Pular para o conteúdo principal

Jesus, O Cristo - Introdução


 

Jesus, O Cristo.

 

Quando tratamos de assuntos bíblicos o entendimento da igreja reformada, grupo da qual faz parte a Igreja Presbiteriana do Brasil, igreja a qual pertenço por decisão pessoal, alguma premissas são essenciais, entre elas está o entendimento de que tudo deve passar pela hermenêutica bíblica, que de um modo simples pode ser entendida como a interpretação bíblica, designando a disciplina que, partindo de pressupostos básicos, estuda e sistematiza a teoria da interpretação das Escrituras e a exegese que é prática dessa análise na prática que traz a tentativa de entender-se sobretudo pelo contexto e pelas outras diretivas já conhecidas das Escrituras o que o autor do texto tinha em mente transmitir.

 

Partindo dessas premissas podemos desde já estabelecer que o conhecimento bíblico não é fluido, ou seja, não existem diversas interpretações possíveis. A liberdade de leitura e entendimento bíblico defendidos pela Reforma não são no sentido de um conhecimento construído e interpretado a luz dos conceitos e pre conceitos de seus leitores, nem de seus contextos históricos e sociais. Não há “construção de saber” aplicáveis aqui no sentido pedagógico de Piaget.

 

A maioria, se não a totalidade, das heresias desde a igreja primitiva com seus gnósticos, montanistas, ascetismo, arianismo, passando pela idade medieval com seus pelagianismo, chegando até as mais modernas como o adventismo, mormonismo, universalismo e parte do pentecostalismo, surgiram exatamente por essa forma de ler e interpretar as Escrituras de forma livre sem considerar os pressupostos históricos da hermenêutica.

 

Dito isso vamos ao nosso texto, tentando demonstrar quem é Jesus, O Cristo? Claro que a primeira resposta que provavelmente nos virá a mente é a resposta de Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo[1]. Mas vamos trabalhar algumas perguntas que penso nos trarão mais detalhes além desse aspecto claro e fantástico exposto nessa afirmação de Pedro.

 

Quem era Jesus antes da encarnação?

 

Por que Jesus encarnou?

 

Qual o papel do Espírito Santo?

 

Quem era o Jesus encarnado, suas naturezas e para que andou entre nós?

 

Quem é o Jesus exaltado?

 

Vamos tentar trazer de forma simplificada nos próximos posts respostas bíblicas a essas perguntas. Se você tiver dúvidas que deseje que sejam esclarecidas coloque nos comentários que buscaremos trazer as repostas pedidas.

 

O que já podemos adiantar nessa introdução é dizer o que Jesus não é, nem nuca foi:

 

1)    Apenas um exemplo;

2)    O motor de restruturação sócio econômica;

3)    Um agente político;

4)    Um homem iluminado, apenas um profeta;.

5)    Um espírito ou ser de luz;

6)    Um filósofo;

 

Relembrando Pedro, ele era, é, e sempre será FILHO DE DEUS, O SALVADOR.

 



[1] Mateus 16:16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Devocional – Celebrando o Nosso Deus.

O Salmo 100 é uma daqueles textos bíblicos bem conhecidos, até memorizados por alguns. Faz parte daqueles que costumamos chamar de textos áureos. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Salmos 100:1-5 Este Salmo está no grupo dos que eram entoados durante a romaria do povo para adoração no templo de Jerusalém. Ele era usado no momento da entrada do povo no templo. Funcionava como um convite de um dirigente ao povo para celebrar a Deus com gratidão apresentando algumas razões que inevitavelmente nos fazem agradecer e bendizer o nome do Senhor. Algumas lições preciosas pod...