Pular para o conteúdo principal

Podemos fazer o bem no sábado?



Tenho visto aqui e ali algumas considerações que entendo como sinceras porém equivocadas de crentes verdadeiros sugerindo que nenhum crente deve ir a manifestação de 15 de março por ser um domingo e o dia de domingo ser destinado exclusivamente ao trabalho da igreja e que os crentes deveriam apenas se reunir para orar pelo país e por seus governantes e esperar que Deus aja.

Mesmo, e reafirmando, entendendo que essas pessoas, pelo menos a maioria delas, é sincera em sua afirmação, creiam mesmo que o comportamento pio seja o único possível, tenho de discordar delas, e faço isso baseado no próprio comportamento do povo de Deus e do próprio Senhor Jesus Cristo.

Nós vemos em diversos momentos pessoas na Bíblia indo a luta, se expondo, questionando publicamente autoridades quando essas fugiam de seu deveres tendo um comportamento iníquo. Alguns podem argumentar que João Batista por exemplo só critica Herodes por este ter um casamento fora dos padrões bíblicos, mesmo que assim fosse, onde se estabelece que a iniquidade de corromper, fraudar, mentir e por consequência fazer sofrer a nação por conta da corrupção do governo é um pecado menor que ficar com a filha da esposa?

A Bíblia sim nos ensina a nos submetermos às autoridades, mas não de forma cega sem entender nosso papel de inserção na sociedade onde vivemos, e nosso dever de fazermos tudo ao nosso alcance para melhora-la. Achar que o servir a Deus está dissociado de tudo o mais, nos levaria a uma vida monástica, afastada de tudo e de todos.

Numa outra ponta do argumento daqueles que condenam a ida a manifestação está o fato da mesma ocorrer no domingo. Peguemos o ensinamento do próprio Jesus que fez o bem num sábado e foi criticado por isso. A postura exagerada sobre o comportamento e o que se pode fazer ou não fazer no domingo, me sugere mais farisaísmo do que cristianismo. Tudo bem, alguns podem argumentar: - "Jesus curou um doente no sábado." 

Certíssimo, Jesus, entendeu que naquele momento havia necessidade de aliviar a dor e a carga daquela pessoa, para a Glória de Deus, num sábado. Considere que neste domingo estaremos fazendo o que está ao nosso alcance para lutar pelo alívio da carga imposta por um poder corrupto e iníquo ao extremo que tanto tem causado mal aos necessitados deste país, um governo que tem batalhado por corromper os bons costumes, uma turma que tem mesmo laborado contra a igreja de Cristo.

Sei que estarei ao lado de muitas pessoas que não estarão lá pelos mesmos motivos que eu, mas não tenho nenhum pudor de dizer que neste domingo pela manhã estarei, aqui na cidade onde moro, Maceió, ao lado de milhares, espero que dezenas de milhares, demonstrando que a população brasileira não comunga com corrupção, mentira e declarando, para usar uma palavra da moda evangélica, que BASTA!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...