Leia 1ª Timóteo 3:1-16
Inicialmente faremos aqui um adendo,
somos presbiterianos e seguimos a constituição e a orientação da IPB, portanto
o conceito que temos de presbíteros e diáconos segue a linha da igreja
reformada. No entanto discordamos apenas da visão que a IPB tem de distinção de
ofícios entre pastores e presbíteros. No nosso entender biblicamente não temos
elementos para distinguir os ofícios como separados, exigindo inclusive uma
nova ordenação quando um presbítero assume a função de pastor. No nosso
entender existem funções distintas porém ofício é o mesmo. Essa não conformidade,
como entendemos, vem talvez de um momento do país onde existiam pouquíssimos
pastores e quase todos eram missionários andando de igreja em igreja, e o
acesso ao ensino religioso era muito restrito. Pastores e presbíteros[1]
tem a mesma responsabilidade sobre a condução do rebanho, principalmente no
sentido do dever.
Mas dito isto não vamos tratar
especificamente dessa nossa ideia e do que implicaria na mudança de visão, porém
tudo que dissermos aqui sobre bispos ou presbíteros é a nossa mesma visão para
pastores. Etimologicamente inclusive as palavras usadas no original designam a
mesma ideia.
Paulo enaltece a busca pelo episcopado, chama tal tarefa de
excelente obra. Faz uma lista bem prática de considerações que devem ser feitas
na escolha e ordenação de Presbíteros e Diáconos. Notem que não existe uma
preocupação sobre deveres[2] e
atribuições aqui e sim nas qualidades a serem observadas.
Presbíteros[3]
devem ser Irrepreensíveis[4],
Esposos de uma só mulher[5],
nos relacionamentos devem ser Temperantes[6],
Hospitaleiro , Não avarento[7],
Não violento ... cordato ... inimigo de contendas[8],
no comportamento devem ser Sóbrio
e não dado ao vinho[9],
Modesto, sobre as funções
a desempenhar tem que ser Apto para ensinar[10],
governe bem a própria casa[11]
e não seja neófito, um líder da igreja não pode ser alguém sem
experiência e sem conhecimento no Evangelho como seria o caso de um recém
convertido, e Paulo justifica isso dizendo que uma alta responsabilidade pode
causar soberba, e mau testemunho pela falta de experiência.
Diáconos devem ter as mesmas qualificações,
com exceção do ensino Paulo basicamente repete os mesmos termos.
Uma parte de difícil interpretação
que tem suscitado a ideia da validade das diaconisas é quando verso 11 Paulo
interrompe uma descrição das qualidades dos diáconos e lança algumas recomendações
sobre mulheres. As mulheres podem ser interpretadas como diaconisas, esposas
dos diáconos ou todas as mulheres? Só a luz desse texto temos que concordar
que a explicação mais sensata seria a aceitação da ideia de diaconisa, mas essa
questão dever ser pensada e contraposta em relação ao restante das Escrituras.
Essa questão é ainda mais complicada por dois motivos no nosso entendimento, as
mulheres na prática na igreja primitiva se envolviam no assistencialismo, embora
os sete escolhidos em Atos eram todos homens, e o diaconato não implica em
autoridade sobre a igreja como é o caso de presbiterado. Mas não vamos nos ater
a essa polêmica aqui.[12]
Após a qualificação dos oficiais
Paulo fala da natureza da Igreja e da beleza da obra de Cristo. A Igreja do
Deus vivo deve ser coluna e baluarte da verdade[13],
procurando e defendendo sempre o que é justo e reto, Igreja resgatada por
aquele que:
“... manifestado na
carne foi justificado em espírito[14],
contemplado por anjos[15],
pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória[16]”
[1] At
20.17,28; Tt 1.5-7; 1 Pe 5.2
[2] Cf
v. 5; Fp 1.1
[3] Tt
1.6-9
[4] Não
significa sem pecado, o que zeraria a lista de candidatos, mas indica que o
candidato não seja alvo de algo escandaloso, tenham boa fama perante a igreja e
os de fora
[5] Não
há como se ter uma interpretação totalmente segura sobre essa afirmação.
Podemos considerar que a infidelidade era algo muito comum na época, e aí se faz
uma exigência contra isso. Por outro lado a poligamia também era comum, e novos
convertidos poderiam trazer de suas vidas pregressas mais de uma esposa e assim
as manterem mesmo depois de convertidos já que despedi-las seria ainda um mal
maior. Porém é importante ressaltar que seja qual tenha sido a motivação de
Paulo, as Escrituras condenam tanto a poligamia quanto a infidelidade dentro do
projeto de família de Deus.
[6] Aquele
que seja pacificador, busque a moderação entre as partes conflituosas
[7] A
avareza está diretamente ligada ao egoísmo e distante da hospitalidade citada.
O entendimento de que os bens materiais que Deus coloca a nossa disposição são
para uso próprio é legítima, mas da
mesma forma eles devem ser usados para atender aos necessitados quando se apresentarem.
[8] Característica
de quem busca a paz com os outros sempre que possível, mesmo abrindo mão de direitos,
no entanto sem nunca abrir mão dos princípios do Evangelho
[9] Não
dado a bebida. O problema do ponto de vista das Escrituras nunca foi o consumo
de bebida e sim a entrega a embriaguez de forma contumaz. Não comungamos com a
ideia que o vinho era meramente suco de uva sem fermentação, tinha seu teor alcoólico.
Mas os oficiais de uma igreja devem dar exemplo sobre não se embriagarem.
[10]
Destacamos essa qualidade que geralmente tem sido muito desprezada nas escolhas
dos presbíteros nas igrejas, um oficial deve estar apto para o ensino,
devem conhecer a palavra e estar preparado inclusive para substituir o pastor
nos púlpitos em eventualidades nas quais o pastor não possa estar presente.
[11] Criando
os filhos sob disciplina, com todo o respeito, esposa e filhos e seus comportamentos
na igreja e com o pai, são demonstrações bem claras sobre o governo do lar. Não
estamos falando de despotismo nem de autoritarismo mas de um respeito real
imposto pelo comportamento e pela disciplina. Se os filhos não respeitam o pai
como a igreja o irá respeitar na condução da mesma? Pois, se alguém não sabe
governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?
[12]
Sobre este assunto sugiro que pesquisem mais e trago dois textos concisos mas
bem interessantes para abrir as mentes para o debate: http://www.monergismo.com/textos/igreja/warfield-diaconisas_schwertley.pdf
e http://bereianos.blogspot.com/2014/01/respostas-argumentos-usados-em-favor-da.html
.
[13] Provimento
de suporte. A verdade do evangelho é encontrada na Igreja de Deus e sustentada
pela mesma – 2ª T m 2.19.
[14]
Rm 14
[15]
At 1:10-11
[16]
At 7:56
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