Leia 1ª João 2:12-29
São quatro assuntos que se interligam. João se dirige aparentemente três grupos mas que na verdade são um único grupo, usando três características diferentes:
a) Filhinhos – pelo perdão de seus pecados, foram acolhidos na família de Deus Pai;
b) Pais – porque o conhecimento de Deus que têm em Jesus Cristo os qualifica a transmitirem o conhecimento às gerações futuras;
c) Jovens - porque sua rejeição decisiva do maligno é uma vitória semelhante à de Jesus, o qual lutou contra Satanás no deserto e foi vitorioso.[1]
Mas importante nesse trecho é perceber que todo o poder da proclamação do Evangelho está em Cristo Jesus, é seu nome que envolve e protege os seus. Foi Ele quem venceu o maligno.[2] A vitória sobre o mal é garantida em Jesus e ela está garantida.[3]
Por isso mesmo o cristão não pode ter mais ligação com o mundo.[4] Os escolhidos para salvação não pertencem e não tem mais nada com o presente século.[5] Os deste mundo buscam a satisfação imediata dos seus desejos[6] justamente o contrário dos salvos que aguardam sua recompensa no Pai celeste[7] esse buscam a vonta de Deus através de obediência com corações gratos.
João então introduz dois conceitos na sua carta apresentando-os aos seus leitores:
a) Última Hora – Período inaugurado com a morte e ressureição de Cristo e que será concluído com sua segunda vinda e o consequente julgamento.[8] Não importa o quanto demore no tempo humano para Deus e assim deve ser para os cristão o tempo sempre estará próximo e urgente.[9]
b) Anticristos – Quem primeiro cita o termo é o próprio Jesus no seu sermão escatológico em Mateus 24. Ao contrário de muitos que entendem O ANTICRISTO apenas como um personagem que surgirá na fim da história durante o Apocalipse o termo se refere a diversos personagens ao longo da história que de alguma forma negam o próprio Evangelho de Cristo e sua divindade.[10] Nos parece que aqui João está mais preocupado em falar dos falsos mestres do presente dele.
A negação do Filho, como filho de Deus[11], é a rejeição ao Pai, que o enviou[12]. João diz que eram pessoas inseridas no meio cristão, porém sem nunca terem sido verdadeiros cristãos.[13] O apóstolo nos fala então da unção que temos em Jesus, O termo Cristo significa Ungido. Jesus foi ungido diretamente por Deus com o Espírito Santo assumindo os ofícios de forma perfeita de Rei, Sacerdote e Profeta[14], Os cristão então tem também responsabilidades proféticas, sacerdotais e reais ao serem ungidos com o Espírito Santo.[15]
Essa unção do Espírito traz aos cristão uma iluminação que nos acompanha na leitura e entendimento da Palavra e guarda-nos na verdade do evangelho. João não está aqui afirmando que não precisamos ou que não haja utilidade de necessidade de ouvirmos outros cristão, se assim fosse não faria nem sentido ele estar escrevendo a carta, pelo contrário deve o cristão ouvir sim os outros que detém mais entendimento e compreensão se submetendo à instrução, exortação e admoestação.
João termina exatamente admoestando os leitores de sua carta preparando-os para o capítulo 3 onde falará de santidade: “... permanecei
Nele ...” para “... quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda ...”. Todo o que pratica a justiça é nascido dele, entendemos justiça aqui com o agir com correção e integridade, muito além do mero cumprimento das leis.
[1] Mateus 4.1-11.
[2] Atos 2:38; 3:6; 4.12. João 17.11-12
[3] João 10:27-30
[4] O conceito de "mundo" aqui é o de rebelião e orgulho contra Deus e não a sua criação. João 12:31.
[5] João 17:14
[6] Lucas 6:24-26
[7] Lucas 6:20-23.
[8] Atos 2.17; 1ª Coríntios 10.11
[9] Apocalipse 1.3; 1.1; 22.20
[10] 2ª Tessalonicenses 2.3-10; Apocalipse 13.11-18
[11] O principal ponto da heresia do docetismo consistia em separar as naturezas como se não se comunicassem, Cristo, espírito, o Salvador, e Jesus, o homem, apenas carne. No fundo defendiam que Cristo só tinha aparência humana.
[12] 1ª João 2.23; João 15.23.
[13] Está bem posto aqui em João a ideia de que os que são verdadeiramente de Cristo jamais se perdem. Atos 20.29-31; 8.9-24. A filiação exterior à igreja não é garantia de salvação. Os falsos mestres abandonaram a igreja e mais ainda o fizeram de forma ostensiva se opondo ao Evangelho renunciando completamente como Judas fez na última Ceia (Jo 13.30).
[14].Atos 10.38; Hebreus 1.1-9
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