Pular para o conteúdo principal

Devocional: II Timóteo – O Bom Combate

 

 

Leia: 1ª Timóteo 4

 

Podemos enxergar toda a segunda epístola de Paulo a Timóteo como um chamado ao zelo e a seriedade como ele deveria conduzir seu ministério. Isso posto diante de Jesus o supremo juiz.[1] Prega a Palavra seja o momento oportuno ou não. Corrige, exorta com paciência a sã doutrina porque haverá tempo que não a suportarão, as vezes acho que esse momento é hoje.

 

Tenho visto alguns momentos, infelizmente cada vez mais frequentes, onde crentes se recusam a ouvir falar em pecado, inferno, corrupção do homem e apenas querem ouvir sobre amor, paz e felicidade. Mas Paulo diz a Timóteo que ele não deve negociar o Evangelho só para evitar as “... coceiras nos ouvidos ...” daqueles que não querem ser confrontados.

 

Paulo sabe que seu tempo neste século já está chegando ao fim, tem em mente que seu fim será o martírio[2] e que este se achega. Faz então mais uma confissão de fé, sublime:

 

“... Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.[3] Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz me dará 'naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. ...”[4]

 

Paulo que sempre viu a urgência da pregação do Evangelho, vê ainda mais essa urgência com a visão de que seus dias estavam se completando. Ele fala de sua solidão já que todos os seus colaboradores próximos estavam agora distantes, apenas Lucas estava fazendo companhia, quer por estarem cumprindo suas missões, casos de Crescente, Tito e Tíquico     ou abandonado o Evangelho, casos de Demas.

 

Paulo cita como se sentiu abandonado por muitos: “... ninguém foi a meu favor ...” ao mesmo tempo que demonstra misericórdia  “... que isto não lhes seja posto em conta!” e afirma que a sua força e esperança estão em Deus,  “... Senhor me assistiu e me revestiu de forças ...” e de forma sublime reafirma o seu propósito de vida, “... para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem ...” e conclui sua carta com uma breve mas firme doxologia, "A Ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!.”

 

Encerrada a segunda carta a Timóteo vamos dar um tempo nessa sequencia que vimos adotando.



[1] v. 8; Mt 25.31-46; Jo 5.22,27; At 10.42

[2] Libação -  Uma libação de vinho era derramada no santuário como oferenda a Deus (Nm 15:5,7, 10; 28:7)

[3] É muito interessante notar que o referencial de sucesso de vida de Paulo não era o tamanho nem o resultado numérico de seu ministério, mas sim o fato de ter vivido de forma correta, “o bom combate” e principalmente ter perseverado na verdade, “guardei a fé”. Lembramos sempre que no contexto bíblico fé não representa apenas uma crença, mas a firmeza nos princípios doutrinários do Evangelho.

[4] Recentemente vi uma frase do apóstata Ricardo Gondim onde ele já assume claramente a ideia antes velada de que não acredita numa segunda vinda de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...