Pular para o conteúdo principal

Meu Decálogo de Estimação










É impressionante a capacidade humana de enganar a si mesmo. Como gostamos de nos iludir e representarmos um papel escolhido de acordo com nossas conveniências.

Escolhemos cuidadosamente as virtudes que queremos cultivar e nos dedicamos a elas, elegendo-as como as mais importantes, e as outras relegamos a um segundo plano, esquecendo-nos da integralidade de nosso ser e de nossa conviência.
Isso se torna ainda mais grave em um ambiente cristão. A Bíblia em nenhum momento ressalta ou rebaixa qualidades cristãs, pelo contrário as coloca em um único patamar de requerimento.

Gostamos da idéia de que somos cumpridores da lei e nos esquecemos muitas vezes dos princípios intrínsecos a mesma.

Nos orgulhamos de ser dizimistas, muitas vezes mais por capacidade de ser disciplinado, e acreditar mesmo que veladamente nas recompensas materiais e nos esquecemos da hospitalidade e da generosidade. Nos colocamos como arautos da pureza sexual, em alguns casos mais por falta e coragem e oportunidade, e nos esquecemos de nossos pensamentos maliciosos. Valorizamos a justiça esquecendo da graça, ajudamos a quem se enquadra no nosso modelo, e não lembramos que a misericórdia deve ser exercida indistintamente.

· De que me adianta ser um dizimista fiel se não sou capaz de receber um irmão em minha casa?
· De que me adianta ser um esposo, ou esposa fiel, se não consigo demonstrar amor ao cônjuge?
· De que me adianta ter firmeza doutrinária, se não aplico a doutrina da graça nos meus relacionamentos?
· De que me adianta ser fiel e honesto no meu dia a dia se não consigo demonstrar simpatia e gratidão pelas bênçãos de Deus?
· De que me adianta falar em Salvação e não me sentir reconfortado nos braços do Pai descansando nEle?

Poderia aqui listar muitos outros questionamentos deste tipo.

Não, absolutamente não quero dizer que estas ou aquelas virtudes são mais importantes. O fato é que estas sem aquelas são apenas parte do caráter cristão que devemos ter, da mesma forma aquelas sem essas são incompletas.

Precisamos resgatar o entendimento de que fomos chamados para viver um cristianismo integral, não perfeito, mas completo. Um cristianismo envolvido nos princípios norteadores do prórpio Jesus:


Comentários

  1. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê mais amor.
    Amor a Deus e amor ao próximo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Devocional – Celebrando o Nosso Deus.

O Salmo 100 é uma daqueles textos bíblicos bem conhecidos, até memorizados por alguns. Faz parte daqueles que costumamos chamar de textos áureos. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Salmos 100:1-5 Este Salmo está no grupo dos que eram entoados durante a romaria do povo para adoração no templo de Jerusalém. Ele era usado no momento da entrada do povo no templo. Funcionava como um convite de um dirigente ao povo para celebrar a Deus com gratidão apresentando algumas razões que inevitavelmente nos fazem agradecer e bendizer o nome do Senhor. Algumas lições preciosas pod...