Pular para o conteúdo principal

Firme Seus Valores O Patrimônio Interior do Cristão Neste Mundo em Cristo. - Lição 13

Firme Seus Valores
O Patrimônio Interior do Cristão Neste Mundo em Cristo.





O objetivo desta lição e levar o leitor a refletir profundamente, a meditar muito sobre os comos e porquês, numa época em que a atitude mais popular é "não se envolver. Esperamos que o leitor "Firme Seus Valores" e maneira desafiadora.

Martinho Lutero disse:
"Quem prega o evangelho em todos os seus aspectos, menos nas questões relacionadas com os problemas de seu tempo, não está pregando o evangelho."

Embora ele fosse um monge do século XVI sua mensagem é um apelo à relevância. E foi com muita coragem que ele se aplicou às causas que realmente Importavam. Ele viu a igreja "doente", paralisada pela tradição, corrupção e apatia. Ele removeu os entulhos secos de uma formalidade sem sentido, desafiou interpretações bíblicas inexatas, e pregou toda a verdade, correndo o risco de ser considerado herege. E à medida em que o Espírito Santo lhe dava novas revelações e forças para prosseguir destemidamente, ele deu pulso firme a um novo grupo de cristãos - os "protestantes" - levando-os a uma reforma da igreja, um movimento que estava destinado a dar ao mundo os elementos essenciais da fé. Admiramos o trabalho dele até os dias de hoje.


Mas, talvez tenhamos necessidade de uma "nova" reforma. Nessas duas últimas décadas do século XX, os cristãos precisam de uma palavra nova, vital, para nosso tempo. Não novas revelações. Nem novas doutrinas. E nem mesmo um novo sistema teológico, necessariamente. O que precisamos é uma mensagem, firmemente ancorada em bases bíblicas, que tenha um sabor de relevância - de realidade autêntica. É a mesma verdade antiga, na linguagem de hoje. Nos dias de Lutero, isso implicou numa coisa: a necessidade de esclarecimentos para dissipar a ignorância. 

Hoje implica em outra: uma nova forma de comunicação para dissipar a indiferença.



ATITUDES

“Ter um atitude positiva é focar o pensamento naquilo que é bom.”


LEITURAS BÍBLICAS

Filipenses 2; 3:1; 4:1-8
Atos 16:25-40

INTRODUÇÃO

Certa vez, o talentoso violinista do século passado, Nicolo Paganini, estava dando um concerto diante de um teatro lotado, tocando uma peça musical bastante difícil. Estava cercado por uma orquestra completa que o acompanhava. De repente, uma corda de seu instrumento se partiu, e ficou suspensa. Bagas de suor surgiram na testa do artista. Ele franziu a testa, mas continuou improvisando com as cordas restantes.

Para surpresa do maestro, rebentou-se uma segun-da corda, e pouco depois mais outra. Agora, as três cordas pendiam do violino de Paganini, mas o grande violinista encerrou a execução de sua peça na corda restante. Ao final, a platéia se pôs de pé e, com aquele entusiasmo tipicamente italiano, começou a gritar:

- Bravo! Bravo!

Quando os aplausos foram cessando, Paganini pe-diu ao público que se sentasse. Embora soubessem que não havia jeito de se ouvir o "bis", todos se sentaram.

O artista ergueu seu violino, para que todos o vissem bem. Fez um aceno de cabeça para o regente, indicando-lhe que poderia começar o "bis", depois virou-se para os espectadores e, com um brilho todo especial nos olhos e um sorriso, gritou:

- Uma corda só ... e Paganini!

Em seguida, colocou seu Stradivárius sob o queixo e tocou a última peça com uma corda só, enquanto a platéia (e o regente) abanava a cabeça admirada. "Uma corda só ... e Paganini!" Mas eu acrescentaria: e uma atitude de firmeza.

O VALOR DA ATITUDE: O QUE DIZ A BÍBLIA

Filipenses 2:1-2
Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros. Então peço que me dêem a grande satisfação de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente.

1. UMA ATITUDE DE HUMILDADE ALTRUÍSTA

Filipenses 2:3-4
Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.

Isso é uma decisão que tomamos (uma atitude), a decisão de não nos centralizarmos no ego... em mim... nas minhas coisas, mas em outras pessoas.  Esta é a atitude de servo:

Filipenses 2:5-8
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano,  ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte-morte de cruz.

