Pular para o conteúdo principal

Totalitarismo X Cristianismo






Um amigo postou isso no Facebook e me senti compelido a comentar.

Acho que quase nenhum cristão discutirá a origem do mal e da perversidade sendo procedente do coração humano, aquele que está absolutamente corrompido pelo pecado, escravizado desde Adão, e de onde só procede coisas depravadas. Isso é um fato que está posto claramente nas Escrituras.


Porém desprezarmos um análise um pouco mais complexa sobre as origens das ações humanas é dar chance maior ao engano e ao erro.


Ao longo da história foi construído um espantalho que é o conceito que tudo que se não auto declara como comunista/socialista é direita. O conceito de direita surgido originalmente na briga entre Jacobinos e Fabianos na revolução francesa e desenvolvido ao longo do tempo remete a dois pontos básicos: Liberdade individual e Responsabilidade Pessoal.


Cada um deve ter a liberdade de agir e pensar e até se manifestar como quiser e também ser responsabilizado por cada atitude sua. Nega a possibilidade de interferência do estado na vida pessoal. E por consequência isso leva a liberdade econômica.


Dito isso fica claro que absurdos e enganados e enganosos existem sempre em qualquer área, mas não podemos desconsiderar que para maior parte da população brasileira o que está em jogo é um embate entre dois modelos, um totalitarista de estado, onde tudo tem que ser visto pela óptica do coletivismo, e aqueles que brigam pelo direito de dirigirem suas próprias vidas de acordo com aquilo que acreditamos, no nosso caso dentro de uma cosmovisão cristã, incluindo aí a visão que a ajuda a redução da miséria faz parte de nossa responsabilidade social, e não que ela seja convenientemente terceirizada a entidade ESTADO.


Para concluir quando se associa Nazismo, Fascismo e Socialismo/Comunismo é porquê existem fortes características que os aproximam:


1. Coletivismo como absolutamente superior ao individual;
2. Presença forte do Estado na economia e no ditame dos costumes;
3. Presença de um líder incontestável;
4. Supressão ou submissão da religião ao estado;
5. Supressão da cultura local por uma homogeneizada;
6. Rígido controle dos meios de produção ainda que sob direção parcial de empresários;
7. Estado policialesco;
8. Incentivo a ruptura da unidade familiar;
9. Reengenharia social;
10. Divisão da sociedade em "classes" e promoção do conflito entre elas;


Teriam alguns outros, mas esses creio que já demonstram bem a proximidade entre essas correntes.

Por fim, dentro da cosmovisão cristã saida é impossível compatibilizar nossos valores com os valores dessas correntes, nem com muito exercício retórico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...