Leia João 1:35-55
Nesses 21 versículos Jesus começa a compor o que seria mais a frente o seu colégio apostólico, João, André, Pedro, Filipe e Natanael são citados, uma das características fundamentais na certificação do apostolado é o fato de terem sido chamados diretamente por Jesus para esse ministério, essa é uma das razões que a indicação apostolar encerrou-se em Paulo, que a escolha de Matias foi um erro, e que o apostolado, e tudo que se envolvia nele, se encerraram com a morte de João, segundo a tradição o último apóstolo a falecer.
Na antiguidade os mestres em sua maioria não ensinavam numa sala de aula e sim de forma peripatética, andando e sendo seguidos pelos seus alunos, usando na maioria das vezes momentos e figuras do dia a dia para ensinar os temas, ou nas suas próprias casas o que justifica a pergunta sobre onde Jesus morava.
Os dois primeiros citados como seguindo a Jesus foram João e André e pelo texto entendemos que eram ambos seguidores de João Batista e passaram a seguir Jesus.
Eles saíram então para chamar Simão Pedro, irmão de André.
Temos a partir da aí algumas afirmações bem interessantes
Encontramos o Messias - André falando a Pedro.
Existia uma expectativa da vinda do Messias, o testemunho de João Batista vinha pavimentando o caminho e explica a exclamação jubilosa evidenciada nas palavras de André.
Você é Simão ... será chamado de Cefas
O texto literalmente diz que Jesus examinou Simão. Jesus profetiza aqui sobre o futuro de Simão, ele haveria de ser moldado pelo sofrimento tornando-se uma Pedra, uma rocha em defesa do evangelho. Mas isso não era apenas uma profecia, mais ainda era uma promessa de benção.
Encontramos aquele de quem Moisés escreveu
Temos nesse texto uma primeira confirmação da parte de Felipe de quem era Jesus baseado nas profecias, aliás o próprio Jesus em diversos momentos afirma sobre si mesmo como sendo o Messias prometido no Antigo Testamento.[1]
Filho de José de Nazaré ... pode algo bom de Nazaré?
Interessante que Natanael[2] expressa um preconceito existente dos moradores da Judeia contra os moradores da Galileia, Nazaré era uma pequena aldeia considerada sem importância para os judeus. Mas por outro lado podemos considerar também que Natanael como estudioso que era tenha estranhado já que a profecia falava sobre o broto da casa de David. É interessante a resposta de Felipe, vem e veja.
Eis um Israelita que não tem dolo ... Antes que Filipe o chamasse ... eu o vi
Natanael ou Bartolomeu é indicado como alguém íntegro que evita o dolo. Mais uma vez Natanael um tanto quanto cético pergunta como jesus o conhecia, e Jesus demonstra seu poder ao declarar que o viu sentado debaixo da figueira.
Tu és o Filho de Deus, o Rei de Israel
A confissão de Natanael a partir do que ouviu de Jesus é o reconhecimento da autoridade divina que estava nele. A autoridade de Jesus o fez reconhecer a grandiosidade de quem estava a sua frente. Não podemos afirmar com convicção que Natanael tinha nesse momento uma compreensão plena do ministério de Jesus, mas a sua declaração já era uma profissão de fé totalmente verdadeira.
Verás o céu aberto e os anjos de Deus subindo de descendo sobre o Filho do Homem
Jesus remete o pensamento de todos ao evento da escada do sonho de Jacó[3]. Aqui como lá a referência é clara, Jesus é a descendência que religará a divindade santa com a humanidade decaída.
[1] Lucas 24.32, 44; João 5.39, 46; Atos 3.18, 24; 7.52; 10.43; 13.29; 26.22, 23; 28.23 e 1ª Pedro 1.10 Lucas 24:25-27, 44-47;
[2] Temos um outro artigo publicado onde tratamos inclusive da discussão a respeito do nome Natanael. https://penso-e-creio.blogspot.com/2011/01/bartolomeu-um-homem-sem-maldade.html
[3] Genesis 27 e 28
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