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Devocional – I Timóteo – Os oficiais e a Igreja






Leia 1ª Timóteo 3:1-16

Inicialmente faremos aqui um adendo, somos presbiterianos e seguimos a constituição e a orientação da IPB, portanto o conceito que temos de presbíteros e diáconos segue a linha da igreja reformada. No entanto discordamos apenas da visão que a IPB tem de distinção de ofícios entre pastores e presbíteros. No nosso entender biblicamente não temos elementos para distinguir os ofícios como separados, exigindo inclusive uma nova ordenação quando um presbítero assume a função de pastor. No nosso entender existem funções distintas porém ofício é o mesmo. Essa não conformidade, como entendemos, vem talvez de um momento do país onde existiam pouquíssimos pastores e quase todos eram missionários andando de igreja em igreja, e o acesso ao ensino religioso era muito restrito. Pastores e presbíteros[1] tem a mesma responsabilidade sobre a condução do rebanho, principalmente no sentido do dever.

Mas dito isto não vamos tratar especificamente dessa nossa ideia e do que implicaria na mudança de visão, porém tudo que dissermos aqui sobre bispos ou presbíteros é a nossa mesma visão para pastores. Etimologicamente inclusive as palavras usadas no original designam a mesma ideia.

Paulo enaltece a busca pelo episcopado, chama tal tarefa de excelente obra. Faz uma lista bem prática de considerações que devem ser feitas na escolha e ordenação de Presbíteros e Diáconos. Notem que não existe uma preocupação sobre deveres[2] e atribuições aqui e sim nas qualidades a serem observadas.

Presbíteros[3] devem ser Irrepreensíveis[4], Esposos de uma só  mulher[5], nos relacionamentos devem ser Temperantes[6], Hospitaleiro , Não avarento[7], Não violento ... cordato ... inimigo de contendas[8],  no comportamento devem ser Sóbrio e não dado ao vinho[9], Modesto,  sobre as funções a desempenhar tem que ser Apto para ensinar[10], governe bem a própria casa[11] e não seja neófito, um líder da igreja não pode ser alguém sem experiência e sem conhecimento no Evangelho como seria o caso de um recém convertido, e Paulo justifica isso dizendo que uma alta responsabilidade pode causar soberba, e mau testemunho pela falta de experiência.

Diáconos devem ter as mesmas qualificações, com exceção do ensino Paulo basicamente repete os mesmos termos.

Uma parte de difícil interpretação que tem suscitado a ideia da validade das diaconisas é quando verso 11 Paulo interrompe uma descrição das qualidades dos diáconos e lança algumas recomendações sobre mulheres. As mulheres podem ser interpretadas como diaconisas, esposas dos diáconos ou todas as mulheres? Só a luz desse texto temos que concordar que a explicação mais sensata seria a aceitação da ideia de diaconisa, mas essa questão dever ser pensada e contraposta em relação ao restante das Escrituras. Essa questão é ainda mais complicada por dois motivos no nosso entendimento, as mulheres na prática na igreja primitiva se envolviam no assistencialismo, embora os sete escolhidos em Atos eram todos homens, e o diaconato não implica em autoridade sobre a igreja como é o caso de presbiterado. Mas não vamos nos ater a essa polêmica aqui.[12]

Após a qualificação dos oficiais Paulo fala da natureza da Igreja e da beleza da obra de Cristo. A Igreja do Deus vivo deve ser coluna e baluarte da verdade[13], procurando e defendendo sempre o que é justo e reto, Igreja resgatada por aquele que:

“... manifestado na carne foi justificado em espírito[14], contemplado por anjos[15], pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória[16]


[1] At 20.17,28; Tt 1.5-7; 1 Pe 5.2
[2] Cf v. 5; Fp 1.1
[3] Tt 1.6-9
[4] Não significa sem pecado, o que zeraria a lista de candidatos, mas indica que o candidato não seja alvo de algo escandaloso, tenham boa fama perante a igreja e os de fora
[5] Não há como se ter uma interpretação totalmente segura sobre essa afirmação. Podemos considerar que a infidelidade era algo muito comum na época, e aí se faz uma exigência contra isso. Por outro lado a poligamia também era comum, e novos convertidos poderiam trazer de suas vidas pregressas mais de uma esposa e assim as manterem mesmo depois de convertidos já que despedi-las seria ainda um mal maior. Porém é importante ressaltar que seja qual tenha sido a motivação de Paulo, as Escrituras condenam tanto a poligamia quanto a infidelidade dentro do projeto de família de Deus.
[6] Aquele que seja pacificador, busque a moderação entre as partes conflituosas
[7] A avareza está diretamente ligada ao egoísmo e distante da hospitalidade citada. O entendimento de que os bens materiais que Deus coloca a nossa disposição são para uso próprio é legítima,  mas da mesma forma eles devem ser usados para atender aos necessitados quando se apresentarem.
[8] Característica de quem busca a paz com os outros sempre que possível, mesmo abrindo mão de direitos, no entanto sem nunca abrir mão dos princípios do Evangelho
[9] Não dado a bebida. O problema do ponto de vista das Escrituras nunca foi o consumo de bebida e sim a entrega a embriaguez de forma contumaz. Não comungamos com a ideia que o vinho era meramente suco de uva sem fermentação, tinha seu teor alcoólico. Mas os oficiais de uma igreja devem dar exemplo sobre não se embriagarem.
[10] Destacamos essa qualidade que geralmente tem sido muito desprezada nas escolhas dos presbíteros nas igrejas, um oficial deve estar apto para o ensino, devem conhecer a palavra e estar preparado inclusive para substituir o pastor nos púlpitos em eventualidades nas quais o pastor não possa estar presente.
[11] Criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito, esposa e filhos e seus comportamentos na igreja e com o pai, são demonstrações bem claras sobre o governo do lar. Não estamos falando de despotismo nem de autoritarismo mas de um respeito real imposto pelo comportamento e pela disciplina. Se os filhos não respeitam o pai como a igreja o irá respeitar na condução da mesma? Pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?
[12] Sobre este assunto sugiro que pesquisem mais e trago dois textos concisos mas bem interessantes para abrir as mentes para o debate: http://www.monergismo.com/textos/igreja/warfield-diaconisas_schwertley.pdf e http://bereianos.blogspot.com/2014/01/respostas-argumentos-usados-em-favor-da.html .
[13] Provimento de suporte. A verdade do evangelho é encontrada na Igreja de Deus e sustentada pela mesma – 2ª T m 2.19.
[14] Rm 14
[15] At 1:10-11
[16] At 7:56

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