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Conhecendo o Presbiterianismo VI - Os Cinco Pontos do Calvinismo II

  

¡  TULIP

§  Por conta de um acróstico feito com seus enunciados em inglês, também é conhecido pela expressão TULIP;

 



¡  Ponto 3 – Expiação Limitada (Limited Atonement)

 

  

§  Expiação – Um processo que volta a unir duas partes que antes estavam separadas formando uma unidade;



§  O pecado estabeleceu um profundo abismo separando Deus e a humanidade;

§  Para restabelecer a unidade era necessário um sacrifício que removesse o pecado e a culpa;

§  Expiação portanto é a obra de Cristo na cruz para reconciliar o homem com Deus;

§  Jesus tomou o lugar dos pecadores, e toda a culpa e punição dos eleitos foram transferidas para Ele;

§  Segundo R.C. Sproul, a expiação pode ser resumida nas afirmações a seguir:

      1. Expiação envolve pagamento para quitar um débito.

      2. Os seres humanos não podem fazer expiação por seus próprios pecados.

      3. A perfeição de Jesus o qualificou para fazer a expiação.

      4. Cristo cumpriu a maldição da Antiga Aliança.

      5. A expiação de Cristo foi uma obra de substituição e de satisfação.

      6. O Pai e o filho trabalharam juntos em harmonia para efetuar nossa reconciliação.

§  A doutrina da expiação é central em toda a teologia cristã.

§  Lutero chamou o cristianismo de teologia da cruz.

§  A figura de uma cruz é o símbolo universal do cristianismo.

§  O conceito de expiação o retrocede ao Antigo Testamento, onde Deus estabeleceu um sistema pelo qual o povo de Israel pudesse fazer expiação por seus pecados.

§  Ao receber a ira de Deus na cruz,  Cristo pôde fazer expiação por seu povo. Ele carregou, ou recebeu sobre si o castigo pelos pecados da humanidade. (Gl 3.13).

§  O cristianismo ortodoxo tem insistido em que a expiação envolve substituição e satisfação. Tomando a maldição de Deus sobre si, Jesus satisfez as exigências da santa justiça (1 Ts 1.10).

§  Uma frase-chave na Bíblia, concernente à expiação, é "em nosso favor". Jesus não morreu por si mesmo, mas por nós. Seu sofrimento foi vicário; ele foi o nosso substituto. Ele tomou nosso lugar assumindo o papel do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

§  Embora a ira de Deus seja real, devemos notar que a expiação que Cristo fez não era o Filho operando contra a vontade do Pai.

§  Pai e Filho, queriam a salvação dos eleitos e trabalharam juntos para sua concretização. Conforme o apóstolo Paulo escreveu, " Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação." (2 Co 5.19)

§  O termo limitada não significa que a obra de Cristo seja incompleta ou imperfeita;

§  Pelo contrário, ao afirmar que ela foi realizada para atingir apenas os eleitos torna-a totalmente eficaz;

§  Se houvesse dependência da vontade humana, estaríamos afirmando que a obra de Cristo seria limitada em sua eficácia;

§  Pai e Filho, queriam a salvação dos eleitos e trabalharam juntos para sua Ele é limitada na sua abrangência, porque intencionalmente assim foi determinada;

§  A Bíblia afirma que nenhum plano de Deus pode ser frustrado; (Jó 42:2);

§  Logo Cristo morreu apenas por suas ovelhas, as quais lhe foram dadas pelo Pai. (João 10:11-15)

 

 



¡  Ponto 4 – Graça Irresistível (Irresistible Grace)

 

§  Deus realiza seu propósito nos eleitos operando a verdadeira conversão:

      Faz com que ouçam o evangelho; e

      Poderosamente ilumina suas mentes para o entendimento através do Espírito Santo;



§  Pela ação eficaz do Espírito, os eleitos são regenerados e assim dá-lhes a capacidade discernir as coisas do Espírito;

§  Enternece o coração endurecido, circunda o que estava incircunciso e dá qualidade a vontade humana anteriormente morta e escravizada pelo pecado;

§  A graça de Deus é irresistível por que ao ser-lhe aberto o entendimento é impossível resistir eficazmente a ela;

§  Os chamados humanos podem ser eficazes ou não, mas Deus tem o poder de chamar eficazmente os mundos à existência, chamar corpos para fora do túmulo e chamar as pessoas da morte para a vida espiritual;

§  As pessoas podem ouvir o chamado exterior de Deus, por meio do evangelho e rejeitar. Seu chamado interior, entretanto, é sempre eficaz. Sempre produz os resultados desejados.

§  O chamado de Deus surte efeito. Quando Deus chamou o mundo à existência, o universo não hesitou em atender a voz de comando. O efeito desejado por Deus na criação foi alcançado. Semelhantemente, quando Jesus chamou Lázaro para fora do túmulo, Lázaro respondeu voltando à vida.

