Pular para o conteúdo principal

Vos Darei Pastor

E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.  (Ezequiel 34.23)

Antes de mais nada, escrevo este texto hoje dia 02 de dezembro, bem antes do momento da eleição pastoral da igreja, portanto neste momento não faço a menor idéia de quem será eleito se o Rev. João Batista ou o  Rev.  Welington.

Portanto minhas considerações aqui nada tem a ver com um ou com outro, mas apenas com a própria igreja e com a relação bíblica entre rebanho e pastor.
Em vários momentos já se foi falado nas dificuldades de nossa igreja, atribuir essas dificuldades a uma única pessoa nos parece deveras pesado e injusto, quem quer que seja essa pessoa, da mesma forma, projetarmos nossas expectativas como obrigação de uma única pessoa em alcançá-las, também nos parece pesado e injusto.

Isso entendido inevitavelmente nos levará ao entendimento de que todos somos responsáveis pelos resultados obtidos por nossa congregação, para o bem e para o mal tudo é conseqüência de nossos atos.
Se olharmos o exemplo do sumo pastor dado pelo próprio Deus veremos que Ele:

· Tudo podia, mas muito deixava que fosse feito pelos discípulos;
· Ao mesmo tempo exigia dos discípulos o cumprimento das tarefas;
· Elogiava individualmente aqueles que entendia terem cumprido suas obrigações com desvelo, e criticava os que foram servos infiéis;
· Os seus seguidores o amavam, mas também tinham temor e respeito por Ele;
· Amava o seu rebanho, mas isso não o impedia de confortá-los nos seus erros e exigir mudança de vida;

Muito mais poderia listar aqui exemplos de Jesus, mas o que quero transmitir encerrando esse texto é que temos que rever nossa postura na nossa relação com o pastor colocado por Deus a frente da igreja e entender que ele não é um funcionário contratado para atingir nossas projeções e desejos e sim um anjo de Deus colocado pelo próprio Deus para nos instruir, cuidar e pastorear. A ele deve ser tributado respeito e consideração acima dos demais. Ele deve ser cobrado sim, mas pelo apego a palavra na pregação, no zelo com o oficio divino colocado sobre si.
Temos que responder afirmativamente ao trabalho e a postura correta diante dos desafios que nos são apresentados.
Por último quero concluir dizendo que do ponto de vista bíblico não há qualquer distinção entre o ofício pastoral e o presbiterato, e tudo que aqui falei em relação ao pastor da igreja deve de igual modo ser considerado na relação da igreja com os presbíteros, do ponto de vista bíblico ambos são chamados de bispos, presbíteros e pastores do rebanho, com igual responsabilidade e merecedores de igual respeito.
Fraternalmente em Cristo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Devocional – Celebrando o Nosso Deus.

O Salmo 100 é uma daqueles textos bíblicos bem conhecidos, até memorizados por alguns. Faz parte daqueles que costumamos chamar de textos áureos. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Salmos 100:1-5 Este Salmo está no grupo dos que eram entoados durante a romaria do povo para adoração no templo de Jerusalém. Ele era usado no momento da entrada do povo no templo. Funcionava como um convite de um dirigente ao povo para celebrar a Deus com gratidão apresentando algumas razões que inevitavelmente nos fazem agradecer e bendizer o nome do Senhor. Algumas lições preciosas pod...