Pular para o conteúdo principal

Devocional: II Timóteo – Corrupção e Firmeza


 

Paulo faz um alerta a Timóteo sobre aspectos da corrupção e o cuidado com a firmeza que Timóteo deve ter em suas caminhada no ministério.

 

Nos últimos dias[1] sobrevirão tempos difíceis com homens: “... egoístas, avarentos, jactanciosos[2], arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados ...” e declara que esses são amigos do prazer e do hedonismo, e inimigos de Deus.

 

Mas talvez o que mais chame a atenção não são os péssimos atributos listados é aparência de piedade. Falsos mestres que mantém uma certa capara de pietismo os tornando mais perigosos.[3] São os que enganam os menos avisados e alertas.[4] Pessoas que estão mais abertas ao pecado, as paixões e que aprendem sempre.

 

Lembro de um. pastor que comentou comigo que certamente a pior pessoa a se ensinar é aquela que lê uma determinada coisa e sai imediatamente convicta para pouco tempo depois ler uma outra coisa totalmente contrária e ter uma nova visão completamente distinta, sem nunca parar, analisar, absorver o bom de cada leitura e formular uma opinião realmente firme e embasada. Pode parecer contradição Paulo criticar pessoas que “... sempre aprendem ...” mas o contexto é exatamente esse que apresentamos acima. Pessoas que são levadas por ventos de doutrina constantemente e nunca chegam “... ao conhecimento da verdade ...”.

 

Mas estes erros devem ainda mais encorajar Timóteo a fidelidade. Porque estes não irão longe, mais cedo ou mais tarde sua farsa insensata será revelada e conhecida.

 

Temos mais uma lista de Paulo sobre como deve ser a vida cristã: fé, longanimidade, que pode aqui ser entendida aqui como esperança, amor que produzem perseverança.[5] Paulo usa exemplos de perseguições[6] em sua vida para demonstrar que apesar delas  obteve frutos em seu trabalho[7]. E acrescenta que todos que quiserem vender piedosamente serão em alguma medida perseguidos[8], mas declara também que inevitavelmente o fim do ímpio não será bom.

 



[1] Lembrando que os últimos dias se referem a era inaugurada pelo advento do messias e não a uma visão escatológica.

[2] Aquele que se manifesta com arrogância e tem alta opinião de si mesmo; vaidoso, orgulhoso, quem faz por demonstrar bravura ou altos méritos e conquistas pretensos; que ou quem conta bravatas; fanfarrão.

[3] Mt 7 15.21-23

[4] O uso da expressão “mulherinhas sobrecarregadas”, não nos parece ter sido usado especificamente para todas as mulheres e sim no sentido de vulnerabilidade ao engano. Os falsos mestres de Efeso tiveram especial sucesso no engano de mulheres 1ª Tm 2.14; 5:13-15

[5] Lembremos que esse tripé Fé, Amor e Esperança, é usado por Paulo com frequência como pilares do Evangelho.

[6] Antioquia, lcônio e Listra. Três cidades da província romana da Galácia onde Paulo pregou o evangelho na sua primeira viagem missionária -  At 13.14-14:20.

[7] Apesar de significativa oposição, Paulo teve sucesso em estabelecer uma igreja em cada uma dessas cidades At 14.21-23

[8] Mt 10.17-18; Jo 15.20; 1ª Pe 4.12; 5.9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...