Pular para o conteúdo principal

Pendenga Reformada X Pentecostal






Nos últimos tempos tem sido recorrente nas redes sociais e através de blogs discussões entre auto intitulados REFORMADOS  e auto intitulados PENTECOSTAIS, em alguns momentos o embate é CALVINISTAS X ARMINIANOS.

Duvido que alguém que seja de fato crente em DEUS não seja um apologeta. Vou até mais longe, duvido que um seguidor de qualquer religião monoteísta não seja apologeta de sua crença. Para ser universalista preciso ser animista e não dá para crer num DEUS único.

Mas voltando ao assunto das pendengas o que grassa mesmo é uma INTOLERÂNCIA nada bíblica, para ser reformado, e nada espiritual, para ser pentecostal.

Outra coisa que parece estranho é que se olharmos a maioria das discussões elas se atem a poucos itens:

ELEIÇÃO X ESCOLHA DO HOMEM
PEDOBATISMO X  CREDOBATISMO
CESSACIONISMO X CONTINUÍSMO

Falando agora para o grupo dos reformados no qual me encontro, as doutrinas defendidas pelas Igrejas Reformadas da segunda onda da reforma protestante vão muito, mas muito além, e diria acima dessas tres questões acima.

Num paradoxo, sugiro que alguns reformados estudem mais, a essência da reforma começa exatamente por estudar, estudar e aí então estudar mais ainda.

Não pretendo me estender muito, mas DOUTRINA REFORMADA começa por algumas questões essenciais. SOBERANIA e GRAÇA eu diria. Se esses dois itens são compreendidos os demais veem naturalmente a nossa compreensão.

Há muito mais. Todo o Estudo do SER de DEUS,  a Cristologia e a Pneumatologia só serão compreendidas a partir do entendimento da SOBERANIA DIVINA e como essa SOBERANIA permite por SEUS DECRETOS a existência da GRAÇA.

Se não entendemos a SOBERANIA  e a GRAÇA DIVINA jamais entenderemos bem o DEUS DOS PACTOS, ou como eu até prefiro, o DEUS DO PACTO, porque para mim existe apenas um PACTO feito por um DEUS SOBERANO que decidiu se relacionar com a sua criatura.

Não há como debater nenhuma das questões acima sem essa compreensão, uma cosmovisão distorcida só trará debates em geral inócuos e que muitas vezes vão num crescente de violência verbal nada cristão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...