Pular para o conteúdo principal

Adventistas e TJs são mesmo diferentes?


Recentemente estive num debate sobre a similaridade entre a Igreja Adventista do Sétimo Dia e as Testemunhas de Jeová.

Não vou traçar aqui um texto completo sobre o assunto mesmo porque existem textos em profusão na internet sobre isso, um muito bom pode ser visto aqui. Vamos apenas a um quadro resumo de parte das afirmações. Notem que os textos abaixo são extraídos do próprio material das duas seitas.

Se com isso você ainda continua a entender que são igrejas diferentes e que uma delas pode ser chamada de evangélica só posso lamentar.

Não esqueçam que as duas nasceram do mesmo ramo na virada do século XVIII para o século XIX.

Adventistas
Testemunhas de Jeová
Acreditam ser a única Igreja verdadeira chamada de “Igreja Remanescente” (Sutilezas do erro. CASA, 1ª Edição, p. 30).
Acreditam ser a única religião verdadeira na terra (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV. p.190).
Possuem os escritos de Ellen G. White como autoridade doutrinária. Para eles, esses escritos são divinamente inspirados (Revista adventista, fev/84, p.37).
Possuem os escritos da liderança chamada de “Corpo Governante”. Para eles, esses escritos são inspirados (A Sentinela, 01/06/1968).
Consideram as demais igrejas como parte da “Grande Babilônia do Apocalipse” (O Grande Conflito. CASA. 1988, p.383).
Consideram as demais igrejas como parte da “Babilônia, a grande” (A Sentinela – Perguntas dos Leitores. 15/8/75, p. 511-2).
Marcaram a volta de Cristo para 1843 e, depois, para 1844 (Dick, Everett. Fundadores da mensagem. CPB, p.9).

Marcaram várias vezes a volta de Cristo: 1814,1818,1825 e 1975 e deram explicações estravagantes ás suas derrocadas escatológicas (Estudos das Escrituras. STV, vol 3, p. 228).
Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1844 e está hoje julgando os crentes no céu por meio do estranho ensino do Juízo Investigativo (O grande conflito. CPB. 24ª Ed., 1980, p.483).

Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1914, culminando na doutrina da Parousia (Estudos das Escrituras. STV, vol. 3, p. 228).
A verdade e a salvação só se encontram no movimento adventista: “No mundo só existe uma igreja que presentemente se acha na brecha tapando o muro e restaurando os lugares assolados…” (Testemunhos seletos. CPB, vol. 2, p. 356)
Dizem que pessoa precisa pertencer à organização de Jeová para receber a bênção da vida eterna (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV. p.225)
Preservam alguns costumes judaicos como a alimentação dietética e a guarda do sábado (White, Ellen G. Testemunhos seletos. CPB, p.23).
Preservam alguns costumes judaicos como o respeito pelo sangue (Raciocínios à base das Escrituras. STV, p.343-348)
Não acreditam na salvação somente pela fé. O adepto precisa guardar a lei mosaica, em especial os dez mandamentos, principalmente o sábado (White, Ellen G. Testemunhos seletos. CPB, p.23).
Não acreditam na salvação somente pela fé. O adepto precisa fazer o que a organização mandar (Ministério do reino. STV, 1984)
Possuem uma interpretação particular sobre os 144 mil do Apocalipse (Reformation Study Course, Lessom 16, International Missionary Society, DAS, Reform Movement).
Possuem uma interpretação particular sobre os 144.000 mil do Apocalipse (Proclamadores do reino. STV, p.717).
Acreditam no sono da alma e na imortalidade condicional. Ou seja, a alma do homem não sobrevive após a morte, fica dormindo até o dia da vinda de Jesus (Sutilezas do erro. CASA, 1ª Edição, p. 217)
Acreditam no aniquilacionismo. Isto é, a alma não sobrevive após a morte (Seja Deus verdadeiro. STV, p.72)
Não acreditam no inferno, o inferno seria a própria sepultura (White Ellen G. O grande conflito. CPB, p.540,541).
Não acreditam no inferno, o inferno seria a própria sepultura (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p. 83/7)
Acreditam na extinção total dos ímpios (White Ellen G. O grande conflito. CPB)
Acreditam na extinção total dos ímpios (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.76-80)
Acreditam que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa (White, Ellen G. Primeiros escritos. CPB, p.164)
Acreditam que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.191).
Acham que foram levantados por Deus para restaurar a essência do verdadeiro cristianismo, em especial o dia santificado: o sábado (White, Ellen G. Mensagens escolhidas. CPB, p.63).
Acreditam que foram levantados por Deus para restaurar a essência do verdadeiro cristianismo, em especial o nome de Deus, que seria Jeová (Conhecimentos que conduzem à vida eterna. STV, p. 25/7).
Acreditam que as demais igrejas cristãs apostataram da fé (Testemunhos seletos.Vol 2.1956, p.386).
Acreditam que as demais igrejas cristãs apostataram da fé (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.190).
Usam jargões como “verdade presente” para justificar suas novas revelações (A verdade pressente. Ano 1. Jan/2002. 1ªedição).
Usam jargões como “lampejos de luz” para justificar suas novas revelações (The Watchtower. 02/1881, p.188).


