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Tolices que Cantamos XIII - Casa Cheia



Andei ouvindo por esses dias mais uma pérola do no sense herético da gospelândia músical.

Trata-se da música Até que a casa esteja cheia de Rodolfo Abrantes.

Quem quiser pegar a letra inteira pode procurar no Google que acha fácil. Aqui nós vamos destacar apenas as partes mais gritantes.

E olha que a letra não economiza nos erros.

Começa logo com:

Desse amor, sou mais uma vítima

Vamos primeiro ao significado da palavra vítima

Substantivo feminino.
Animal ou indivíduo que os antigos ofereciam a seus deuses em sacrifício.
Pessoa assassinada, ferida ou ofendida por outra.
No sentido figurado pessoa que sofre por culpa sua ou de outrem: exemplos vítima do amor; vítima da fome.
Pessoa que sofre acidente, desastre, desgraça ou calamidade: vítimas do incêndio.
Por Extensão, qualquer coisa que sofre dano ou prejuízo: as novas teorias são vítimas do conservadorismo.

Pode ir em qualquer dicionário que você não encontrará nenhum significado muito diferente deste. E aí nos vem a pergunta, em se tratando do AMOR DE DEUS faz algum sentido nós sermos vítimas desse AMOR? Aliás a única vítima do amor de DEUS foi o próprio CRISTO.

Na sequência vem

Ele me tem, desde o primeiro dia
Nosso encontro, já se aproxima
Eu posso te ouvir, chamar meu nome


Vai aí uma certa licença poética, mas fica difícil fazer uma interpretação adequada da ideia. Mas vamos a frente.

Vou me deitar, e com os olhos percorrer o caminho do sol
Eu vejo correr, como alguém que nunca se cansou
Sim eu quero ser, essa peça
Que funciona até o teu sonho se realizar

Aqui vemos mais um erro recorrente que é atribuir a Deus um sentimento que é meramente humano, DEUS não SONHA, Ele DECIDE, PLANEJA e REALIZA. Além é claro da pretensão clara de ser a mola propulsora da realização do sonho(!?) de Deus.

No silêncio, eu sinto a tua brisa, e quando eu penso em ti
Tua mão me acaricia, vem de dentro


Temos no verso acima outra recorrência que denotar uma intimidade quase física com Deus. Vá lá e admita-se alguma licença poética, mas a palavra acaricia no contexto do português brasileiro quase sempre está ligada a uma conotação de intimidade de relacionamento sexual.

Cada cor desse jardim
Desde que a luz nasceu
Nada é tão real pra mim
Vou me deixar levar como uma nuvem pelo vento e ver
A terra passar, do alto e simples como deve ser
Sim eu quero ter, um coração ligado ao teu
Pra que onde eu for, seja você em meu lugar


Esse trecho é de difícil interpretação. O que é real? As cores do jardim? Ser levado pelas nuvens seria o quê, teologia de Zeca Pagodinho? Seja Deus no meu lugar? Como assim? Nós até podemos refletir Deus em nós, mas Deus não assume nossas funções e nunca representaremos completamente a Deus.

Que das minhas feridas, saia poder pra curar

Essa fica sozinha porque é outro grande destaque. Nossas feridas? Nosso poder para curar? Nossa comunhão com o SENHOR nos confere poderes místicos? Onde podemos encontrar na PALAVRA que algum sofrimento que passamos seja um tipo de sacrifício salvífico?

Que cada hora perdida me lembre que não é pra eu parar
Até que a casa esteja cheia
Até que o teu reino vem
E que cada coisa esteja em seu lugar
Como o pai sonhou, toda terra cheia da sua glória


No fechamento voltamos a questão do sonho, mas tem mais. Qual a profecia que nos trás a ideia de casa cheia? O que seria exatamente uma casa cheia? O reino ainda vem? Que saibamos pelas PALAVRAS do próprio JESUS o reino dele já veio e já está estabelecido.

Onde nas ESCRITURAS encontramos algo que nos dê a menor possibilidade de imaginar que a existirá uma casa cheia da GLÓRIA de DEUS antes do advento da segunda vinda de CRISTO?






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