Pular para o conteúdo principal

Os Evangelhos - Curas. O Leproso (19)



Vamos tratar nesse e nos próximos artigo de várias curas efetuadas por Jesus durante sua estada na Galileia. Daremos menos ênfase nas enfermidades em si e tentaremos focar no contexto que envolvia cada uma delas. 

Como já dito em outras oportunidades o agrupamento dos relatos não implica que tenham acontecido nessa ordem, nem num pequeno espaço de tempo e de forma imediata entre uma e outra. A preocupação dos escritores dos evangelhos nunca foi fazer uma biografia pormenorizada e sim apresentar os atos de Jesus como forma de apresentá-lo aos destinatários de seus documentos. 

 

O Leproso – Leia Mateus 8:24; Marcos 1:40-45; Lucas 5:12-16 

 

Este relato que consta dos três evangelhos sinóticos e tem várias partes coincidentes entre eles. 


A lepra era um termo comum usado para diversos males que se refletiam em problemas de ulcerações na pele das pessoas. Era de acordo com a lei (Lv. 13:46) impeditiva para o exercício da vida comunitária, lembremos que recentemente na pandemia pessoas foram segregadas e alijadas da convivência por bem menos, não existiam meios de prevenção e cura conhecidos naqueles tempos. 


Há uma clara demonstração de fé e confiança por parte daquele homem no poder de Jesus para curá-lo, fé que é essencial a um relacionamento verdadeiro com Cristo. 


Jesus toca o homem. Notem que na cultura judaica o tocar o homem já tornaria quem o fez impuro, mas numa demonstração do sacerdócio superior ( Hb 7:11 – 8:13) Jesus toca o homem e aquele é quem é afetado, Jesus purifica aquele homem com sua ação. Ao contrário do pecado humano que suja tudo por onde passa, Cristo purifica aquilo que toca, podemos sim ver esse ato de cura como um tipo do sacerdócio principal de Jesus, curando da lepra do pecado os seus escolhidos. 


Após a cura Jesus, obedecendo a Lei, ordena que o homem se apresente ao sacerdote para verificação de seu novo estado de curado e testemunhe isso diante do povo, para que retorne ao convívio familiar e da comunidade, bem como faça sua oferta de gratidão ( Lv. 14 ). 


Um aspecto interessante ainda nesse relato é que Jesus numa demonstração clara de nenhuma preocupação com popularidade pede ao homem que não saia comentando o que e como lhe aconteceu essa cura, mas mesmo assim sua fama se espalhou de tal forma atraindo multidões que ele nem podia mais ensinar nas cidades, certamente pelo tumulto que tanta gente causava e ele precisava sair para fora delas e atender a multidão nos arredores.


Não que todas as doenças sejam oriundas do pecado, mas podemos entender como um exemplo correlato, Jesus cura o mal, quer físico, quer espiritual com seu sacerdócio. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...