2. UMA POSITIVA ATITUDE DE EDIFICAÇÃO

Filipenses 2:14
“Façam tudo sem queixas nem discussões (contendas)...”

Essa é uma questão muito séria hoje. Praticamente não se passa um dia sem que haja “murmuração e contenda”, isso porque nossa geração é extremamente pessimista. Essa é a conhecida “Lei de Murphy” (uma proposição satírica que afirma que, quando algo tem possibilidade de dar errado, inevitavelmente dará). Eis alguns exemplos:

·      A outra fila sempre anda mais depressa que a minha.
·      A probabilidade de o pão cair no chão com o lado em que passou a manteiga voltado para baixo é diretamente proporcional ao custo do seu carpete.
·      Dentro de cada problema sério há uma série de problemas menores, lutando entre si para vir à tona.
·      O que atingir um ventilador não será distribuído em partes iguais.
·      Não importa o tempo que você passou procurando um objeto para comprar, ou o quanto você o procurou e pechinchou, assim que o adquirir vai encontrá-lo mais barato noutro lugar.
·      Qualquer ferramenta que você estiver utilizando para consertar o carro, se deixar cair, ela irá rolar e parar bem embaixo dele, o mais longe possível do seu alcance.
·      O técnico que vem consertar seu aparelho (seja ele qual for), nunca viu um exatamente igual ao seu.
·      Depois que o caminhão de lixo acabou de passar, você se lembra de que não colocou o saco de lixo para fora.
·      Os amigos vêm e vão; mas os inimigos vão se amontoando.
·      A beleza é coisa superficial; mas a feiúra vai até o fundo dos ossos.

Por isso Paulo deixa claro que uma atitude positiva e edificante é essencial para se sobreviver em um mundo que se encontra saturado pelas “leis de Murphy”.

3. UMA ATITUDE DE GENUÍNA ALEGRIA

Filipenses 4:4-7
Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: Tenham alegria! Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.

ALTERNATIVAS AGRESSIVAS E PASSIVAS

1. CULPAR OS OUTROS

·      A culpa nunca confirma nada, ela agride.
·      A culpa nunca restaura nada, ela fere.
·      A culpa nunca resolve nada, ela complica.
·      A culpa nunca serve para unir, ela separa.
·      A culpa nunca sorri, ela franze a testa.
·      A culpa nunca perdoa, ela rejeita.
·      A culpa nunca se esquece, mas sempre se lembra.
·      A culpa nunca edifica, ela destrói.

2. AUTOPIEDADE
Por outro lado, quem tem uma atitude passiva reage às circunstâncias de forma oposta – sente pena de si mesmo. Veja este exemplo:

Atos 16:25-26
Mais ou menos à meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus, e os outros presos escutavam.          De repente, o chão tremeu tanto, que abalou os alicerces da cadeia. Naquele instante todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam os presos se arrebentaram.

A atitude de Paulo e Silas não foi de autopiedade, mas de ousadia. Certamente tamanho milagre não teria acontecido e não seria registrado para nos desafiar, caso aqueles homens tivessem tido uma atitude passiva.

O ALIMENTO CERTO PARA UMA ATITUDE CERTA

Filipenses 4:8
“Por último, meus irmãos e minhas irmãs, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.”

Fixe a mente nestas coisas específicas:

§   Bom e merece elogios;
§   Verdadeiro – coisas reais, válidas;
§   Digno – coisas respeitáveis;
§   Correto – justo;
§   Puro – pensamentos íntegros;
§   Agradável – coisas amáveis;
§   Decente – coisas que possuem uma boa fama, edificam e trazem consigo a graça de DEUS.

CONCLUSÃO

É hora de tomar uma atitude! Gostaria de instar com vocês que a partir deste momento passem a exercer controle sobre sua mente e emoções. Pare agora para refletir sobre suas atitudes. Ore, clame ao SENHOR para que seja diferente a partir de agora.

