Pular para o conteúdo principal

BARTOLOMEU: UM HOMEM SEM MALDADE


João 1: 43 a 51 

Pouco se fala na Bíblia sobre o apóstolo Bartolomeu ou Natanael. Na verdade sequer existe um consenso total se são a mesma pessoa. O nome Natanael, que significa Dom de Deus  ou ainda Deus dá, só aparece em João, enquanto nos demais evangelhos ele é tratado como Bartolomeu.

Fora dos textos bíblicos só existe registro sobre ele em escritos feitos por Eusébio de Cesaréia no século IV.

As tradições, textos antigos e lendas associam seu ministério apostólico às regiões orientais como a Pártia, a Armênia, a Pérsia, a Mesopotâmia e a índia.

Bartolomeu nos parece ser alguém que conhecia as profecias sobre a vinda do Messias e que depositava muita confiança nelas. Vemos isso claramente na forma como Felipe o chama:

João 1:45 – “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e a quem se referiram os profetas.”

O texto indica que tanto Felipe quanto Bartolomeu estudavam regularmente as escrituras e conheciam as profecias sobre o Messias, mesmo que seu entendimento fosse um tanto quanto deturpado como a maioria dos seus contemporâneos, o que fica claro na afirmação sobre a insignificância de Nazaré, Natanael ou Bartolomeu conheciam os profetas
Queremos no entanto ressaltar uma frase usada por Jesus na sua chamada, no verso 47 Jesus que diz: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.”

Gostaria, portanto de convidá-los a considerar sobre o seguinte tema:

NATANAEL BARTOLOMEU: UM HOMEM SEM MALDADE.

Enxergamos alguns traços desse tipo de personalidade elogiada por Jesus e que devem servir de norteamento a Sua igreja.
 No Salmo 15:1-2 temos: “Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade.

Vamos ver então três traços associados ao perfil necessário a quem segue a Jesus:

1.      O primeiro é traço da personalidade elogiada por Jesus é Agir sempre com sinceridade

Sinceridade implica em ser verdadeiro no falar e no agir.

Muito dos nossos problemas atuais nas comunidades evangélicas e na nossa sociedade vem exatamente da falta de sinceridade em nossos relacionamentos.

Em 1 Pedro 2:22, Pedro afirma em relação a Jesus Cristo: “Não havia dolo em sua boca” a palavra aqui usada é ADOLOS a qual nos referimos a pouco.

Pedro é claro ao colocar Jesus como exemplo a ser seguido e ressaltar o fato que não havia qualquer traço de falsidade no seu falar, no seu modo de agir.

As maneiras afetadas e comportamentos hipócritas não tinham lugar no dia a dia do mestre;

Em Romanos 1:28 a 32 associado a palavra DOLO Paulo lista a injustiça, malícia, avareza, inveja, malignidade, insolência, soberba, perfídia entre outros atributos pouco elogiosos.

Não estamos falando aqui de sermos mal educados, grossos, mas de expressarmos exatamente aquilo que estamos sentindo, daquilo que pensamos, não nos apresentarmos como caricaturas de um pseudo modelo cristão, perfeitinho e aceitável aos olhos humanos, mas de forma educada, polida, cuidadosa mesmo, nos apresentarmos realmente como somos, e assim sermos aceitos pelos outros, uma sinceridade de mão dupla, onde nossas diferenças longe de nos afastar são respeitosamente tratadas e consideradas como algo que não pode desunir nossos laços fraternos.

Precisamos agir sempre com sinceridade para que sejamos reconhecidos como alguém em quem não há DOLO.

2.      O segundo traço da personalidade elogiada por Jesus é Agir sempre com integridade
Não podemos viver como se fossemos dicotômicos. Mutáveis em face do ambiente, das companhias ou dos assuntos tratados.

Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, imparcial, brioso, pundonoroso , cuja natureza de acção nos dá uma imagem de inocência, pureza ou castidade, o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito.

O cristianismo implica em integridade, não podemos consagrar partes de nossas vidas e guardar outras. Deus requer de nós integridade, assim como ele é temos que ter na mesma medida associados em nosso viver: justiça e perdão, disciplina e graça, misericórdia e firmeza, ação e paciência, rigor e longanimidade.
Precisamos agir sempre com sinceridade e integridade para que sejamos reconhecidos como alguém em quem não há DOLO.

3.      O terceiro e último traço da personalidade elogiada por Jesus é Agir sempre com justiça

A Bíblia nos ensina que nossa justiça deve exceder em muito a dos homens. Mas da mesma forma nos ensina que a mesma régua com a qual medimos os outros seremos medidos. Vejam Mateus 7.

Quantas vezes exercemos misericórdia conosco mesmo, e usamos a vara da justiça para com os demais.  É fato que não podemos usar como diz o dito popular, baseado numa máxima do filósofo grego Sócrates: “Um peso, Duas medidas”.

Nossas ações devem ser sempre impregnadas de senso de justiça, não importando a circunstância ou nossos relacionamentos, o que é certo é certo, o que é errado é errado, o que é verdadeiro é verdadeiro e o que é falso é falso, independente das consequências.

No entanto nossa sede de justiça não pode nos tornar anjos vingadores prontos a ceifar a vida dos que consideramos merecedores de castigo. Nossa justiça deve ser exercida com amor, com misericórdia, com graça.
Precisamos agir sempre com sinceridade, integridade e justiça para que sejamos reconhecidos como alguém em quem não há DOLO.

CONCLUSÃO

Voltando a nosso personagem inicial Natanael Bartolomeu e a afirmação de Jesus em João 1:47:
—Aí está um verdadeiro israelita ....

Paulo a falar sobre o verdadeiro varão israelita nos diz em Romanos 2:28-29 : “Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física. Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Precisamos entender que nossa sinceridade, Integridade e justiça não pode ser apenas aparente e seletiva, e sim, ser a essência de nossas vidas e exaladas permanentemente em nossas ações e relacionamentos.

Precisamos estabelecer nossos pilares morais e éticos de forma não a ser perfeitos, mas a buscarmos nos relacionar com o irmão e com o mundo sendo verdadeiros e equilibrados, agindo sem maldade e falsidade, no trato com todos, dessa forma poderemos ser chamados de verdadeiros israelitas nos quais não há dolo.

Mensagem pregada no culto de abertura da VIIIª RO do PRPE na cidade de Paulo Afonso/BA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...