Pular para o conteúdo principal

Devocional – Salmo 27 – Um chamado a confiar.




Salmo 27

Esse Salmo é bem conhecido, pelo menos o seu primeiro verso. Existe desde muito um pequeno cântico que se ensinavam as crianças há bem mais de 70 anos.

De forma bem breve e objetiva vamos dar uma passada em cada um dos versos desse Salmo escrito por Davi.

1.    Luz e Salvação – O Senhor é quem clareia, ilumina, nos dá capacidade de entendimento, nos permite enxergar o caminho. Ir sem dúvidas e sem tropeços. Diante dessa luz não há nada que possa ficar oculto. Sabemos como é impossível seguir por um caminho no escuro ainda mais se ele oferecer perigos constantes ao longo  da jornada. E como decidir qual a forma mais segura se não enxergamos o que está adiante?

Deus é quem livra e salva em qualquer situação. Deus é o guarda de nossa alma.

2.    Malfeitores – Davi começa a apresentar um quadro onde ele vê pessoas se organizando para ataca-lo. Não está claro qual seria de fato a ameaça, a palavra destruir pode ser traduzida por caluniar. Mas o importante mesmo, independente do que fosse, é a confiança apresentada por Davi, “... tropeçam e caem”

3.    Terei confiança – Davi fala de exército se preparando para combate-lo, no entanto seu coração não se atemorizará e se sobrevier a guerra ele permanecerá confiante em Deus.

4.    Casa do Senhor – O salmista usa a figura do templo[1] para apresentar a ideia de que o ideal de vida dele era estar na presença de Deus continuamente, ressaltando alguns aspectos desse seu apego: pedir, buscar, viver(morar) e adorar(contemplar) a essência do divino.

5.    Sobre uma rocha – Nos momentos difíceis, nos dias de angústia, Deus nos protege, nos acolhe e nos põe sobre um lugar elevado. Temos uma figura aqui que remete a ser colocado em um lugar inalcançável por ninguém mais além do Nosso Deus.

6.    Cantarei e salmodiarei – Davi expressa a sua alegria e gratidão após o livramento, e manifesta isso diante da congregação em ações de graça.

7.    Compadece-te de mim – Mesmo totalmente confiante em Deus, o salmista sente a necessidade de suplicar, e clamar a Deus. Aqui temos implicitamente uma lição preciosa sobre oração. Deus nos guarda, nos protege e nos salva, no entanto tal confiança não pode ser motivo de negligência em relação a oração. Deus nos protegerá como um pai protege seus filhos, no entanto a deliciosa sensação de proteção vem a partir de nossa oração.

8.    Buscarei – Davi continua nos ensinando algo maravilhoso, o coração dele sentiu o chamado a comunhão ao suplicar, e ele responde assertivamente que buscará a presença de Deus. Estar na presença de Deus requer comunhão. E essa comunhão só nos vem pelo conhecimento da Palavra e do contato em oração.

9.    Não te escondas – O salmista reconhece de forma humilde aqui a soberania e majestade divina, Deus revela a Sua face conforme Sua Santa Vontade. Aqueles a quem Deus não amou na eternidade jamais poderão desfrutar dessa graça abençoadora de chama-lo de Deus da minha salvação.

10.Me abandonarem – Davi enaltece o amor e cuidado divino muito acima do cuidado e amor paternos.

11.Ensina-me – Uma forma muito recorrente nos Salmos, Davi retorna ao assunto introdutório. Clama por sabedoria e discernimento para não resvalar os seus pés tropeçando e caindo pelo caminho. Pede que o próprio Deus vá lhe indicando o caminho melhor, onde deve andar.

12.Não me deixes a vontade – Davi entende e nos apresenta aqui a verdade que nossa própria santidade depende dEle mesmo. Ele mesmo é quem impede que sejamos entregues a nossos inimigos.[2] “... só respiram crueldade.” Não há de bom no mundo, na carne nem no príncipe do mal.

13.Verei a bondade – Davi confiava que sempre teria a frente uma visão mais completa da graça e bondade divinas. Essa confiança já nos trás vislumbres nessa vida terrena mesmo antes da glorificação final.

14.Tem ânimo – Outra forma muito comum no encerramento dos Salmos, a pessoa que profere as afirmações é modificada no fim, da primeira pessoa para a terceira pessoa, indicando uma aplicação prática em nossas vidas trazida por Deus através de Sua Palavra revelada:

a.    Se anime – Um chamado a confiança;
b.    Fortaleça, teu coração – Busque a santidade e a comunhão com Deus;
c.     Espera – Viva pela fé tendo a certeza nas promessas.
 

Que Deus, o Nosso Pai, nos fortaleça na confiança e dependência dele.



[1] O templo ainda seria construído, e o seria por seu filho Salomão, mas Davi já vislumbrava a ideia da casa dedicada a Deus, mesmo que naquele momento o que existisse ainda como representação era o tabernáculo.
[2] O que poderia destruir nossa alma? Os prazeres do presente século (Mc 4:18-19), os desejos da carne (Mc. 4:16-17) e o próprio satanás (Mc. 4:15).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...