Leia 1ª Timóteo 5:1 – 6:2
As viúvas
Paulo inicia essa parte da carta trazendo a figura do pastorado a ideia de relação fraternal com a congregação. Tratar os idosos como a pai e mãe e aos moços como irmãos e irmãs, com pureza.
Na sequência Paulo trata diretamente de três grupos de pessoas,viúvas, presbíteros e servos, que existiam naquela comunidade e onde provavelmente a sua intervenção era necessária para resolver problemas surgidos. Não fica claro no texto quais seriam exatamente as questões embora possamos inferir algumas.
Primeiro ele vai tratar das viúvas. Inicialmente ele faz uma distinção entre as viúvas que teriam um suporte familiar como filhos e netos e que deviam ser sustentadas por esses, daquelas que realmente não teriam mais ninguém. O sustento dos pais por parte dos filhos diz Paulo “... é aceitável[1] diante de Deus.” E esse sustento desoneraria a igreja que assim poderia direcionar seus recursos para quem de fato precisasse.
Já outro grupo formado por viúvas que tinham realmente dificuldade deveriam ser uma preocupação da igreja. Esse cuidado é ressaltado tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.[2] Paulo passa algumas instruções que devem ter sido importantes no contexto daquela igreja: com pelo menos 60 anos, esposa de um só marido, tenha criado filhos, exercitado a piedade, tenha bom testemunho, lavado os pés dos santos, socorrido atribulados e tenha tido uma vida zelosa. Antes de ser uma lista de pré-requisitos, já que se assim a considerarmos Paulo estaria excluindo por exemplo uma viúva que se converteu já como anciã, e não nos parece natural que Paulo tivesse esse tipo de pensamento, mas seja até mais uma lista de deveres comportamentais para todas as mulheres, inda mais para as viúvas.
Ele trata em seguida, das viúvas mais novas que se tornaram levianas[3] abandonando seu compromisso de pureza com Cristo. Não devemos entender que as viúvas mais novas deveriam cumprir um celibato pelo restante de suas vidas, mas que a questão está ligada ao comportamento de uma forma geral. E isso fica ainda mais fácil de entender pelo que segue, onde ele critica a ociosidade, “batendo pernas” de casa em casa, sendo tagarelas e intrigantes, entendam aqui como quem cria intrigas, fofocando, falando o que não deviam falar.[4] Quando Paulo cita o desejo de as viúvas novas voltem a casar e faz o contraponto em relação a que algumas já se desviaram nos demonstra que uma prática a ser combatida estava no caminho que algumas viúvas estavam trilhando de uso de sexualidade fora do casamento.
Os Presbíteros
Nesse momento aqui Paulo inicia tratando mais do compromisso da igreja para com seus presbíteros[5], cobrando que a igreja os remunere e ajude no sustento enquanto eles se dedicam ao estudo e ao ensino.
Ele faz recomendações de como tratar questões referentes a disciplina de presbíteros. Não aceitar denúncias que não sejam corroboradas por outras testemunhas, que os pegos em pecado sejam repreendidos diante da congregação.
Paulo então fala diretamente a Timóteo requerendo dele um juramento de que diante de Deus, de Cristo Jesus, e dos anjos eleitos[6], que buscará de forma incessante seguir os conselhos de Paulo sem parcialidade e sem restrições ou preconceitos. Quando Paulo fala da precipitação na imposição das mãos, me remete a uma questão que de muito me preocupa, como as igrejas tem escolhido mal seus presbíteros e como essa responsabilidade recai sobre os líderes da igreja em não instruir corretamente a igreja sobre a escolha e como deve ser escolhido.
O pecado não se oculta para sempre, bem como as boas obras logo se manifestam.
Senhores e Servos
Os servos devem desempenhar suas tarefas com todo zelo, aqui claramente Paulo está falando para os servos convertidos que ainda permanecessem como servos de senhores não convertidos inicialmente, mas também faz alusão a servos cristãos de senhores cristãos afirmando que o servo deve respeito ao seu senhorio. Insta que todos devem ainda mais se esforçar no cumprimento de suas tarefas.
[1] Importante ressaltar que o conceito de aceitável para Deus não é o de “tá bom, pode ser.” Deus não se contenta com nada menos do que a excelência, logo o conceito de aceitável aplicável aí no contexto é de requerido, exigido.
[2] Dt 24.19-21; Is 1.17; Jr 22.3; Zc 7.9-10; MI 3.5; v. 16; At 6.1; T g 1 27
[3] Essa palavra no contexto bíblico está sempre associada a uma vida sensual.
[4] “A vaidade é definitivamente meu pecado favorito” é uma frase do final do filme O Advogado do Diabo, onde Al Pacino interpreta o próprio, mas no caso das viúvas talvez seja a maledicência o pecado favorito delas pelo que Paulo deixa transparecer.
[5] Já tratamos disso em outro momento, mas esse extrato reforça ainda mais a nossa ideia que presbiterado exclusivamente administrativo não é algo que se enxergue na Bíblia, e reforçamos a ideia da não existência de um duplo ofício.
[6] Provavelmente uma referência as testemunhas citadas em Mt 25:31 e Ap 14:10.
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