QUESTÕES PARA DEBATE

   Comecemos definindo atitude. O que é? Qual a diferença entre atitude e conduta ou competência? Já que ela e diferente das duas coisas, a atitude de uma pessoa afeta as outras duas? Explique sua resposta.
   Vimos que Deus, em sua Palavra, fala muita coisa sobre a atitude. Você poderia citar uma ou duas passagens que passaram a ter um novo sentido para você, após o estudo deste capítulo? Explique a importância prática desses textos, de maneira bem específica.
   Como Filipenses 4.8 é uma espécie de clímax espiritual do capítulo vamos nos concentrar nos seis pontos dos quais o verso diz que devem ocupar nosso pensamento. Examinando um de cada vez, va fazendo sua estimativa. Pare, pense, reflita e depois diga como cada um deles se encaixa em algum setor de sua vida que tem começado a perturbá-lo, ou talvez a desafia-lo.
   Vamos abordar agora alguns dos lados mais sombrios de nossa atitude. Seja bem sincero consigo mesmo, e reconheça as batalhas interiores que está travando. Em que áreas você enfrenta mais lutas? Por exemplo, você tem atitudes mais negativas ou positivas? Você é do tipo teimoso e fechado, ou e franco, aberto estando disposto a ouvir os outros? Como e sua atitude para com as pessoas que são muito diferentes de você? É preconceituoso? Examine Tiago 2.1-4.
   Analise alguns versículos do livro de Provérbios, como por exemplo, Provérbios 4.20-23; 12.25; 15.13,15, 30. Escolha um destes e veja como ele se aplica à sua vida pessoal.

   E agora, vamos orar. Para variar, desta vez não ore por si mesmo, mas pela pessoa que se encontra mais próxima a você. Apresente-a perante o Senhor, nominalmente, e peça uma bênção específica para essa pessoa. Agradeça a Deus pela mudança de atitude que você terá em relação aos outros e na dos outros para você. Observe durante a semana, e quando isso ocorrer, dê graças a Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mal do presente século.

Em poucos dias tivemos notícia de dois eventos tristes de pessoas conhecidas, mais dois casos do que parece ter se tornado uma epidemia global, o suicídio. Estatísticas comprovam números alarmantes e crescentes de pessoas que decidem em um ato desesperado tirar a própria vida. São mais de 800 mil mortes por ano ao redor do mundo. Uma revisão de casos conduzida pela OMS com dados de 15.629 suicídios ilustra a situação: 35,8% das vítimas tinham transtorno de humor; 22,4% eram dependentes químicas; 10,6% tinham esquizofrenia; 11,6%, transtorno de personalidade; 6,1%, transtorno de ansiedade; 1%, transtorno mental orgânico (disfunção cerebral permanente ou temporária que tem múltiplas causas não psiquiátricas, incluindo concussões, coágulos e lesões); 3,6%, transtorno de ajustamento (depressão/ansiedade deflagradas por mudanças ou traumas); 0,3%, outros distúrbios psicóticos, e 5,1%, outros diagnósticos psiquiátricos. Os 3,1% restantes não significam ausênci...

Conhecendo o Presbiterianismo I - Quem Somos e de Onde Viemos

¡   O que Somos §   A IPB é uma federação de igrejas que tem em comum: ▪       História; ▪       Forma de Governo; ▪       Teologia ▪       Padrão de Culto, Liturgia e Vida Comunitária ¡   De onde viemos §   A IPB pertence ao grupo das igrejas REFORMADAS . ▪       Fundada em 1859 a partir do trabalho missionário da PCUSA (Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos); ▪       A origem do Presbiterianismo remonta ao século XVI nas igrejas protestantes reformadas da Suiça, com Ulrich Zwinglio e Jean Calvin, e da Escócia com John Knox.   ¡   Porque Presbiteriana §   O nome vem a partir da forma de administração. ▪       A IPB é administrada por PRESBÍTEROS eleitos pelas comunidades locais; ▪       Sendo ...

Cristão: Esquerda x Direita. Uma falsa questão.

Não é de hoje brotam essas discussões em redes sociais, "um cristão pode ser de esquerda?" "e de direita?" Geralmente são discussões acaloradas nas quais é muito comum sobrarem clichês, interpretações enviesadas de textos bíblicos e infelizmente também sendo comum agressões verbais. Antes de mais nada deixemos claro que na nossa forma de ver não existe Cristão com adjetivo, ou se é Cristão ou não se é. O uso de adjetivos à palavra cristão talvez só faça sentido para designar origem e quiçá grupos por afinidade em pontos doutrinários.  Mas voltemos ao dilema cristão x esquerda ou direita.  Acho que muitas das discussões se perdem por não definirem inicialmente seus conceitos, o que termina por gerar batalhas quixotescas onde o que se combate são meramente espantalhos. Muita energia é disperdiçada debatendo o que não foi dito e o que não foi pensado. Então de uma forma bem simples e direta vamos inicialmente estabelecer o que estamos considerando aqui como cristão, co...