Pular para o conteúdo principal

A globo e o beijo Gay: Irmão desliga a Tv e vai ler um livro

Lutei mais para não entrar nessa polêmica do beijo gay das duas coroas na novela do que na polêmica da cor do vestido mas não consegui ficar alheio a quantidade de posts tratando do assunto.



Do ponto de vista de irmãos evangélicos acho uma grande tolice essa gritaria como se um pecado fosse maior que outro. As novelas, aliás como a maioria dos programas tem vendido valores incongruentes com a fé cristã. No entanto para estes queria dizer que o que mais me surpreende não é nem ter acontecido algo na novela, mas o fato de que eles não param de assistir. Façam como eu que me lembro da última novela que assisti. Que Rei sou eu? De que ano? 1989. Isso mesmo.

Do ponto de vista que dos que criticam os que criticam os chamando de hipócritas por não criticarem cenas de violência, acho que estão equivocados também, e aí por razões mais ideológicas do que doutrinárias.

O fato de um filme, peça teatral ou mostrar uma cena de violência não significa que se está fazendo apologia a esta, mas mostrar um beijo gay como algo natural sim, nesse caso está se fazendo apologia.

Não permiti que meus filhos durante alguns anos assistissem a série Harry Porter, não por conta de questões do uso de magia. Isso para mim é fantasia. O que me incomodava e incomoda até hoje é que no filme é feita uma apologia clara a "esperteza" da juventude, sempre passando a perna nos mais velhos, zombando destes, e mais, apesar de sempre usarem ações contrárias as normas se darem bem.

O problema das novelas da Globo não é apenas o beijo gay. Há décadas em quase todo folhetim temos, um casal, onde um dos conjuges é bonzinho e o outro mauzinho, e sempre tem um herói e uma heroína que através da infidelidade conjugal interfere neste casamento e já vi vários crentes torcendo para que isso aconteça.

Os valores cristãos nunca foram considerados em novelas, e não é uma mudança agora com um beijo a mais que está fazendo isso acontecer.

Mas também não é a mesma coisa que apresentar um filme com cenas violentas.

Bons tempos em que eu cresci assistindo filmes onde sabíamos claramente quem era do bem e quem era do mal e os do bem sempre se davam bem. Nada dos heróis de hoje cheios de relatividade moral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...