O terceiro capítulo de Hebreus apesar de curto nos traz uma advertência forte e séria contra a resistência ao Evangelho. Moisés foi o mediador humano do velho pacto; ele foi chamado para ser servo especial e sem paralelo do Senhor.[1] Cristo nos é apresentado como o mediador do novo pacto. A igreja é fundada e sustentada por Jesus. Sendo Ele o próprio Evangelho é Ele também o sumo sacerdote. Ele foi enviado revelando Deus aos homens, cumpriu a missão reconciliando Deus .
Apesar de similaridades entre Moisés e Jesus, Cristo é apresentado aqui como superior a Moisés.
Participais da vocação celestial (1). Aqui temos um contraste subentendido com a herança terrestre que foi apresentada àqueles que saíram, do Egito sob a liderança de Moisés. Enquanto Moisés fazia parte da casa, embora em função distinta, Jesus é o próprio edificador da casa.[2]
a) Cristo é o edificador da casa, pois Cristo é o próprio Deus;
b) A tarefa declarada do rei ungido de Deus é edificar uma casa para Seu Nome;
c) Nós, os crentes somos essa casa;
d) O Filho comanda a casa do Pai;
e) O sacerdócio de Jesus é definitivo;
Na segunda parte fica claro que os privilégios de pertencer a essa casa só serão desfrutados se aqueles que abraçarem o Evangelho persistirem perseverantemente na esperança e confiança com ousadia e exultação, como de fato regenerados.
A passagem de admoestação traz uma referência ao fracasso dos israelitas, no deserto, há uma comparação entre Moisés e Jesus, comparação entre as promessas. Moisés como um tipo de Cristo se mantém assim como este fiel até o fim. Mas o texto aponta para o fato de que os liderados por Moisés em sua maioria foram infiéis, mesmo depois de tudo que haviam vivido e presenciado, endureceram seus corações.[3] O autor de Hebreus mostra com essa lembrança histórica um risco que os destinatários da carta corriam, mesmo tendo sido muitos deles testemunhas vivas de tudo que ocorreu poderiam da mesma forma se mostrarem infiéis.
“Tudo depende do modo como os homens ouvem a mensagem do Evangelho. O Evangelho não consiste de meras palavras, mas é o próprio Deus vivo que se apresenta aos homens para que eles decidam o que fazer com Ele. Recusar-se a dar-Lhe ouvidos é a mesma coisa que rejeitá-Lo”[4]
Deve-se dar ouvidos ao Evangelho hoje e não esperar para amanhã, em
enquanto ainda há oportunidade de dar-se ouvidos à voz de Deus no Evangelho[5] caso contrário há a possibilidade do indivíduo cair no mesmo perigo em que caíram os israelitas. Não existe meio termo, ou se escuta, obedece e se rende ao Evangelho ou o rejeita.
Porém o endurecimento do coração não ocorre imediatamente, mas pode ocorrer de forma lenta e gradual. Qual o remédio para isso então. O texto de Hebreus em foco nos traz a solução para apostasia citada no verso 12 já que no verso 13 temos a orientação de admoestação mútua e encorajamento.
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