Leia Judas.
A carta de Judas é a que mais gera debates sobre sua autoria do Novo Testamento. Embora identificado como Judá irmão de Tiago há muitos que questionam que sua autoria seria mesmo de um outro irmão de Jesus. Existem ainda até mesmo questionamentos sobre a correção da inclusão da mesma no canon do Novo Testamento muito por conta da citação de textos não canônicos. Mas pondo essas questões a parte o fato é que a carta se sabe através de outros registros foi muito usada no período inicial da Igreja.
Ela tem algumas dificuldades de interpretação, a primeira diz respeito a similaridade com a segunda carta de Pedro que alguns apontam como uma sendo uma quase cópia da outra. No entanto sabemos que o uso de textos anteriores publicados eram sim muito usados na produção de novos textos. O segundo é o uso de textos de livros apócrifos, não obstante o uso de citações de textos não canônicos não seja comum, eles existem em outros pontos[1], lembrando que nem tudo que está citado na Bíblia é aprovado e conduzido pelo Espírito Santo de Deus, como exemplo, o assassinato de Abel por Caim não foi em si inspirado por Deus, mas a inclusão do relato sim foi por inspiração divina.
Dito isto vamos ao tema. Basicamente a carta de Judas se destina ao combate aos falsos mestres. Depois da sua apresentação pessoal Judas logo introduz a razão de estar escrevendo a carta: A defesa da Apologética Cristã. Enquanto hoje em dia muitos repetem com frequência que o importante não é defender as doutrinas[2] as Escrituras aqui a partir da carta de Judas nos ensina o contrário que o combate em defesa da fé deve ser travado com diligência.
O termo fé conforme compreendido pelo ensino bíblico vai bem além do acreditar, envolvendo todo um comportamento guiado por uma mente voltada para as verdades do Evangelho de Cristo. A compreensão da personalidade de Deus Pai, Filho e Espírito Santo e por conseguinte da Sua vontade só é possível pela compreensão da revelação de Deus dada aos homens, muito além de qualquer experiência mística. Com isso não estamos dizendo que o mero conhecimento basta, nunca, mas que não existe real conversão sem real interesse em aprender cada vez mais, e mais profundamente sobre o Ser de Deus.
“Fé designa o conteúdo da mensagem ensinada pelos apóstolos e professada por todos cristãos, não o exercício pessoal da confiança por parte de um crente. O cristianismo possui um corpo autorizado de fé, que foi dado por Deus à Igreja através dos apóstolos[3]. Juntamente com o Antigo Testamento[4]. Esse testemunho apostólico, como se encontra no Novo Testamento, é o padrão para a Igreja[5].” – Bíblia de Estudo de Genebra
Um alerta que Judas faz é que essas falsas doutrinas sempre entram no meio da igreja de forma sútil e dissimulada, sempre nos preocupamos mais com os aparentes pequenos enganos do que com comportamentos altamente esdrúxulos de algumas supostas lideranças evangélicas, enquanto aqueles vão queimando como fogo de monturo e vão subvertendo a ordem aos poucos estes são tão abertamente equivocados que não confundem os crentes. Porém Judas ainda alerta que a condenação e punição daqueles que assim agem sorrateiramente minando a fé cristã já está proferida a muito tempo. O antinomismo já tratado em um artigo recente era um problema comum na igreja primitiva[6], assim como o é hoje, onde vemos frequentemente pessoas declarando uma fé em Cristo que não gera qualquer mudança de vida.
A carta de Judas traz ainda alguns outros assuntos difíceis que vamos tratar num outro artigo só sobre eles. Nesse artigo aqui queríamos trazer o recado de que a defesa da fé e da são doutrina é uma característica inevitável daquele que professa a fé, renegar a doutrina é renegar que “... a graça de nosso Deus e ... o nosso único Soberano Senhor, Jesus Cristo.”
[1] 2ª Timóteo 3:8; Êxodo 7:11; 1ª Coríntios 15:33; Tito 1:12.
[2] Doutrina
- Conjunto coerente de ideias fundamentais a serem transmitidas, ensinadas;
Cnjunto das ideias básicas contidas num sistema filosófico, político,
religioso, econômico etc; Conjunto das crenças e dogmas da fé cristã;
catecismo.
[3] 1ª Coríntios 15.3-8
[4] Efésios 2:20
[5] 2ª João 9-10
[6] Romanos 3.8; 6.15; 1ª Coríntios 6.12-15; GáIatas 5.13
Comentários
Postar um comentário