Leia 1a Timóteo 4:1-16
Paulo estava claramente combatendo a
heresia de uma seita que buscava estabelecer uma separação “santificadora” a
respeito de usos e costumes, estabelecendo-se pelo sectarismo. A revelação do Espírito
não especificada por Paulo[1] não
se refere, apesar do que a expressão nos últimos tempos faça parecer, aos
momentos iminentemente anteriores a segunda vinda de Cristo.[2] E
ele está combatendo heresias não surgidas de fora, mas de dentro da própria
igreja.
Tenho dito em alguns momentos que me
incomoda muito menos heresias absurdas como as pregadas por pastores midiáticos
como um Edir Macedo ou um Valdemiro Santigo, isto porque estas são fáceis de
notar, do que pequenas heresias como as plantadas pela turma da “chave hermenêutica
cristocêntrica[3]”,
porque estas se revestem de uma aparente piedade sendo mais difíceis de serem
notadas pelos incautos.
Paulo chama de demônios, certamente
ele não estava dizendo que eram literalmente demônios encarnados, mas falsos
propfetas a serviço de satanás. Proibiam casamentos e determinados alimentos[4] ,
porém Paulo afirma de forma preremptória que “... que tudo que Deus criou
é bom.” Na criação de Deus lá no Gênesis está bem claro em diversos
momentos essa afirmação de Paulo.
Paulo então faz a Timóteo uma séria
de orientações sobre o ministério que deve exercer.
1. Apresentar a fé[5] de
forma fidedigna;
2. Ser diligente, dedicado no trabalho;
3. Rejeitar as fábulas, histórias
contadas pela tradição fora da Palavra que serviam a estabelecer costumes que não
eram requisitos bíblicos.
4. Exercitar a piedade. Piedade não é
uma aparência, e sim uma devoção bem disciplinada a oração e leitura.
Paulo reforça a questão da piedade
dizendo que a Palavra “... é fiel e digna de inteira aceitação” .
Um cuidado que devemos ter nesse texto é com a expressão “... Salvador de
todos os homens, especialmente dos fiéis.”. Paulo não está pregando o
universalismo, mesmo porque se pegarmos essa literalidade no Português nessa frase
estabeleceríamos dois graus de salvação. O sentido de todos aqui não é de cada
um em sua individualidade e sim de que a salvação foi estendida a todos os tipos
de homens, ou seja deixa de ser algo restrito aos judeus para ser estendida a
todos os povos.[6]
É difícil estabelecer exatamente
porque Paulo fala a Timóteo a não se deixar intimidar pela pouca idade dele.
Talvez alguns não estivessem dando ouvidos a ele por isso ou até mesmo o próprio
Timóteo se sentisse intimidado em confrontar alguns ensinos por conta da idade
e proeminência que os autores tivessem. Porém Paulo ordena que ele supere esse
obstáculo a fim de trazer a todos a fé verdadeira.
A autoridade de Timóteo na pregação
teria que vir do exemplo de uma vida efetivamente piedosa. O ensino deveria ser
o principal método usado por Timóteo no combate aos falsos ensinos.
[1] IAt
20.22-31; cf. 21.11
[2] A
expressão “últimos tempos” trada da era iniciada na primeira vinda de Cristo e que
será concluída na sua segunda vinda - At 2.17; Hb 1.2; 1ª Pe 1.20; 1 Jo 2.18;
cf. 2ª Tm 3 1
[3] Não
estou dizendo de forma alguma que Cristo não seja a chave do EVANGELHO. Toda a
Bíblia aponta para a obra vicária de Cristo, tanto no Antigo quanto no Novo
Testamentos. E aí exatamente está o problema, essa turma da Chave parte desse
pressuposto que está correto para vender sua mentira e engodo de que o restante
da Bíblia pode ser desprezado ou relevado (mesmo que não afirmem isso literalmente, mas
pregam com esse entendimento) e ser considerado apenas as letras vermelhas que
são as palavras ditas pelo próprio Jesus. Claro que a parte na qual Jesus afirma
a validade da lei e não sua revogação eles preferem não abordar.
[4]
Algumas vertentes do gnosticismo afirmavam que o mundo era essencialmente mal e
deveria ser evitado.
[5]
Nunca é demais citar que o conceito de fé para Paulo não é apenas de crença e
confiança, mas de fidelidade ao ensino da são doutrina.
[6] Mt
11:28; Jo 10:15; Mt 22:14; Rm 8:30
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