Pular para o conteúdo principal

A TIRANIA DA URGÊNCIA



Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.Eclesiastes 3.1

Temos sido escravos de uma ditadura e nem percebemos. Ela chegou aos poucos, sorrateiramente com a pós-modernidade e o avanço tecnológico. Bem devagar ela foi nos tornando autômatos cada vez mais escravizados pela “necessidade” de velocidade em tudo.

Tudo tem que ser encarado e resolvido prontamente, tudo ganhou ares de urgência em nossa vida. Como todas as coisas são urgentes atropelamos uns aos outros na solução das mesmas.


O estresse gerado pelo eterno correr atrás de tudo virou até sinônimo de eficiência. Se você não é estressado é porque não é trabalhador. Será mesmo?


Mas por que somos e até gostamos de ser tão ocupados?


Vaidade – para nos sentirmos importantes
Indolência – quando deixamos que emergências determinem a nossa agenda
Ansiedade – insegurança quanto ao futuro


Passamos muitas vezes o dia com o celular a mão aguardando “aquela”  ligação urgente, que nem sabemos se virá, mas ficamos a cada dez minutos olhando para ele a fim de termos certeza de que está funcionando e estará pronto para quando formos chamados.


O pior é que isso tem se refletido em nosso comportamento enquanto cristãos, o mesmo imediatismo nas nossas relações, a  importância em pregar a tempo e fora de tempo, tem se confundido com uma pressa desenfreada de matraquear sem parar sem sequer sentir, conhecer e conviver com as pessoas.


C.S. Lewis tem uma frase fantástica sobre essa questão: “Ponha as primeiras coisas em primeiro lugar e teremos as segundas a seguir; ponha as segundas coisas em primeiro lugar e perderemos ambas.”


E o que dizer da falta de planejamento e definição de objetivos. Abraham Lincoln dizia que “Se tiver 9 horas para cortar uma árvore passarei 6 horas afiando o machado.” Pensar, planejar e só depois executar. Lembremos que a agenda de Jesus não era determinada pela urgência das necessidades mas pelo propósito do Pai.


Precisamos de momentos de relaxamento, paz e tranqüilidade. Desligar-se e desligar o celular em alguns momentos, como na hora do culto é bom. Conversar duas ou três abobrinhas com nosso amigo é bom. Descansar, ler e meditar é bom. Parar, refletir, planejar os passos também é muito bom.


Vamos andar mais devagar, contemplar mais a beleza dos que nos cerca, usufruir mais das bênçãos recebidas dia a dia.

Pb. Alexandre Placido

Não gaste seu tempo em nada de que venha a se arrepender mais tarde; em nada acerca de que não possa orar pedindo a bênção de Deus; em nada que você não consiga recordar com uma consciência tranqüila em seu leito de morte; em nada em que você não possa ser encontrado a fazer, com toda segurança e propriedade, se a morte o surpreender no ato.Richard Baxter

Comentários

  1. GOSTEI
    Vou lembrar das abobrinhas quando vc me chamar pra ir embora no domingo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...