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Conhecendo o Presbiterianismo IV - Os Símbolos de Fé



¡  Uma Igreja Confessional

§  A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja confessional (ou seja, que confessa alguma coisa). Isso significa que sua posição a respeito dos mais diversos assuntos sobre teologia (estudo de Deus) ou ética (comportamento humano) é defendida com base em um parâmetro pré-estabelecido.

§  O parâmetro escolhido para isto é a Bíblia Sagrada, sistematizada doutrinariamente pela Confissão de fé de Westminster, um documento elaborado no século 17.

 

 

¡  O imperativo de conhece-los

§  A Constituição da IPB, no artigo 28 dos Princípios de Liturgia, estabelece que nenhum presbítero, nenhum diácono e nenhum pastor, pode ser eleito e/ou ordenado se não subscrever os símbolos de fé da IPB, entre eles a Confissão de Westminster; ou seja, não podem ser eleitos/ordenados aqueles que acreditam diferentemente da interpretação oficial da IPB, vejamos:

 

Art.28: Os presbíteros e diáconos assumirão compromisso na reafirmação de sua crença nas Sagradas Escrituras como a Palavra de Deus e na lealdade à Confissão de Fé, aos catecismos e à Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

 

¡  Quais são

§  Confissão de Fé de Westminster Documento aprovado depois de estudos que duraram quase 6 anos na Abadia de Westminster na Inglaterra. Contém as principais questões sobre a fé e a vida das pessoas, totalmente centralizado na palavra de Deus.

§  Catecismos - Com o tempo, surgiu o consenso de que seriam necessários dois textos, um mais exato e abrangente e outro mais fácil e breve para principiantes. Por isso, decidiu-se criar também o Breve Catecismo de Westminster. O Maior destinava-se à exposição no púlpito (para adultos), ao passo que o Breve seria voltado para a instrução de crianças e adolescentes.

 

¡  Origem

§  Em 1534, a Inglaterra liderada por Henrique VIII rompe com Roma e cria a Igreja Nacional Inglesa;

§  Em 1547, sobe ao trono Edward VI, influenciado pelo arcebispo da Cantuária são elaborados dois documentos de cunho calvinista: Trinta e nove artigos e O Livro de Oração Comum;

§  Em 1553, com a morte de Eduardo, sobe ao trono sua irmã MaryTudor. Filha de mãe católica, Catarina de Aragão, reata a relação com a Igreja Romana;

§  Líderes protestantes são queimados e muitos fogem para o continente indo refugiarem-se em Genebra;

§  Em 1558, sobe ao trono Elizabeth I e rompe novamente com Roma restaurando os atos de seu pai, o rei Henrique VIII;

§  Como a separação da igreja era mais política do eclesiástica e doutrinária, surge um movimento apegado às Escrituras que pedia uma reforma completa;

§  Defendiam uma forma de governo para a igreja, doutrinas, culto e vida mais puros, apegados a Bíblia. Passaram a ser chamados de , Os Puritanos, a partir de 1565;

§  Elizabeth I era contra as mudanças propostas que na prática retiravam do estado o poder sobre a igreja;

§  Tiago I, sobe ao trono em 1603, filho de Mary Stuart, da Escócia unifica os tronos, porém apesar da origem, não dá andamento as reformas;

§  Carlos I, em seguida tenta submeter os protestantes da Escócia a forma de governo da Igreja da Inglaterra, iniciando assim uma guerra devido a resistência dos escoceses;

§  Para financiar a guerra resolveu eleger um novo parlamento. Para sua surpresa foi eleito um parlamento majoritariamente puritano; Ele dissolveu o parlamento e convocou novas eleições o que resultou numa maioria puritana mais expressiva;

  

¡  A Assembléia de Westminster

§  A Assembléia de Westminster foi convocada com 121 ministros, todos, exceto dois, da Igreja da Inglaterra e 20 membros da câmara dos comuns e 10 da câmara dos lordes. Na sua maioria Calvinistas;

§  Início da Assembléia foi em 01 de julho de 1643, em Londres. Durou cinco anos e teve 1163 reuniões;

§  Os maiores debates giraram sobre o sistema de governo da igreja;

