 e 16 : 1 Crônicas 15:28: "TODO O ISRAEL fez subir com júbilo a arca da Aliança do Senhor".

•       Resultados da Preparação
–      A junção do preparo espiritual e organizacional é o melhor caminho para que se atinjam os objetivos das apresentações no culto e também do próprio culto:
•       louvar e engrandecer o nome do Senhor, do modo que O agrada.
•       Todos que apresentam devem ter um alvo em comum: a glória do Senhor.
•       A comunicação da mensagem é clara.
•       Evitam-se erros à medida que se diminui o improviso.
•       O ambiente se torna agradável e o programa variado à medida que a ordem das coisas foi pensada e pré-estabelecida.

•       O que devemos fazer
–      Não colocar todas as apresentações especiais num único culto.
–      Ter um propósito para cada apresentação.
–      Ter um programa que combine com o tempo definindo para culto em sua comunidade.
–      Incentivar as pessoas a investirem em cursos de  aperfeiçoamento e preparo técnico.
–      Criar o hábito de orarem juntos e de conversar sobre o programa para que cada um esteja atento ao que deve fazer e como fazê-lo.


Organização não significa deixar a espiritualidade - Deus - de lado nem tem seu alvo em si própria. Lembremo-nos que nosso Deus não é de confusão, que fez e faz todas as coisas com ordem. O culto apresentado ao Senhor deve ser preparado com oração e sob a direção de Deus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Devocional – Celebrando o Nosso Deus.

O Salmo 100 é uma daqueles textos bíblicos bem conhecidos, até memorizados por alguns. Faz parte daqueles que costumamos chamar de textos áureos. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Salmos 100:1-5 Este Salmo está no grupo dos que eram entoados durante a romaria do povo para adoração no templo de Jerusalém. Ele era usado no momento da entrada do povo no templo. Funcionava como um convite de um dirigente ao povo para celebrar a Deus com gratidão apresentando algumas razões que inevitavelmente nos fazem agradecer e bendizer o nome do Senhor. Algumas lições preciosas pod...