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Conhecendo o Presbiterianismo V - Os Cinco Pontos do Calvinismo


¡  Hermenêutica

§  A palavra hermenêutica é uma transliteração do termo grego hermeneutike.

§  Hermeneutike é derivado do verbo hermeneuo que pode ser traduzido por explicar.

§  Em Lucas 24:25-28 encontramos a palavra hermenia = explicou, como a raiz da palavra.

§  Hermenêutica é a ciência que nos ensina os princípios, as leis e métodos de interpretação.

      Hermenêutica como ciência ( princípio ) e a arte ( tarefa ) o sentido do texto.

      Como ciência a hermenêutica enuncia princípio, investiga as leis do pensamento e da linguagem e classifica seus fatos.

      Como arte, ensina como esses princípios devem ser aplicados e comprova a validade deles.

§  A finalidade da hermenêutica é revelar o sentido da verdade bíblica.

§  Hermenêutica bíblica pretende estudar os princípios da interpretação da Bíblia enquanto uma coleção de livros sagrados e divinamente inspirados.

§  No Cristianismo, esta interpretação é estudada e obtida através da exegese.

§  A hermenêutica bíblica abrange a relação dialética que visa substancializar os significados dos textos bíblicos para aproximar o mesmo da realidade fática, na qual se vislumbra o esclarecimento por meio da Bíblia.

§  A hermenêutica bíblica utliza-se de outros princípios comuns aos demais tipos de hermenêutica, como por exemplo a hermenêutica jurídica que segue os princípios da inegabilidade do ponto de partida e a proibição do "non liquet".

§  Em verdade, a hermenêutica bíblica não deve se afastar do texto bíblico, bem como não se abstém da problemática inicial do hermeneuta.

§  O principal objetivo da hermenêutica bíblica é o de descobrir a intenção original do autor bíblico.

§  No caso dos textos da Bíblia o leitor, ao menos racionalmente, não tem acesso direto ao autor original.

§  Por isso é necessário aplicar princípios da hermenêutica (a ciência da interpretação) ao texto bíblico.

§  Existem basicamente dois métodos de interpretação bíblica:

      O Método alegórico: Cada pessoa atribui o sentido que preferir às palavras de Deus, de modo que a autoridade final fica sendo o homem, e não Deus!

      O Método literal-gramatical-histórico:

 

“Quando o sentido simples da Escritura faz senso comum, não procure nenhum outro sentido; portanto, tome cada palavra no seu significado literal - usual - ordinário - primário, a não ser que os fatos do contexto imediato, estudados à luz de passagens relacionadas e de verdades axiomáticas e fundamentais, claramente indiquem o contrário."

David L. Cooper

(Fundador da The Biblical Research Society. Autor do estudo Rules of Interpretation)

 

§  Obviamente, a interpretação literal-gramatical-histórica tem espaço para linguagem figurada-poética ("Eu sou a porta", "os montes ... romperão em cântico ... as árvores ... baterão palmas", etc.), de significado óbvio e indiscutível, só não tem espaço para alegorismo (associar leão à Inglaterra, confundir Israel e a Igreja, etc.).

 

¡  As Razões Históricas

§  Calvino faleceu em 27 de Maio de 1564, aos 55 anos.

§  Após sua morte alguns questionamentos doutrinários surgiram, entre eles um que ganhou bastante importância foi o suscitado por Jacob Arminius, professor da Universidade de Leyden, na Holanda;
Jacob Arminius

 §  O sistema de doutrina elaborado por ele, chamado de Arminianismo, se opunha radicalmente contra alguns pontos do sistema doutrinário elaborado por Calvino;

 §  Após a morte de Arminius seus seguidores redigiram um documento chamado Remonstrância (Representação) no qual questionavam em cinco pontos questões que consideravam fundamentais;

§  A divulgação e defesa dessas teses gerou bastante controvérsia entre os protestantes dos Países Baixos;

§  Houve severa divisão entre Calvinistas e Arminianos;

§  Foi convocado então o sínodo constituído de pastores e presbíteros dos sínodos provinciais da Igreja Reformada dos Sete Países Unidos (Bélgica e Holanda), na cidade de Dordrecht (Dort), na Holanda, entre 13 de novembro de 1618 e 6 de maio de 1619;

§  Ao final foi divulgado um documento, conhecido como Cânone de Dort;


Representação do Sínodo de Dort

§  As cinco teses apresentadas pelos arminianos foram rejeitadas, e a resposta ficou assim conhecida como Os Cinco Pontos do Calvinismo;

 


¡  TULIP

§  Por conta de um acróstico feito com seus enunciados em inglês, também é conhecido pela expressão TULIP;

 


 

¡  Ponto 1 - Depravação Total (Total Depravity)

 

 

§  No princípio o homem foi criado a imagem de Deus;

§  Recebeu de Deus entendimento;

§  Sua vontade e seu coração eram retos, seus afetos puros;

§  Desviando-se de Deus, instigado por Satanás pecou e se privou desses dons;

§  Ao pecar trouxe sobre si uma maldição que afeta todo seu ser;

§  Todos os filhos e gerações seguintes são alcançados pelo pecado original que é extensivo a toda a humanidade, exceto a Cristo;

§  Portanto os homens concebidos em pecado são incapazes de qualquer ação que os salve, inclinados ao mal, mortos e escravos do pecado;

§  O pecado afeta todas as partes do homem. O coração, emoções, o querer, mente e corpo são todas afetadas pelo pecado. Nós somos completamente pecaminosos. Nós não somos tão pecaminosos como poderíamos ser, mas somos completamente afetados pelo pecado;

§  A Doutrina da Depravação Total é derivada das escrituras que revelam o caráter do homem:

      O coração do homem é maldoso (Marcos 7:21-23) e doente (Jer 17:9).

