Pular para o conteúdo principal

Pequeno Davi

 


Na história do antigo testamento Davi é certamente um dos personagens centrais no desenvolvimento progressivo da revelação divina.

Ele é um tipo de Cristo[1]. Davi, aquele que era segundo o coração de Deus[2], o Seu escolhido. Davi foi profeta, sacerdote e rei.

Davi foi Rei ungido pelo Senhor, Pastor cuidando do rebanho, homem Segundo o coração de Deus, Sacerdote intercedendo pelo povo.

Ontem soubemos que nosso primeiro neto será também um pequeno Davi. Amado desde já por nós e cremos que como filho da aliança, amado e eleito de Deus desde a eternidade.

Nessa madrugada oramos e pedimos a Deus, e aqui reproduzimos, que seus pais e seus avós e seus tios estejam imbuídos de fazê-lo alguém aos pés de Jesus, e quando cresça, seja um pastor cuidando dos seus, lutando com os leões do dia a dia, um sacerdote de seu lar, intercedendo pelos seus, um profeta que fale do Evangelho, um rei sábio em seu lar.

Deus nos honra com muitas bençãos, muito mais do que pedimos e pensamos.

Seja muito bem vindo Davi, que esses quase seis meses passem muito rápido, queremos tê-lo em nossos braços.



[1] “Tipo de Cristo” é um recurso teológico que enxerga certas pessoas, eventos ou objetos do Antigo Testamento como prenúncios simbólicos da pessoa e da obra de Jesus. Esses personagens funcionam como “figuras-sombra”: antecipam aspectos do Messias — caráter, missão, sacrifício ou vitória — que se cumprem plenamente em Cristo no Novo Testamento.

[2]  1 Samuel 13:14 – o profeta Samuel diz a Saul que “o Senhor já buscou para si um homem segundo o seu coração” (referindo-se a Davi).

  Atos 13:22 – Paulo cita esse episódio: “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.”

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...