Comentários

  1. Eu como TJ respondo que sim e muito. Embora haja realmente algumas similaridades.
    1- Os adventistas acreditam que Ellen White era uma profetiza inspirada por Deus. Nós Testemunhas de Jeová não acreditamos que o corpo governante é inspirado por Deus. Eu nunca li esta edição de A Sentinela de 1968, mas tenho certeza que ela não diz isso, porquê os opositores das TJs sempre distorcem e interpretam errado os escritos da Torre de Vigia. Só pra dar um exemplo, estava circulando na internet que nós estávamos anunciando o fim do mundo para 2034, baseados num estudo de A Sentinela de 2003, estudo do qual participei. A revista não fala isso, nós TJs nunca falamos ou ensinamos isso a ninguém, porque o estudo não ensinou isso, nenhuma Testemunha de Jeová entendeu dessa forma. Então ou fazem por maldade ou por ignorância mesmo. Tem pessoas que lê mais não entende o que lê, ou seja analfabeto funcional.
    2- A igreja Adventista do Sétimo Dia acredita que a “Babilônia” de Apocalipse é a igreja Católica. Nós acreditamos que “Babilônia” representa todas as religiões, inclusive as não cristãs.
    3- A Torre de Vigia não disse que o fim viria em 1975. O livro Vida Eterna – na Liberdade dos filhos de Deus, traz uma cronologia detalhada baseada na Bíblia, que estabeleceu 1975 como o ano que marcaria 6.000anos da história humana. Em 1975 Frederick Franz indicou uma hipótese, mas deixou claro que não estava afirmando, não tinha certeza que isso iria acontecer em 1975. Isto está esclarecido na revista a Sentinela de 15 de fevereiro de 1967. Os opositores nunca citam essa revista, porque o objetivo deles é bem claro: inventar mentiras sobre nós.
    4- Quanto ao ano de 1914, Os estudantes da Bíblia na época, acharam equivocadamente que a volta de Cristo iria trazer logo o fim deste sistema, mas isso não significa que eles erraram com respeito a esse ano. Em 1914 Cristo realmente foi empossado como Rei do Reino de Deus. Se quiser entender sobre esse ano veja o livro O Que A Bíblia Realmente Ensina nas pág. 215-218, no site http://www.jw.org.
    5- O respeito pelo sangue não é só um costume judaico é um ensino dado também aos cristãos. (Atos 15:28,28; 21:25) Quanto ao sábado não há nenhum mandamento dado aos cristãos. (Colossenses 2:16,17)
    6- O que a Organização nos manda fazer vem da Bíblia, porque quando obedecemos ao Corpo Governante, estamos obedecendo a Bíblia. (Hebreus 13:17) Assim como as igrejas da cristandade obedecem aos seus “pastores”. A diferença é que eles só ensinam coisas erradas.
    7- A igreja Adventista acredita na Trindade e adoram a Jesus. Nós acreditamos em um só Deus, Jeová e seguimos o exemplo de Jesus. (Deut. 6:4; Salmo 83:18; 1 Pedro 2:21)
    8- Embora haja algumas similaridades, as diferenças são bem mais numerosas, mais do que estas, não dá pra colocar todas. Quer saber mais sobre as Testemunhas de Jeová, visite nosso site oficial www.jw.org . Nós acreditamos ser a única religião verdadeira, eu acredito, se não, não estaria nela porque a Bíblia diz em Efésios 4:5,6:.. uma só fé... um só Deus e Pai...".

    ResponderExcluir
  2. Na verdade no comentário só foi refutada um item da lista apresentada no artigo, as demais diferenças citadas não estão na lista. E a respeito da trindade não é verdade que Adventistas acreditam na trindade, mesmo porque eles acusam diretamente as igrejas reformadas de idolatria por acharem que a doutrina da trindade apontariam para idolatria.

    Segundo o próprio site www.jw.org: O corpo governante é orientado pelo Espírito Santo e se compara mesmo que em parte ao corpo apostólico. O que nos parece apenas um jogo de palavras. Na prática é impossível ir de encontro ao que este pequeno grupo determina. Isso é fato.

    Não existe na Bíblia nada que nos possa entender que a segunda vinda de Cristo se dará em duas etapas. E mais ainda essa ideia só passou a ser difundida após o fracasso da previsão da vinda visível.

    O texto de Atos 15:29 e 21:25 se refere obviamente ao sangue de animais sacrificados em rituais idolatras, transpor isso a transfusão de sangue é apenas criatividade.

