Muitos repetem com certa frequência esta frase ou algo parecido - "Não gosto de teologia sistemática"
Vamos por parte de forma por assim dizer sistematizada
1. Eu não estou tratando especificamente de uma pessoa ou um caso.
2. Podem existir diversas razões para alguém questionar a sistematização.
3, A sistematização como quase tudo na vida não é boa nem ruim em si mesma, depende do uso que faz dela.
Dito isso alguns questionamentos:
1. O que em nossa vida não é sistematizado?
2. Somos transportados por sistemas motorizados, salvo se voce sempre andar a pé. Mas mesmo assim a maior parte das coisas que voce tem em casa são transportadas por estes.
3. Tudo que voce consome, alimentos, remédios, roupas etc são existem a partir de sistemas de produção.
4. Todas as ciências partem de sistematização de definições e conceitos previamente propostos, estudados e estabelecidos, mesmo que eventualmente contestados. A teoria da relatividade por exemplo em parte está sendo revista, mas por outro lado os tres estados físicos da água ninguém questiona. Matemática é sistematização pura. Aliás tive um professor de matemática que dizia sempre que matemática é sistema de equações, somar, subtrair, multiplicar e dividir são meros algebrismos.
Dito isso pergunto, porque apenas a sistematização de doutrinas bíblicas no chamado estudo teológico, que em si é um reducionismo, seria um erro? Digo que reduzir tudo ao termo teologia é reducionismo porque na verdade temos várias partes distintas, teontologia, cristologia, soteriologia, eclesiologia, missiologia, harmatologia, angelologia, demonologia etc.
Mas voltemos porque o conceito de organizar e dispor o que se entende entre os que mais estudaram os textos bíblicos seria um problema em si?
Mais uma vez a questão seria o uso que se faz dela ou a visão que temos.
1. Para alguns a leitura de uma sistematização substitui a leitura das escrituras. Isso está errado.
2. A sistematização ajuda na compreensão dos textos bíblicos lidos. Isso está certo.
3. Aceitar tudo que ali está proposto cegamente. Isso está errado.
4. Rejeitar tudo que ali está sem uma razão ou argumento válido. Isso está errado.
5. Usar os recursos que ela coloca a nosso dispor como traduções, contexto histórico cultural e social, lógica científica e filosófica. Isso está certo.
Esse argumento que não se precisa de sistematização em questões religiosas é uma falácia e cai por terra de forma muito clara ante a maior parte da carta de Paulo aos Romanos, da carta de Paulo aos Colossenses, boa parte da carta aos Hebreus, e até mesmo diante do sermão do monte. A maior parte do sermão do monte é uma apresentação sistemática de ensinos do AT. Ou seja, a didática que se mistura a sistematização na forma mais comum de apresentação de verdades a serem ensinadas.
Concluindo, minha leitura sobre a revolta de alguns a olharem para a sistematização doutrinária vem sobretudo de um desejo de construir sua própria verdade, de acordo com o que lhe convém, e assim desprezando anos e anos de estudos, os quais não garantem acerto só pelo tempo e por quem os escreveu, mas que se for o caso devem ser questionados não pelo conjunto e sim por argumentos consistentes naquilo em que se entende um problema. Em geral existe uma covardia embutida em apresentar argumentos, por não serem sólidos, naqueles que desprezam o conhecimento anteriormente adquirido por sábios antes deles.
Esse argumento que sistematização acorrenta pensamentos é igualmente uma falácia, para citar apenas um homem bastante citado aqui, Albert Einstein, ele usou todo o conhecimento pregresso para formular novas ideias.
Por fim, livre pensar, não implica em livre formular. Por mais que um guru insista que vivemos numa Matrix, isso não fará dele A VERDADE (sistematizada mesmo que não se assuma) contra tudo que dezenas ou centenas de pessoas anteriormente estudaram e propuseram teorias e leis que ele contradiz.
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