Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional
Romanos 12:1
Há cerca de 4 anos atrás tive a oportunidade de dirigir algumas lições na Escola Bíblica Dominical baseadas nesse tema. Vamos passar a reproduzi-las aqui em partes e estaremos a disposição para que dúvidas sejam tiradas pelo email aplacido@gmail.com.
•
Questões a considerar
–
O que é comunhão?
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Cooperação
•
Participação
•
Comunicação
•
Alegrar-se
com os que se alegram;
•
Chorar
com os que choram
•
–
O culto na igreja primitiva
•
Lembrava
os ensinanmentos;
•
Lembrava
os acontecimentos;
•
Enfatizava
a vida em comum.
• O
essencial a comunhão
– Doutrina correta
– Forma e condução da celebração
•
Não deve
haver tolerância com a prática de pecados;
•
Não deve
haver associação com nada diferente da exclusiva centralidade em Deus;
•
Não deve
haver desordem nem divisões e partidarismos;
– O amor e o cuidado comunitário devem estar
presentes;
– A compaixão deve estar presente coletivamente
nas orações.
• Como
expressar a comunhão
– Através de um espírito de cooperação nas
tarefas comuns e na evangelização;
– Através de um culto centrado na trindade
firmado na revelação divina em Sua Palavra;
– Através do envolvimento nas obras cristãs
•
Assistência
social;
•
Contribuição;
•
Generosidade.
• A
comunhão na nossa vida como culto
– Deus
advertiu os israelitas quais eram os lugares escolhidos pelo Senhor para culto
(Lv 17:7-9; Dt 12:4-9; 26:1-2).
– Há
reuniões chamadas de culto em que o sangue da nova aliança é profanado e o
espírito da graça é ultrajado (Hb 10:29).
– A
comunhão e o culto, segundo o Novo Testamento, tal como se fazia na igreja primitiva,
tornava coração e alma num só, num autêntico movimento de socialização (At
4:32).
– Todos
compreendiam que Deus havia purificado e santificado as coisas comuns da vida
com a inclusão dos gentios no propósito redentor de Deus, eliminando o racismo
judaico e a discriminação aos outros povos (At 10:13-16; 13:28; 11 :89).
Dr. Robert Martin
Achard
(Professor de
filosofia no King’s College em Londres)
(An Approach to The
Old Testament - 1965)
“... o termo hebraico
para culto designa trabalho, serviço e não há nenhuma divisão estanque no
pensamento bíblico entre fainas diárias e adoração a Deus, uma vez que as
Escrituras unem o trabalho manual e o serviço do Criador.”
“O culto pode
ter momentos de muita comunhão entre os irmãos, tanto antes quanto durante e
depois da liturgia. Em muitas igrejas, o culto é o único momento da semana em
que os irmãos se encontram.”
Nota do autor do blog: Em nenhum momento defendemos mesmo
porque não entendemos aqueles momentos no meio do culto em que as pessoas se
levantam para trocar beijinhos e abraços como ato de comunhão. Esse tipo de ação
sempre gera é uma quebra de solenidade do culto e na prática em nada acrescenta
a comunhão verdadeira se assemelhando de fato o que disse muito bem Sérgio
Pimenta, nada mais parece do que relacionamentos de alô, coreografia de
aflitos.
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