    E não, as igrejas cristãs não obedecem aos pastores cegamente, para isso existe a orientação para que sejamos como os bereianos.

    Sobre a Trindade é uma doutrina extraída a partir da Bíblia a qual não vou defender aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só refutei um item? Os outros não estavam na lista? Então você nem sequer llê o quê pública? Eu falei sobre o assunto da inspiração do corpo governante,sobre os anos de 1914 e 1925, sobre se o sangue é um ensino
      judaico, sobre se o fato de que só seremos salvos se fizermos só o que a organização manda, todos esses assuntos não estavam na lista não?
      Um adventista do sétimo dia me falou que acredita na trindade.
      Ser orientado pelo espírito santo é uma coisa e ser inspirado é bem diferente. Inspirados foram os escritores da Bíblia, os profetas. Qualquer pessoa fiel que pratica a verdade pode ser orientada pelo espirito santo. O corpo governante não se compara aos apóstolos, eles procuram seguir o modelo da primitiva congregação Cristã. Lembre-se de uma coisa muito importante: em 1 João 5:19 diz que o mundo inteiro esta no poder do maligno. Raciocinando no que diz esse texto, "o mundo inteiro", obviamente isso significa que os verdadeiros adoradores de Deus é composto de um pequeno grupo, isso está em harmonia com o que Jesus disse em Mateus 7:13, que o portão que leva a vida eterna é estreito e poucos vão achar, o resto, o mundo inteiro ,em sentido religioso é uma verdadeira "Babilônia"de denominações cristãs diferentes e outras religiões. Então antes de esnobar o que esse pequeno grupo ensina, pense bem.
      Sobre o que você escreveu não vou debater, vou só falar sobre a questão do sangue. Atos 15:29 não se aplica apenas a sangue de animais, por quê? Porque o texto já se refere ao sangue de animais quando diz pra se abster de animais estrangulados, porque to mundo sabe esta com o sangue. Então seria redundante pedir novamente para não comer o sangue de animais, então é logico concluir que abstercer-se de sangue se refere à todo tipo de sangue, incluindo logicamente o sangue humano. Mas você acha que isso não passa de criatividade e que isso é um ensino judaico? Então vou "refrescar a sua memória" e lhe lembrar que sua religião também pratica um costume judaico.
      Abstercer-se de sangue não interessa a vocês, porque requer ter muita fé e coragem para obedecer, mas quando o assunto é dinheiro ai a coisa muda não é. Diga-me, me prova que o dízimo é um ensino cristão? Onde Jesus, os apóstolos exigia o dízimo dos cristãos?
      Ai com certeza vocês usam de toda criatividade para explorar a ignorância das pessoas, porque a cristande vive em função de dinheiro para enriquecer seus líderes gananciosos.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Identidade Presbiteriana

Eis a Identidade Presbiteriana - Rev. Ageu Magalhães INTRODUÇÃO A “identidade presbiteriana” é bastante citada no contexto presbiteriano, mas é quase um jargão não muito bem definido. Por conta desta indefinição foi que resolvi escrever algumas linhas sobre o assunto, algo sintético mesmo. Alisto abaixo o que é distintivo em nosso sistema e, na sequência, a explicação de cada um dos pontos: - Governo: Representativo - Ofícios: Presbíteros (docentes e regentes) e Diáconos - Regra de Fé e Prática: Bíblia - Teologia: Reformada, Aliancista - Subscrição: Confissão de Fé, Catecismos Maior e Breve de Westminster - Culto: Princípio Regulador do Culto (só o que é prescrito na Bíblia é permitido) - Dons espetaculares: Cessacionista  - Ceia: Presença Espiritual de Cristo - Batismo: Aspersionista e Pedobatista 1. GOVERNO REPRESENTATIVO As 3 principais formas de governo de igreja são: 1. Episcopal - Um governa todos. A decisão final sobre os assuntos da i...

A SOBERANIA (LIMITADA?) DE DEUS.

  Vez por outra participo de algumas conversas em grupos de WhatsApp de assuntos cristãos. Coisas que me cansam sobremaneira nesses grupos: 1. O mono tema. Parece que todo o arcabouço doutrinário gira em torno de predestinação e eleição. 2.     A imensa dificuldade das pessoas lerem o que está escrito de forma objetiva. 3.   A propensão quase total de estabelecerem por suas cabeças o que os outros pensam, definir qual argumento que querem combater, em geral é uma False Flag [1] ou como prefiro um espantalho, e passar a definir o que o outro lado pensa. Exatamente dentro desse quadro me deparei com uma pessoa que me traz afirmações peremptórias como as que passarei a analisar a seguir. “ Não fazia parte dos planos de Deus ,isso foi um investimento em cima de Jó tanto de satanás como de Deus. Isso não aconteceu por que Deus planejou, mas sim por que satanás acusava a  Jó diante de  Deus ,que Jó era fiel por que Deus...