Ontem nos deparamos com um caso de um rapaz sendo caluniado através do facebook, nossos filhos o conhecem e sabem que se trata de uma pessoa de bem.
Veja o vídeo dele explanando o assunto clicando aqui.
Veja o vídeo dele explanando o assunto clicando aqui.
Não quero tratar aqui especificamente do que está ocorrendo com ele, ele já está tomando as providências devidas com registro de ocorrência, e torcemos para que as pessoas envolvidas sejam encontradas e devidamente punidas. E que na medida do possível ele não sofra consequências desse ato sórdido.
O que quero tratar aqui é de algo que tratamos em família ontem. Minha esposa ao saber do assunto comentou - como pode tanta maldade. Na hora me lembrei de uma discussão recorrente nas igrejas, quase sempre quando pessoas são contraditadas por expressarem uma ideia equivocada do ponto de vista doutrinário, vem sempre pela própria pessoa ou por "apaziguadores".
"O importante é pregar o evangelho."
Como se a ideia de estudar doutrina fosse um problema, algo errado. A compreensão doutrinária nos ajuda em muito a ter uma cosmovisão correta do mundo onde vivemos.
Doutrina aplicada ao nosso dia a dia nos esclarece, ensina e dá apoio para atuarmos da forma que agrada a Deus.
Queremos agora falar um pouco sobre a doutrina da Depravação Total.
A Bíblia nos diz que o homem não regenerado é absolutamente escravo de Satanás, e, por isso, é totalmente incapaz de exercer sua própria vontade livremente (para salvar-se), dependendo, portanto, da obra de Deus, que deve vivificar o homem, antes que este possa crer em Cristo.
Referências Bíblicas: Gn 2:17 e 6:5; Jó 14:4; Sl 51:5; Ec 7:20; Is 64:6 e 7; Jr 4:22; Jr 17:9; João 3:3, 19 e 36; 5:42 e 8:43 e 44; Rm 3:10, 11 e 12 e 5:12; 7:18 e 23 e 8:7; I Cor 2:14; II Cor 4:4; Ef 2:3 e 4:18; II Tim 2:25 e 26; Tt 1:15;
- No princípio o homem foi criado a imagem de Deus;
- Recebeu de Deus entendimento;
- Sua vontade e seu coração eram retos, seus afetos puros;
- Desviando-se de Deus, instigado por Satanás pecou e se privou desses dons;
- Ao pecar trouxe sobre si uma maldição que afeta todo seu ser;
- Todos os filhos e gerações seguintes são alcançados pelo pecado original que é extensivo a toda a humanidade, exceto a Cristo;
- Portanto os homens concebidos em pecado são incapazes de qualquer ação que os salve, inclinados ao mal, mortos e escravos do pecado;
- O pecado afeta todas as partes do homem. O coração, emoções, o querer, mente e corpo são todas afetadas pelo pecado. Nós somos completamente pecaminosos. Nós não somos tão pecaminosos como poderíamos ser, mas somos completamente afetados pelo pecado;
- A Doutrina da Depravação Total é derivada das escrituras que revelam o caráter do homem:
- O coração do homem é maldoso (Marcos 7:21-23) e doente (Jer 17:9).
- O homem é escravo do pecado (Rom 6:20).
- Ele não busca a Deus (Rom 3:10-12).
- Ele não consegue entender as coisas espirituais (1 Cor 2:14).
- Ele tem inimizade com Deus (Ef 2:15). E, é por natureza filho da ira (Ef 2:3).
- A pergunta é: “Na luz das escrituras que declaram a verdadeira natureza do homem como sendo completamente perdido e incapaz, como é possível para qualquer um escolher ou desejar Deus? “
Temos uma tendência natural de nos enxergamos, a humanidade, como pecadores com toques de bondade. O que a Palavra nos ensina é que se Deus não refrearse a maldade a humana viveríamos num caos inimaginável. Somos escravdos do pecado que habita em nós, e por nós mesmos nada podemos produzir de bom.
O homem em si não tem nada de bom, e se não for pelas amarras que Deus impõe a essa maldade, casos como esse e piores que esse seriam bem mais comuns do que vemos.
Não há nada de bom em nós, tudo em nós foi corrompido pelo pecado, só o Espírito Santo de Deus atuando consegue refrear essa natureza degradada do ser humano.
A compreensão disso nos fará enxergar corretamente o que acontece no mundo a nossa volta.
Portanto doutrina é sim, importante. Como queríamos demonstrar.
Comentários
Postar um comentário