Paulo faz um alerta a Timóteo sobre aspectos da corrupção e o cuidado com a firmeza que Timóteo deve ter em suas caminhada no ministério.
Nos últimos dias[1] sobrevirão tempos difíceis com homens: “... egoístas, avarentos, jactanciosos[2], arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados ...” e declara que esses são amigos do prazer e do hedonismo, e inimigos de Deus.
Mas talvez o que mais chame a atenção não são os péssimos atributos listados é aparência de piedade. Falsos mestres que mantém uma certa capara de pietismo os tornando mais perigosos.[3] São os que enganam os menos avisados e alertas.[4] Pessoas que estão mais abertas ao pecado, as paixões e que aprendem sempre.
Lembro de um. pastor que comentou comigo que certamente a pior pessoa a se ensinar é aquela que lê uma determinada coisa e sai imediatamente convicta para pouco tempo depois ler uma outra coisa totalmente contrária e ter uma nova visão completamente distinta, sem nunca parar, analisar, absorver o bom de cada leitura e formular uma opinião realmente firme e embasada. Pode parecer contradição Paulo criticar pessoas que “... sempre aprendem ...” mas o contexto é exatamente esse que apresentamos acima. Pessoas que são levadas por ventos de doutrina constantemente e nunca chegam “... ao conhecimento da verdade ...”.
Mas estes erros devem ainda mais encorajar Timóteo a fidelidade. Porque estes não irão longe, mais cedo ou mais tarde sua farsa insensata será revelada e conhecida.
Temos mais uma lista de Paulo sobre como deve ser a vida cristã: fé, longanimidade, que pode aqui ser entendida aqui como esperança, amor que produzem perseverança.[5] Paulo usa exemplos de perseguições[6] em sua vida para demonstrar que apesar delas obteve frutos em seu trabalho[7]. E acrescenta que todos que quiserem vender piedosamente serão em alguma medida perseguidos[8], mas declara também que inevitavelmente o fim do ímpio não será bom.
[1] Lembrando que os últimos dias se referem a era inaugurada pelo advento do messias e não a uma visão escatológica.
[2] Aquele que se manifesta com arrogância e tem alta opinião de si mesmo; vaidoso, orgulhoso, quem faz por demonstrar bravura ou altos méritos e conquistas pretensos; que ou quem conta bravatas; fanfarrão.
[3] Mt 7 15.21-23
[4] O uso da expressão “mulherinhas sobrecarregadas”, não nos parece ter sido usado especificamente para todas as mulheres e sim no sentido de vulnerabilidade ao engano. Os falsos mestres de Efeso tiveram especial sucesso no engano de mulheres 1ª Tm 2.14; 5:13-15
[5] Lembremos que esse tripé Fé, Amor e Esperança, é usado por Paulo com frequência como pilares do Evangelho.
[6] Antioquia, lcônio e Listra. Três cidades da província romana da Galácia onde Paulo pregou o evangelho na sua primeira viagem missionária - At 13.14-14:20.
[7] Apesar de significativa oposição, Paulo teve sucesso em estabelecer uma igreja em cada uma dessas cidades At 14.21-23
[8] Mt 10.17-18; Jo 15.20; 1ª Pe 4.12; 5.9
Comentários
Postar um comentário