¡
Hermenêutica
§ A palavra hermenêutica é uma
transliteração do termo grego hermeneutike.
§ Hermeneutike é derivado do verbo hermeneuo
que pode ser traduzido por explicar.
§ Em Lucas 24:25-28 encontramos a palavra
hermenia = explicou, como a raiz da palavra.
§ Hermenêutica é a ciência que nos ensina os
princípios, as leis e métodos de interpretação.
▪ Hermenêutica como ciência ( princípio ) e
a arte ( tarefa ) o sentido do texto.
▪ Como ciência a hermenêutica enuncia princípio,
investiga as leis do pensamento e da linguagem e classifica seus fatos.
▪
Como
arte, ensina como esses princípios devem ser aplicados e comprova a validade
deles.
§ A finalidade da hermenêutica é revelar o
sentido da verdade bíblica.
§ Hermenêutica bíblica pretende estudar os
princípios da interpretação da Bíblia enquanto uma coleção de livros sagrados e
divinamente inspirados.
§ No Cristianismo, esta interpretação é
estudada e obtida através da exegese.
§ A hermenêutica bíblica abrange a relação
dialética que visa substancializar os significados dos textos bíblicos para
aproximar o mesmo da realidade fática, na qual se vislumbra o esclarecimento
por meio da Bíblia.
§ A hermenêutica bíblica utliza-se de outros
princípios comuns aos demais tipos de hermenêutica, como por exemplo a
hermenêutica jurídica que segue os princípios da inegabilidade do ponto de
partida e a proibição do "non liquet".
§ Em verdade, a hermenêutica bíblica não
deve se afastar do texto bíblico, bem como não se abstém da problemática
inicial do hermeneuta.
§ O principal objetivo da hermenêutica
bíblica é o de descobrir a intenção original do autor bíblico.
§ No caso dos textos da Bíblia o leitor, ao
menos racionalmente, não tem acesso direto ao autor original.
§ Por isso é necessário aplicar princípios
da hermenêutica (a ciência da interpretação) ao texto bíblico.
§ Existem basicamente dois métodos de
interpretação bíblica:
▪ O Método alegórico: Cada pessoa atribui o
sentido que preferir às palavras de Deus, de modo que a autoridade final fica
sendo o homem, e não Deus!
▪ O Método literal-gramatical-histórico:
“Quando o sentido simples da Escritura faz senso
comum, não procure nenhum outro sentido; portanto, tome cada palavra no seu
significado literal - usual - ordinário - primário, a não ser que os fatos do
contexto imediato, estudados à luz de passagens relacionadas e de verdades
axiomáticas e fundamentais, claramente indiquem o contrário."
David L. Cooper
(Fundador da The Biblical Research Society. Autor do estudo Rules of Interpretation)
§ Obviamente, a interpretação
literal-gramatical-histórica tem espaço para linguagem figurada-poética
("Eu sou a porta", "os montes ... romperão em cântico ... as
árvores ... baterão palmas", etc.), de significado óbvio e indiscutível,
só não tem espaço para alegorismo (associar leão à Inglaterra, confundir Israel
e a Igreja, etc.).
¡
As Razões
Históricas
§ Calvino faleceu em 27 de Maio de 1564, aos
55 anos.
§ Após sua morte alguns questionamentos
doutrinários surgiram, entre eles um que ganhou bastante importância foi o
suscitado por Jacob Arminius, professor da Universidade de Leyden, na Holanda;

Jacob Arminius

§ O sistema de doutrina elaborado por ele,
chamado de Arminianismo, se opunha radicalmente contra alguns pontos do sistema
doutrinário elaborado por Calvino;
§ Após a morte de Arminius seus seguidores
redigiram um documento chamado Remonstrância (Representação) no qual questionavam em
cinco pontos questões que consideravam fundamentais;
§ A divulgação e defesa dessas teses gerou
bastante controvérsia entre os protestantes dos Países Baixos;
§ Houve severa divisão entre Calvinistas e
Arminianos;
§ Foi convocado então o sínodo constituído
de pastores e presbíteros dos sínodos provinciais da Igreja Reformada dos Sete
Países Unidos (Bélgica e Holanda), na cidade de Dordrecht (Dort), na Holanda,
entre 13 de novembro de 1618 e 6 de maio de 1619;
§ Ao final foi divulgado um documento,
conhecido como Cânone de
Dort;
![]() |
Representação do Sínodo de Dort |
§ As cinco teses apresentadas pelos
arminianos foram rejeitadas, e a resposta ficou assim conhecida como Os Cinco Pontos do Calvinismo;
¡
TULIP
§ Por conta de um acróstico feito com seus
enunciados em inglês, também é conhecido pela expressão TULIP;
¡
Ponto 1 -
Depravação Total (Total Depravity)
§ No princípio o homem foi criado a imagem
de Deus;
§ Recebeu de Deus entendimento;
§ Sua vontade e seu coração eram retos, seus
afetos puros;
§ Desviando-se de Deus, instigado por
Satanás pecou e se privou desses dons;
§ Ao pecar trouxe sobre si uma maldição que
afeta todo seu ser;
§ Todos os filhos e gerações seguintes são
alcançados pelo pecado original que é extensivo a toda a humanidade, exceto a
Cristo;
§ Portanto os homens concebidos em pecado
são incapazes de qualquer ação que os salve, inclinados ao mal, mortos e
escravos do pecado;
§ O pecado afeta todas as partes do homem. O
coração, emoções, o querer, mente e corpo são todas afetadas pelo pecado. Nós
somos completamente pecaminosos. Nós não somos tão pecaminosos como poderíamos
ser, mas somos completamente afetados pelo pecado;
§ A Doutrina da Depravação Total é derivada
das escrituras que revelam o caráter do homem:
▪ O coração do homem é maldoso (Marcos
7:21-23) e doente (Jer 17:9).
▪ O homem é escravo do pecado (Rom 6:20).
▪ Ele não busca a Deus (Rom 3:10-12).
▪ Ele não consegue entender as coisas
espirituais (1 Cor 2:14).
▪ Ele tem inimizade com Deus (Ef 2:15). E, é
por natureza filho da ira (Ef 2:3).

Todo mundo
é total e absolutamente perverso das profundezas do coração

Todo mundo
é total e absolutamente perverso das profundezas do coração
Comentários
Postar um comentário