      O homem é escravo do pecado (Rom 6:20).

      Ele não busca a Deus (Rom 3:10-12).

      Ele não consegue entender as coisas espirituais (1 Cor 2:14).

      Ele tem inimizade com Deus (Ef 2:15). E, é por natureza filho da ira (Ef 2:3).



Todo mundo é total e absolutamente perverso das profundezas do coração

  

§  A pergunta é:  “Na luz das escrituras que declaram a verdadeira natureza do homem como sendo completamente perdido e incapaz, como é possível para qualquer um escolher ou desejar Deus?”

§  E a resposta é, “Ele [indivíduo] não pode. Portanto, Deus deve predestinar.”

§  Por causa da nossa natureza caída

      Nós nascemos de novo não por nossa vontade própria, mas pela vontade de Deus (João 1:12-13);

      Deus concede que acreditemos  (Filip 1:29);

      A fé é obra de Deus (João 6:28-29);

      Deus aponta pessoas para crerem (Atos 13:48); e

      Deus predestina (Ef 1:1-11; Rom 8:29; 9:9-23).

 



¡  Ponto 2 – Eleição Incondicional (Unconditional Election)

 



§  Deus não quis que toda a humanidade perecesse eternamente;

§  Antes da fundação do mundo escolheu homens e mulheres para serem santos e irrepreensíveis diante dEle, em amor os predestinou para salvação (Ef. 1:3-14);

§ A eleição é totalmente incondicional. Não depende, nem se baseia em nenhum mérito ou virtude individual;

§  É fruto exclusivamente da misericórdia, graça e amor divinos;


§  A eleição é um ato Soberano de Deus;

§  A fé e o arrependimento não são causas da Salvação e sim consequência da mesma;

§  Deus não antevê o arrependimento e fé, Ele os produz porque elegeu;



§  A doutrina bíblica da eleição consiste em que, antes da Criação, Deus selecionou da raça humana, antevista como decaída, aqueles a quem  Ele redimiria, traria à fé, justificaria e glorificaria em Jesus Cristo e por meio dele (Rm 8.28-39; Ef 1.3-14; 2 Ts 2.13,14; 2 Tm 1.9,10).

§  Esta escolha divina é uma expressão da graça livre e soberana, porque ela é não constrangida e incondicional, não merecida por qualquer coisa naqueles que são seus objetos.

§  Deus não deve aos pecadores nenhuma misericórdia de qualquer espécie, mas somente condenação; por isso, é surpreendente, e razão de sempiterno louvor, que Ele tenha decidido salvar alguns de nós; (Rm 8.32).


§  Além das controvérsias é uma doutrina pastoral que ajuda os cristãos a verem quão grande é a graça que os salva, conduzindo-os à humildade, confiança, alegria, louvor, fidelidade e santidade como resposta. (1 Co 1.8,9; Fp 1.6; 1 Ts 5.23,24; 2 Tm 1.12; 4.18).

§  Pedro nos diz que devemos “confirmar a (nossa) vocação e eleição” (2 Pe 1.10), isto é, certifica-la.

§  A eleição é conhecida por seus frutos. Paulo sabia da eleição dos tessalonicenses por sua fé, esperança e amor, a transformação interna e externa que o evangelho tinha operado em sua vida;

 

 

¡  Links Relacionados

§  http://www.monergismo.com/textos/jcalvino/joao_calvino_5pontos_silverio.htm

§  http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_pontos_do_calvinismo

§  https://sites.google.com/site/estudosbiblicossolascriptura/Home/cinco-pontos

§  http://solascriptura-tt.org/Ide/ComoEstudarInterpretarBiblia-Longo-Helio.htm

§  http://pensandoteologia.blogspot.com.br/2009/01/hermeneutica-biblica.html

§  http://monoergon.wordpress.com/2013/01/11/os-cinco-pontos-do-calvinismo-m-j-slick/

§  http://www.messianicassociation.org/ezine19-dc.hermeneutics.htm

 

 

 

 

 

 

¡  Próxima Lição

 

OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO.

(Parte II)

 

¡   Total Depravity (also known as Total Inability and Original Sin)

¡   Unconditional Election

¡   Limited Atonement (also known as Particular Atonement)

¡   Irresistible Grace


¡   Perseverance of the Saints (also known as Once Saved Always Saved)

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