Pular para o conteúdo principal

A homenagem chegou a tempo!


Deus nos faz entender sua presença em vários momentos de nossa vida. Muitos já me ouviram falar que não preciso de anjos, visões, sonhos ou acontecimentos espetaculares para saber que ali está a mão de Deus.

Como alguns já sabem, acabei de concluir e publicar meu livro. Nas páginas de agradecimento registro meu agradecimento a tres pastores muito importantes na minha formação e visão do evangelho.

É certo que existem alguns nomes que admiro pela sapiência e estudo muito o que eles escrevem e escreveram, mas esses tres foram para mim referência na prática do evangelho.

O primeiro deles foi o Rev. Celso Lopes, para mim exemplo de sabedoria, humildade e tranquilidade. O terceiro é o Rev. Aurélio Darlan, alguém leva ao extremo a aplicação da graça.

E o segundo que está lá, era o Rev. Luiz Honorato de Morais para mim  exemplo de desprendimento, um servo que deixou-se gastar e muito pelo evangelho.

Certa feita ouvi de sua boca que estava "agoniado" por estar há 7 anos a frente da mesma igreja, a qual ele havia fundado, e sabidamente só sairia dali se quisesse, ao perguntar-lhe porquê, me respondeu, não consigo ver o evangelho sem plantação de novas igrejas, eu sou um plantador de igreja, disse.

E o era. Em determinado momento mais de 70% dos trabalhos presbiterianos em Maceió tinham saído de suas ações. Com ele o presbiterianismo de Alagoas começou a se expandir além das dissensões.

Foi a ele que pedi que escrevesse algo para por na capa externa do livro, afirmação elogiosa e um tanto quanto “exagerada” sobre mim. Mas porque citei o livro e essa homenagem que fiz a ele?

No sábado passado estive com ele para entregar-lhe o livro em mãos, não que o objetivo fosse esse, mas o vi emocionar-se ao receber a homenagem. Tivemos uma conversa bem agradável de quase duas horas sobre o passado e o que havíamos vivido nesses quase 15 anos que passei morando longe e que em poucas oportunidades nos vimos.

Hoje cedo recebi a notícia de seu falecimento. Aprouve a Deus leva-lo neste momento para junto de si. Foi-se um PASTOR muito além do reverendo e da forma como o Brasil ver boa parte dos chamados pastores.

Confesso que ao mesmo tempo que a tristeza me aflige por perder a conivência de um amigo, Deus me consola e me alegra por ter me dado tempo de prestar a homenagem mais que devida. Quase não publico o livro agora por questões financeiras. Venho adiando essa decisão há quase 4 meses. Escritor sem fama é assim mesmo, paga a impressão do próprio bolso. Mas veio a mim 30 dias atrás essa convicção que era a hora de publicar.

Mais uma vez Deus se fez bem presente e real em minha vida.

Obrigado Senhor por ter tido a oportunidade de ajudar na fundação da IPB do Jacintinho cooperando o Rev. Honorato. Obrigado por ter me permitido, me dado a benção, mesmo que a força, alguns compreenderam essa afirmação, de ser sua ovelha por cerca de 10 anos. Obrigado Deus,  por ter pela sua instrumentalidade me entregue ao dom do ensino e ao presbiterato. E Muito Obrigado Deus por ter-me dado tempo de dizer isso pessoalmente a ele.

Tenho certeza que o Senhor o tem em seus braços nesse momento. No céu nunca mais faltará quem cante

 GLÓRIA! GLÓRIA! ALELUIA! VENCENDO VEM JESUS!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...