Pular para o conteúdo principal

UZÁ Usado por Deus para um avivamento? #SQN




Sinceramente, tem mensagens que são muito difíceis de ouvir.

Não porquê sejam duras, mas porquê estão distantes do que Deus quis revelar, não se sustentam diante de qualquer exegese, mesmo as mais suaves.

O pastor abre para a mensagem em II Samuel 6, a passagem onde Uzá é fulminado por Deus por ter tocado a arca com a melhor das intenções que estava incorretamente sendo transportada a mando de Davi de Gate para Jerusalém.

Primeiro ele diz que Uzá foi usado ( sem trocadilho ) para despertar um avivamento em Israel. Primeiro esse avivamento não se apresenta em nenhum momento, segundo que Uzá foi exterminado por desobedecer um mandamento.

Em seguida ele diz que Uzá, é um tipo de Cristo, sendo sacrificado pelo bem do povo. Não precisa ir muito a fundo para entender que as causas da morte de Uzá, nada tem a ver com a causas da morte de Cristo. Cristo foi um sacrifício voluntário de Deus pelo seus eleitos. Uzá apenas foi vítima de seu próprio pecado.

Depois o pastor saca não sei de onde uma ideia bizarra na qual adoração só existe no sofrimento e na perseguição. Até fecho em parte com ele quando ele diz que cantar na igreja não é adorar ( eu incluiria um necessariamente), entendendo que cantar pode ser parte da adoração. Mas daí a dizer que a adoração só existe em momentos nos quais os salvos pela graça estão sendo perseguidos, joga numa vala de vida sem sentido milhões de cristãos que nunca foram fortemente perseguidos. E ainda cita Paulo e Silas em cadeias, para depois dizer que chamaram todos os demais presos mesmo que ainda não salvos para adorar. Desde quando pode-se adorar a Deus sem ter sido regenerado?

Nem vou entrar na técnica homilética para não me chatear mais, já que pelas tantas para ganhar a platéia passou a alegorizar tudo e a contar piadas, inclusive envolvendo sexo ( chave primaria para fazer rir ) para animar o auditório.

E ainda contou uma historinha que pela minha lembrança já ouvi quando era novinho, isso faz tempo.

Por que será tão difícil ser apenas fiel ao texto e ensinar o básico. Uzá morreu porquê decidiu agir com sinceridade porém ferindo o mandamento divino, isso porque um povo obstinado, incluindo seu rei Davi, resolveu menosprezar as ordenanças e a Lei de Deus. Simples assim.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...