§  O chamado eficaz está relacionado com o poder de Deus ao regenerar o pecador da morte espiritual. Às vezes esse chamado é referido como "graça irresistível". Refere-se ao chamado de Deus que por seu soberano poder e autoridade produz seu designado e ordenado efeito. Quando Paulo ensina que aquele a quem Deus predestinou, a esse ele chama, e aqueles a quem chamou também justifica, (Rm 8.30) o chamado a que se refere é a vocação eficaz de Deus.

§  A vocação eficaz se refere ao poder criador de Deus pelo qual somos conduzidos à vida espiritual. O apóstolo Paulo escreve:

§  "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." Ef 2.1-3

§  Nós, que antes éramos filhos da ira e estávamos espiritualmente mortos, nos tornamos os "chamados" pela virtude do poder e da eficácia da vocação interior de Deus. Em sua graça, o Espírito nos dá olhos para ver o que não veríamos e ouvidos para ouvir o que de outra maneira não ouviríamos.



¡  Ponto 5 – Perseverança dos Santos (Perseverance of the Saints)

 

§  Esse ponto é uma consequência lógica dos anteriores;

      Se o homem é totalmente depravado e nada pode fazer para justificar a si mesmo;

      Se Deus é soberano na questão da eleição que baseia-se apenas em seu querer;

      Se a morte de Cristo se deu em favor dos eleitos do Pai justificando-os;

      Se Deus chama os eleitos de forma irrestível;


É perfeitamente natural entender que Deus os preservará para si e eles perseverarão até o fim;

 Richard Belcher (Reformed Theological Seminary – Charlotte)

 


§  A maioria conhece pessoas que fizeram profissão de fé e que tiveram uma forte manifestação de fé, envolvendo-se ativamente na vida e no ministério da Igreja, e que mais tarde repudiaram a fé e se tornaram "afastados" espirituais.

§  Tais evidências sempre suscitam a pergunta: pode uma pessoa, uma vez salva, perder a salvação? A apostasia é um presente e claro perigo para o crente?

§  A igreja Católica e muitos protestantes pensam que as pessoas podem perder se cometem um pecado e não se arrependerem antes de morrer. Se a pessoa morre antes de ser restaurada ao estado de graça por meio do sacramento e penitência, irá para o inferno.

§  Hebreus 6  e a preocupação de Paulo sobre tornar-se "desqualificado" (1 Co 9.27), além de Saul e outros, levam a conclusão de que as pessoas podem cair da graça.

§  A teologia reformada, por outro lado, ensina a doutrina da perseverança dos santos, a qual às vezes é chamada também a doutrina da "segurança eterna".



§  Em essência, essa doutrina ensina que se você possui a fé salvadora, nunca irá perdê-la; se você a perde, é porque nunca teve. Conforme João escreve: "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós."(1 Jo 2.19).

§  É possível as pessoas ficarem enamoradas de elementos do cristianismo sem jamais abraçar o próprio Jesus Cristo.

§  A doutrina da preservação não se baseia em nossa capacidade para perseverança, mesmo sendo regenerados. Pelo contrário, descansa na promessa de Deus de nos preservar.

§  Paulo escreve aos Filipenses: "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" (Fp 1.6). "E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou." (Rm 8.30).

§  Paulo prossegue e declara que nada "nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 8.39).

§  Temos segurança porque a salvação é do Senhor;

§  Uma base final de confiança se encontra na obra sacerdotal de Cristo, que  intercede por nós. Assim como Jesus orou pela restauração de Pedro (e não pela da Judas), ele também ora pela nossa restauração quando tropeçamos e caímos.

§  Podemos permanecer caídos por algum tempo, mas nunca total ou definitivamente.

§  "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, eninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.” (Jo 10.27-30).

§  Muitas pessoas fazem uma profissão de fé em Jesus Cristo e depois o repudiam.

§  A perseverança dos santos nas promessas de Deus de preservar os santos.



§  Deus completará a salvação dos eleitos.

§  Aqueles que se desviam da fé nunca foram verdadeiramente crentes.

§  Podemos ter certeza de nossa salvação porque fomos selados com o Espírito Santo. Ele é a garantia de Deus de que nossa salvação será completada.

§  A intercessão de Cristo visa nossa preservação.

 

 

¡  Links Relacionados

§  http://www.monergismo.com/textos/jcalvino/joao_calvino_5pontos_silverio.htm

§  http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_pontos_do_calvinismo

§  https://sites.google.com/site/estudosbiblicossolascriptura/Home/cinco-pontos

§  http://solascriptura-tt.org/Ide/ComoEstudarInterpretarBiblia-Longo-Helio.htm

§  http://pensandoteologia.blogspot.com.br/2009/01/hermeneutica-biblica.html

§  http://monoergon.wordpress.com/2013/01/11/os-cinco-pontos-do-calvinismo-m-j-slick/

 

 

 

 

 

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