§  Os escoceses foram convidados a participar sem direito a voto, 4 pastores 2 presbíteros da Igreja Presbiteriana da Escócia;

§  A partir da chega dos escoceses ganhou força a ideia de se fazer uma nova Confissão, deixando de lado os documentos anteriores;

§  Durante os cinco anos produziram-se documentos sempre com o cunho presbiteriano, que eram submetidos ao parlamento para aprovação;

§  Os documentos seguiram a seguinte ordem de confecção:

      1644 Diretório do Culto Público;

      1644 Forma de Governo Eclesiástico  e Ordenação; Adotava o modelo com presbíteros abolindo o episcopalismo;

      1646 A Confissão de Fé completa;

      1647 Os Catecismo Maior e Breve;

      1645 Saltério;

 

¡  A Confissão de Fé de Westminster

§  Discutida entre 1645 e 1646, teve entre seus principais temas de discussão:

      Decretos de Deus ;

      Liberdade de Consciência;

      Liberdade Cristã; e a

      Liderança de Cristo;

§  Foi concluída em 4 de dezembro de 1646, porém foram feitas exigências de colocação dos textos bíblicos a cada item o que estendeu o trabalho até 29 de abril de 1647;

§  Foi finalmente aprovada pelo parlamento em 1648 e teve 600 cópias impressas;

§  É de fato um manual de teologia bíblica.

§  São 33 capítulos agrupados da seguinte forma:

      1 Da Escritura Sagrada ;

      2 a 5   De Deus;

      6 a 9 Do Homem e da Redenção;

      10 a 15 Da Aplicação da Salvação;

      16 a 19 Da Vida Cristã;

      20 a 24 Do Cristão na Sociedade;

      25 a 31 Da Igreja;

      32 a 33 Das Últimas Coisas;

 

 

Devemos agradecer a Deus por essa declaração sábia, completa e equilibrada de nossa fé, que chegou até nós como uma preciosa herança da Assembléia de Westminster.

 

William Beveridge

1º Barão de Beveridge (5 de março de 1879 16 de março de 1963) foi economista e reformista social britânico.

 

 ¡  Eventos seguintes

§  Oliver Cromwell derrotou o rei Charles e como defendia o congregacionalismo expulsou do parlamento todos os presbiterianos;

§  Foi criada a Commonwealth, tendo o Lorde Cormwell como protetor da Inglaterra e Escócia;

§  Quando Carlos II assumiu foi restaurado o episcopalismo, e cerca de 2 mil ministros presbiterianos foram expulsos de suas igrejas;

§  Apenas em 1876, no século XIX, foi finalmente organizada a Igreja Presbiteriana da Inglaterra;

§  A Igreja Presbiteriana da Escócia, adotou de imediato a Confissão de Fé de Westminster;

§  Esses padrões bíblicos foram levados para a Irlanda do Norte, Estados Unidos, Canadá. Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Brasil e outros países;

 

 ¡  Relevância

§  A confissão de Fé de Westminster é uma das mais equilibradas exposições da fé reformada;

§  Ela não está no mesmo nível da Escrituras, e nem pretendeu isso, trata-se de uma sistematização para facilitar o estudo e a compreensão das doutrinas bíblicas;

  

¡  Os Cinco Solas



¡  Sola Scriptura

§  Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita; A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.

§  Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação.

 

¡  Solus Christus

§  Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.

§  Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.

 

¡  Sola Gratia

§  Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.

§  Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

 

¡  Sola Fide

§  Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus.

§  Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima.




¡  Soli Deo Gloria

§  Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.

§  Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.

 



¡  Links Relacionados

§  http://escravosdecristo.blogspot.com.br/2011/06/uma-igreja-confessional-o-que-sao.html

§  http://presbiterianoscalvinistas.blogspot.com.br/2008/12/o-que-significa-ser-uma-igreja.html

§  http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_solas

§  http://www.monergismo.com/textos/cinco_solas/cinco_solas_reforma_erosao.htm

 

 

 

¡  Próxima Lição

 

OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO.

 

¡   Total Depravity (also known as Total Inability and Original Sin)

¡   Unconditional Election

¡   Limited Atonement (also known as Particular Atonement)

¡   Irresistible Grace

¡   Perseverance of the Saints (also known as Once Saved Always Saved)

 


 

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