Pular para o conteúdo principal

Devocional: I Timóteo – Falsos Mestres e Riquezas


 

Leia 1ª Timóteo 6:3-21

 

Hoje encerramos a primeira carta de Paulo a Timóteo. Embora endereçada a uma pessoa é lícito supor que o desejo de Paulo era que a carta fosse lida para toda a igreja.

 

Pela terceira vez nessa carta Paulo traz o assunto dos falsos mestres e falsos ensinos. Desta feita ele adiciona a ideia de que esses falsos mestres estivessem em busca de vantagens pessoais, dividindo a igreja por ganância. A necessidade de contendas vazias, sem aplicações práticas parecia ser para Paulo um indicativo de falsidade dos mestres.[1] Ele traz duras palavras contra aqueles que contendem contra a sã doutrina:

 

1.    Enfatuados – Cheios de si mesmos.

2.    Nada entendem – Mentes cauterizadas para enxergar a verdade em função de preconceitos e ideologias.

3.    Mania por questões e contendas de palavras – Os chamados debatedores do sexo dos anjos;

 

E lista consequências disso: “... inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim ...”.

 

Paulo faz um contraponto entre riqueza material[2] e a verdadeira riqueza de ter a Cristo, “... grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento ...”. Num exemplo de contentamento com o que nos é provido por Deus Paulo declara que temos “... com que nos vestir ...” já está tudo bem[3].

 

Nem Paulo nem a Bíblia em algum momento condena a riqueza em si, tampouco defende um conformismo em relação a situações de dificuldade financeira, porém cita claramente que a busca por melhores condições pode muito facilmente conduzir a ciladas e a concupiscências que destroem levando a ruína espiritual e a perdição.

 

Em seguida vem um dos textos bíblicos dos mais repetidos pelo povo e absolutamente de forma incorreta, não é o dinheiro que é a raiz de todos os males, mas sim o amor, o apego a ele. Dinheiro é apenas um meio de obtermos nosso alimento e nosso vestir, mas quando o dinheiro passa a ser um fim em si mesmo, pelo status que ele promove aí sim passamos a ter um grande problema.

 

Paulo exorta Timóteo a se prevenir disso e buscar a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Ele faz então mais uma doxologia, que é bem comum nos escritos de Paulo:

 

a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível; a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

 

Então encerra sua carta mais uma vez fazendo algumas exortações, contra o orgulho, apego e confiança nas coisas materiais e insta a busca pelo sólido fundamento na fé e na confiança na vida eterna. E novamente contra falsos ensinos com debates inúteis que falsamente apresentam um aura de sabedoria.



[1] Cf 1.4; 2ª Tm 2.14,23; Tt 39

[2] É muito provável que esses falsos mestres estivessem buscando proeminência na igreja visando obter lucro material com isso. v. 10; Tt 1.11

[3] Cristãos podem viver contentes porque suas necessidades são satisfeitas por Cristo – 2ª Co 12.9-10; Fp 4.11, 13

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...